O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RE-CREAÇÃO EM JOGOS COOPERATIVOS
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Cap.4-Complexity and Creativity in Organizations
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
GESTÃO DE SERVIÇO – ADM 1530 Administrando Reclamações e Recuperando Serviços.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A APRENDIZAGEM EFETIVA
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
(experiências e reflexões de uma educadora)
AS EMOÇÕES.
BRINCADEIRAS.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
O TRABALHO COM PROJETOS
Conhecimento, Habilidade e Atitude com o
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
PERSONALIDADE.
Gestão do Clima Escolar
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Ciberinfante criativo
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Administração Geral - Aula 04
O que é Aprendizagem?.
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
TÉCNICAS DE ENSINO.
DINÂMICA DE GRUPO?.
Reduzindo danos através do lúdico. Terapeuta:Maurício Pereira da Silva
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS
Exercício O Copo de Papel.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
1 Avaliação do Treinamento Por Carlos Reis. 2 COMO AVALIAR? Pesquisas realizadas logo após o treinamento serve mais para medir a popularidade do instrutor.
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Cristiane Jonas Francisconi
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
OFICINA DE VIVÊNCIA GRUPAL
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
Teorias Educacionais.
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EQUIPE AZENILDA DANNYELA LILIANE ROSANGELA

CONCEITO “JOGO É UMA AÇÃO OU ATIVIDADE VOLUNTÁRIA, REALIZADA DENTRO DE CERTOS LIMITES DE TEMPO E DE LUGAR, SEGUNDO UMA REGRA LIVREMENTE CONSENTIDA, MAS IMPERATIVA, PROVIDA DE UM FIM EM SI, ACOMPANHADA DE UM SENTIMENTO DE TENSÃO, DE ALEGRIA E DE UMA CONSCIÊNCIA DE SER DIFERENTE DO QUE SE É NA VIDA NORMAL”. Johan Huizinga

BENEFÍCIOS DO JOGO PROPICIA UMA AÇÃO DO INDIVÍDUO SOBRE A REALIDADE MOTIVA E POSSIBILITA A CRIAÇÃO DE NOVAS AÇÕES DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO CONTRIBUI NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

É NO JOGO, E PELO JOGO, QUE A CIVILIZAÇÃO SURGE E SE DESENVOLVE. BENEFÍCIOS DO JOGO É NO JOGO, E PELO JOGO, QUE A CIVILIZAÇÃO SURGE E SE DESENVOLVE. Johan Huinziga

COMPONENTES BÁSICOS DE UM JOGO PAPÉIS CENÁRIO REGRAS DO JOGO SISTEMA DE TABULAÇÃO

PAPÉIS ESTRUTURADO - O PARTICIPANTE REPRESENTA UM PAPEL BEM CARACTERIZADO, ÀS VEZES BEM DIFERENTE DE COMO ELE PRÓPRIO SERIA. DESESTRUTURADO - O PARTICIPANTE AGE MAIS OU MENOS COMO ELE PRÓPRIO AGIRIA SE ESTIVESSE NO PAPEL .

CENÁRIO É O CLIMA GERAL, O AMBIENTE, ONDE DEVERÁ TRANSCORRER O JOGO.

REGRAS DO JOGO DEVEM SER CLARAS E OBJETIVAS. DEVEM DEFINIR CLARAMENTE OS LIMITES DO JOGO; O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SER FEITO.

