A Natureza do Marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Conceitos Básicos em Marketing
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Integrada de Marketing
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Marketing: Introdução
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Análise do Meio Ambiente
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Definições de Marketing
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Teoria de Sistemas Origens
Criando Valor para os Clientes
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Fundamentos de Marketing
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Administração de Marketing I
Introdução Ao Marketing
Marketing e Comunicação
Definição de marketing para o século XXI
Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação Administração Mercadológica Marketing e a Geração de Valor Criando Valor para os Clientes.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Marketing Criando Valor para os Clientes
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
Marketing – Unidade 3.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
Planejamento Organizacional Integrado
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Planejamento Estratégico de MKT
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
MARKETING I.
Estratégia de Marketing
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Criando Valor para os Clientes
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
Prof. Ms. Rogério Morgado Marketing Turístico 2 Material de Referência 1°. Sem I Jan/08.
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Professor André Villaschi Marketing Criando Valor para os Clientes Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Transcrição da apresentação:

A Natureza do Marketing É o processo de planejar e executar a concepção, o apreçamento, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

A Natureza do Marketing O CONCEITO DE MARKETING “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. (KOTLER, 200,P.30) Marketing é atender à necessidades de maneira lucrativa.

A Natureza do Marketing “O marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma ação isolada... É o negócio todo visto do ponto de vista do resultado final, isto é, do cliente.” Peter Drucker “Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.” Phillip Kotler  

A Natureza do Marketing OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES - PRODUTO: “Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo.” O ponto mais importante do produto é o serviço que ele presta, ou seja, qualquer coisa capaz de prestar um serviço, isto é, satisfazer uma necessidade, pode ser chamado de produto, isto inclui pessoas, lugares, organizações e idéias.

A Natureza do Marketing OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES NECESSIDADE: Estado de privação de alguma satisfação básica que normalmente são inerentes à condição humana. Ex. alimentação, roupa, abrigo, segurança. DESEJOS: São carências por satisfações específicas, para atender as necessidades. Ex. necessidade: comer / desejo: comer hamburger com batata frita.

A Natureza do Marketing OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES VALOR: É a estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades. É a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso. TROCA: É o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.

A Importância do Marketing Para as pessoas: o indivíduo responde ao marketing toda vez que compra um produto. As pessoas buscam ter satisfeitas as suas necessidades e estão dispostas a pagar por isso. Para as empresas: produzir receita, gerar lucros, expande as vendas, cria necessidades, fortalece a marca.

A Importância do Marketing Para a sociedade: como força de criação de mercados, produção e distribuição em massa. Para as empresas: produzir receita, gerar lucros, expande as vendas, cria necessidades, fortalece a marca. Para o turismo: o turismo, como atividade econômica, é um dos setores que mais tem capacidade de gerar emprego e renda a curto e médio prazos e atrair capital e clientes estrangeiros.

A Natureza do Marketing Vendas são a ponta do iceberg do marketing “Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.” Peter Drucker

AGENTES E FORÇAS DE UM MODERNO SISTEMA DE MARKETING Fornecedores Empresa (profissionais de marketing) Mercado do Consumidor Final Intermediários de Marketing Concorrentes Ambiente de Marketing

A Natureza do Marketing A que se aplica o marketing? Bens Serviços Eventos & experiências Pessoas Lugares & propriedades Organizações Informações Idéias

Principais Tarefas do Marketing Tipo Descrição Exemplo Bens Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a promover eventos Marketing destinado a levar as pessoas a ter experiências Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Estratégias para vender os computadores Infoway Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratégias para realizar show artísticos, espetáculos. Ex. evento global como a Copa do Mundo Estratégias para levar pessoas a experimentar situações diferentes. Saltar de paraquedas, mergulhos marítmos. Estratégias para obter votos para Dilma Serviços Eventos Experiências Pessoas 2 3 3 3

