GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental 1 1 1 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

O PROCESSO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
FUNDAMENTOS DE MARKETING
TGA II Etapas do Planejamento Análise Ambiental
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Análise do Meio Ambiente
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios Bibliografia:
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Ambiente.
Planejamento de Campanha – A4
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Marketing Internacional
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
MARKETING INTERNACIONAL
Ferramentas de PE Por Carlos Reis.
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AMBIENTES DE MARKETING
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise Ambiental Mercadológica Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães
O AMBIENTE DE MARKETING
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Capítulo 2 Análise Ambiental Marketing Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Segmentação de Mercado
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental 1 1 1 1

Análise Ambiental Oportunidade Declínio Indústria de Máquinas de Escrever Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Indústria de Computadores Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa) Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. 2 2 2 2

Ambiente Político e Legal Ambiente Econômico Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos. 3 3 3 3

Padrão Básico de um Ciclo de Negócios Níveis altos de produção e emprego. Maior demanda de bens/serviços. Inflação: elevação no nível geral de preços. Produção diminui. Desemprego aumenta. Diminuição nos gastos. Entre recessão e prosperidade. Produção e emprego aumentam. Gastos aumentam, mas com cuidado. Nível de atividade comercial Prosperidade Prosperidade Recuperação Recessão Recessão Tempo Padrão do nível de atividade comercial que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação. 4 4 4 4

RENDA DO CONSUMIDOR Renda Bruta Quantia total de moeda ganha em um ano por um indivíduo ou família. Renda Disponível Dinheiro que sobra para um indivíduo/família depois do pagamento de impostos. Renda Discricionária Dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento de impostos e despesas essenciais.

O Ambiente Político e Legal Ambiente Político e Legal Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural As leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de Marketing. 5 5 5 5

O Ambiente Social P P P P Ambiente Social DEMOGRAFIA Estudos das características de uma população humana. Sexo Idade Raça/Etnia Renda Ocupação Tamanho da família Ciclo de vida da família Região Densidade da população Clima Estilo de vida Personalidade Atitudes Ambiente Econômico ÉTICA Princípios/valores morais que governam a forma como a organização conduz suas atividades. Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Social Ambiente Tecnológico Ambiente Natural RESPONSABILIDADE SOCIAL Preocupação com as consequências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição na medida em que eles podem afetar os interesses de outros. MKT RELACIONADO A CAUSAS MKT projetado p/promover uma causa ou um problema específico. As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. 6 6 6 6

Ambiente Natural P P P P Ambiente Natural Ambiente Econômico MKT VERDE Atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade. Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural Os recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados. 8 8 8 8

O Ambiente Tecnológico INTERNET Rede global de computadores ligada a órgãos do governo, universidades, empresas e provedores de acesso. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social WORLD WIDE WEB Sistema que permite que os usuários recebam textos, imagens gráficas, vídeo e som clicando em determinadas palavras ou imagens. Ambiente Natural O conhecimento científico, pesquisa, invenções e inovações que resultam em bens e serviços novos ou aperfeiçoados. 9 9 9 9

Ambiente Competitivo P P P P VANTAGEM COMPETITIVA A capacidade de ter um desempenho melhor que o dos concorrentes na oferta de algo que o mercado valorize. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Competitivo P P MA P P Ambiente Tecnológico Ambiente Social Ambiente Natural Composto por todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para um determinado mercado. 10 10 10 10

TIPOS DE CONCORRÊNCIA Concorrência Pura Quando há muitos vendedores de produtos idênticos e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado. Concorrência Monopolista Quando há muitos vendedores de produtos similares mas com alguma diferenciação, e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado.

TIPOS DE CONCORRÊNCIA Oligopólio Um tipo de concorrência que ocorre quando poucos vendedores de produtos muito semelhantes controlam a maior parte do mercado. Monopólio Uma situação em que uma única organização vende um produto numa área de mercado.

ANÁLISE SWOT (FOFA) Ambiente Interno Forças (Pontos Fortes) Deficiências (Pontos Fracos) Recursos Financeiros Marcas bem conhecidas Habilidades tecnológicas Falta de direção estratégica Altos custos Instalações obsoletas Ambiente Externo Oportunidades Ameaças Novos mercados potenciais Novos produtos potenciais Queda de barreiras comerciais internacionais Nova concorrência Crescimento lento do mercado Novas regulamentações

Análise SWOT Na Renault Fatores Ambientais Internos Saturação de mercados desenvolvidos Crescimento das pressões ambientais e fiscais na Europa Potencial de crescimento em mercados em desenvolvimento (Ásia e América Latina) Crescimento na demanda por veículos de passeio + Maiores forças Linha de produtos ++ +++ 6 Capacidade de inovação 4 Imagem na Fórmula 1 3 Maiores fraquezas – Vendas concentradas na Europa – – – – – 7 Pequeno porte se comparada a competidores Mau desempenho no segmento de carros de luxo 2 5 1 Fonte: Adaptado de Johnson e Scholes, 2002.

Tipos de Forças Competitivas (Modelo de Porter) Ameaça de Novos Ingressantes Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Poder de barganha dos compradores Ameaça de Produtos Substitutos 5 11 11 11 11

Modelo de Porter: Telecomunicações Móveis

LOCALIZAÇÃO DOS AMBIENTES AMBIENTE GERAL INCERTEZA AMBIENTAL Incerteza significa que os gerentes não têm informação suficiente sobre os fatores ambientais para compreender e antecipar as necessidades e mudanças do ambiente AMBIENTE INTERNO Inclui os elementos dentro das Fronteiras da organização. TECNOLÓGICO AMBIENTE TAREFA CLIENTES EMPREGADOS CULTURA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS INTERNACIONAL ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE SOCIOCULTURAL AMBIENTE INTERNO MERCADO DE TRABALHO CONCORRENTES FORNECEDORES AMBIENTE TAREFA É o mais próximo da organização e inclui os setores que transacionam no dia-a-dia com a organização e influenciam diretamente suas operações básicas e seu desempenho. POLÍTICO-LEGAL ECONÔMICO AMBIENTE GERAL São as camadas externas dispersas que afetam a organização indiretamente.