SISTEMA DE TABULAÇÃO REGISTRA O ANDAMENTO DOS ACONTECIMENTOS REPRESENTA O TERMÔMETRO DO JOGO

APRENDIZAGEM NO JOGO “OUÇO E ESQUEÇO; VEJO E RECORDO; FAÇO E COMPREENDO”. Confúcio

APRENDIZAGEM VIVENCIAL OCORRE QUANDO UMA PESSOA SE ENVOLVE NUMA ATIVIDADE, ANALISA A ATIVIDADE CRITICAMENTE, EXTRAI ALGUM INSIGHT ÚTIL DESSA ANÁLISE E APLICA SEUS RESULTADOS

FASES DO CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL VIVÊNCIA – ATIVIDADE - FAZER RELATO – COMPARTILHAR REAÇÕES E OBSERVAÇÕES PROCESSAMENTO – DISCUTIR OS PADRÕES E DINÂMICAS GENERALIZAÇÃO – INTERFERÊNCIA DE PRINCÍPIOS SOBRE O MUNDO REAL APLICAÇÃO – PLANEJAMENTO DE COMPORTAMENTO MAIS EFICAZ

VIVÊNCIA PRIMEIRA FASE DO CICLO LIGADA A JOGOS OU A DIVERTIMENTOS FABRICAÇÃO DE PRODUTOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS CRIAÇÃO DE OBJETOS DE ARTE ESTUDO DE CASOS

RELATO SEGUNDA FASE DO CICLO MOMENTO DO GRUPO COMPARTILHAR O QUE ACONTECEU TANTO A NÍVEL COGNITIVO QUANTO AFETIVO REGISTRO DE DADOS RELATIVOS À PRODUÇÃO DO GRUPO SATISFAÇÃO. CONFIANÇA, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO, DECISÕES, SENTIMENTOS

TERCEIRA FASE – DINÂMICA DE GRUPO PROCESSAMENTO TERCEIRA FASE – DINÂMICA DE GRUPO PARTICIPANTES RECONSTROEM OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO, AS INTERAÇÕES DA ATIVIDADE, A PARTIR DOS RELATOS INDIVIDUAIS

GENERALIZAÇÃO QUARTA FASE OS PARTICIPANTES DEVERÃO INFERIR PRINCÍPIOS QUE PODERÃO SER APLICADOS EM SUA REALIDADE. É IMPORTANTE QUE AS GENERALIZAÇÕES SEJAM DEBATIDAS E APRESENTADAS AO GRUPÃO

APLICAÇÃO MOMENTO EM QUE OS PARTICIPANTES TRANSFEREM AS GENERALIZAÇÕES PARA A SITUAÇÃO REAL NA QUAL ESTÃO ENVOLVIDOS E PLANEJAM COMPORTAMENTOS MAIS EFICAZES

PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM DE ADULTOS EXPERIÊNCIA ATIVADA PELO APRENDIZ E ACONTECENDO DENTRO DELE O RECURSO MAIS RICO É O PROPRIO APRENDIZ PROCESSO TANTO EMOCIONAL QUANTO INTELECTUAL PROCESSO DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO MUITO ORIGINAL E INDIVIDUAL VEM DA EXPERIÊNCIA DE TER VIVENCIADO

CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM AMBIENTE DE PESSOAS ATIVAS CLIMA DE RESPEITO E ACEITAÇÃO E CONFIANÇA CLIMA DE AUTO-DESC0BERTA CLIMA DE ABERTURA CLIMA EM QUE AS DIFERENÇAS SÃO VISTAS COMO BOAS E DESEJÁVEIS AVALIAÇÃO COOPERATIVA E AUTO-AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO “O BRINCAR É O FAZER EM SI, UM FAZER QUE REQUER TEMPO E ESPAÇO PRÓPRIOS; UM FAZER QUE SE CONSTITUI DE EXPERIÊNCIAS CULTURAIS QUE É UNIVERSAL E PRÓPRIO DA SAÚDE, PORQUE FACILITA O CRESCIMENTO, CONDUZ AOS RELACIONAMENTOS GRUPAIS, PODENDO SER UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO CONSIGO MESMO (A CRIANÇA) E COM OS OUTROS” WINNICOTT

CONCLUSÃO “ACREDITO QUE CADA PESSOA SÓ APRENDE O QUE VIVENCIA: SINTO QUE É EXTREMAMENTE COMPENSADOR APRENDER EM GRUPO, NAS RELAÇÕES COM OUTRAS PESSOAS ...” CARL ROGERS