Principais Tipos de Marketing Tipo Descrição Exemplo Lugar Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado comercializar direito de posse Marketing destinado a desenvolver e construir a imagem de organizações Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a produzir e comercializar informações Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para negociar imóveis, ações e títulos Estratégias para divulgar uma organização, como por exemplo a PUC Goiás Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas Estratégias para comercializar, revistas, escolas, universidades, sistemas de informação Propriedades Organizações Idéia Informações 2 3 3 3

PosicionamentoPretendido Os Quatro P’s do Mix de Marketing Praça Produto Variedade de produtos Qualidade Design Características Nome da marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Canais Cobertura Sortimentos Localização Estoque Transporte Consumidores- Alvo PosicionamentoPretendido Promoção Preço Lista de preços Descontos Subsídios Período para pagamento Termos de crédito Propaganda Venda Pessoal Promoção de vendas Relações Públicas

A Natureza do Marketing Mix de marketing e os clientes 4Cs Clientes (solução para) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação 4Ps Produto Preço Praça Promoção

A Natureza do Marketing O mercado não é mais o que era antes… Mudança tecnológica Globalização Desregulamentação Privatização Aumento do poder do cliente Customização Convergência setorial Desintermediação

A Natureza do Marketing Dimensões do marketing holístico

O AMBIENTE DE MARKETING A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. O ambiente de marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo. Inclui: Microambiente: consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes. Macroambiente: consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente.

Empresa Público Concorrentes Intermediários Clientes O MICROAMBIENTE Empresa Público Fornecedores Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Microenvironmental Forces Suppliers. Suppliers are the firms and persons that provide the resources needed by the company and competitors to produce goods and services. Company. Marketing plans must accommodate the needs of other functional areas of the firm to coordinate product/service delivery effectively (See following CTR and notes. Competitors. Competitors are usually considered those companies also serving a target market with similar products and services, although broader definitions may apply. Publics. Publics consist of any group that perceives itself having an interest in the actions of the firm. Publics can have positive as well as negative influences on the company's objectives. Intermediaries. Intermediaries include various middlemen and distribution firms as well as marketing service agencies and financial institutions. Customers. Customers consist of consumer, industrial, reseller, government, and international markets. Concorrentes Intermediários Clientes

Forças sociais maiores The Macroenvironment This CTR corresponds to Figure 3-4 on p. 75 and relates to the material on pp. 74-92. Teaching Tip: This CTR overviews the major forces in the company’s macroenvironment. You might use it as an introduction before exploring each area in detail. Each of the six major forces is covered in greater detail on subsequent CTRs. O MACROAMBIENTE Demográfico Cultural Econômico Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente Macroenvironmental Forces Demographic. The demographic environment monitors population characteristics on such items as size, density, age, location. Economic. The economic environment includes income and spending pattern concerns. Natural. The natural environment addresses pollution concerns, energy costs, raw materials availability, and growing government roles in resource management. Technological. The technological environment includes such issues as the fast pace of change, emerging product forms, and high R&D. Political. The political environment addresses the role of government and policy in the regulation of business. Cultural. The cultural environment recognizes the influence of values and beliefs of a society on purchase decisions and consumption patterns. Político Natural Tecnológico

O MACROAMBIENTE MODISMO: é imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. TENDÊNCIAS: são mais previsíveis e duradouras. Uma Tendência revela como será o futuro. MEGATENDÊNCIAS: são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente, e nos influenciam por algum tempo.

CARACTERÍSTICA DO SISTEMA ABERTO Empresas como sistemas abertos Os sistemas abertos estão em constante interação com o ambiente. Influencia o ambiente e é por ele influenciado. Depende do ambiente Possui capacidade de mudança, crescimento e adaptação

ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS COMPORTAMENTO PROBALÍSTICO: O seu comportamento nunca é totalmente previsível. SÃO PARTES DE UMA SOCIEDADE MAIOR CONSTITUÍDA DE PARTES MENORES: Sistemas dentro de sistemas. INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES: dependem um do outro HOMEOSTASE OU ESTADO FIRME: O estado firme é conseguido com a unidirecionalidade (orientação para o mesmo fim) e o progresso. FRONTEIRAS OU LIMITES: É a linha que separa o que está dentro e que está fora do sistema. MORFOGÊNESE: Capacidade de modificar a si próprio. RESILIÊNCIA: Capacidade que o sistema possui de resistir a distúrbios provocados por fenômenos externos.

Características básicas da análise sistêmica: • Ponto de vista sistêmico: entrada, processo, saída, retroação e ambiente. • Abordagem dinâmica: interação dentro da estrutura de uma organização • Multidimensional e multinivelada: micro e macro. • Multimotivacional: motivada por muitos desejos. • Probabilística: “em geral”, “pode ser” • Multidisciplinar: conceitos e técnicas de muitos campos de estudo. • Descritiva: descreve as características da organização. • Multivariável: os eventos acontecem por numerosos fatores. • Adaptativa: adaptar-se aos requisitos do ambiente. • Caráter integrativo e abstrato da Teoria de Sistemas. • O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos.

ESTRATÉGIA...

Para se saber o que é estratégia é necessário saber o que é planejamento. Planejamento: PROCESSO DESENVOLVIDO PARA ALCANÇAR UMA SITUAÇÃO DESEJADA DE UM MODO MAIS EFICIENTE E EFETIVO NA BUSCA DA EFICÁCIA. “Djalma de Pinho Rebouças Oliveira”

DELINEANDO O PLANEJAMENTO Dimensão 1: ASSUNTO ABORDADO. Produção Novos produtos Finanças Marketing RH

Dimensão 2: ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO: Propósitos. Objetivos. Estratégias. Políticas Programas Orçamento Normas e procedimentos. .

O QUE É PROPÓSITO? É o compromisso que a organização se impõe no sentido de cumprir sua missão.

E OBJETIVO? É a situação que se pretende atingir.

O que são Políticas? DECISÃO? São parâmetros ou orientações para a tomada de decisão. Ex: Definição dos níveis de delegação Faixas de valores e ou/ quantidades limites e de abrangência das ações para a consecução dos objetivos. DECISÃO?

E o Programa? Conjunto de projetos homogêneos quanto ao seu objetivo maior.

ESTRATÉGIA Ação relacionada com objetivos e desafios e com modos de perseguí-los e que afetam a organização como um todo.

Dimensão 3: Tempo do Planejamento Curto prazo Médio prazo Longo prazo

Dimensão 4: Unidades organizacionais Corporativo Subsidiárias Grupos funcionais Divisões Departamentos Produtos .

Dimensão 5: Características do planejamento - Complexo / Simples Qualitativo / Quantitativo Estratégico / Tático Confidencial / Público Econômico / Caro

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Planejamento: PROCESSO DESENVOLVIDO PARA ALCANÇAR UMA SITUAÇÃO DESEJADA DE UM MODO MAIS EFICIENTE E EFETIVO NA BUSCA DA EFICÁCIA. “Djalma de Pinho Rebouças Oliveira” Estratégia: Ação relacionada com objetivos e desafios e com modos de perseguí-los e que afetam a organização como um todo.

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MISSÃO: EXEMPLO CONCEITUAL Nossa razão de ser Nossa missão é proporcionar entretenimento, diversão e informação aos proprietários de microcomputadores pessoais de uso doméstico, oferecendo produtos e serviços abrangidos pelo conceito de multimídia, por meio de um sistema de distribuição caracterizado pela automação e pela interatividade

Planejamento Estratégico Deve especificar o âmbito do negócio:  Necessidades dos clientes a atender  Grupos de clientes a atender  Conhecimentos e tecnologias a utilizar Orientada a satisfazer às necessidades dos clientes