Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
MOTIVAÇÃO: Do conceito as aplicações
Motivando empregados e projetando cargos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Comportamento Organizacional
Conceitos básicos sobre organizações
Comportamento Organizacional
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Comprometimento.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Subsistema de Aplicação
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Comportamento Organizacional
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Socialização Organizacional
ENDOMARKETING.
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
Aula 5 Aplicação das pessoas.
Administração de Recursos Humanos II
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
FEEDBACK.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão do Conhecimento
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Gestão Com Pessoas.
Gestão de Pessoas.
Comportamento Organizacional
Cultura Organizacional
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento Interpessoal
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Gestão Estratégica de Negócios
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Capítulo 2 2012/1 ELI CLEUSA DO NASCIMENTO PERCÍLIO

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Antes de compreender o comportamento humano nas organizações, precisamos entender o relacionamento entre as pessoas e as organizações:

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Contrato psicológico É um conjunto de expectativas gerais do indivíduo, sobre a sua contribuição,com a organização, em relação ao retorno que terão.

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual As contribuições do indivíduo para uma organização podem ser: conhecimento, capacidade,lealdade, tempo e lealdade, e comprometimento. As organizações oferecem incentivos aos seus colaboradores na forma de retribuições tangíveis e intangíveis.

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual A adequação ao cargo-pessoa, existe quando as contribuições que o colaborador retorna à empresa e corresponde aos incentivos oferecidos.

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Contribuições do indivíduo Incentivos da Organização Esforço Habilidades Lealdade Conhecimentos Tempo Competências Comprometimento Pagamento Segurança no trabalho Benefícios Oportunidades de carreira Posição Social Oportunidades de promoção

Personalidade e Comportamento Pessoal Personalidade é o conjunto de características psicológicas, relativamente estáveis, que distingue uma pessoa de outra. Cada indivíduo possui características distintas, uns dos outros: Valores; Crenças, Cultura, Comprometimento, Afetividade, Autenticidade.

Personalidade e Comportamento Pessoal As diferenças individuais, são características que variam de pessoa para pessoa, identificando cada pessoa e tornndo-a distinta das demais.

Personalidade e Comportamento Pessoal Sempre que uma organização avalia ou julga o comportamento de seus funcionários deve levar em consideração as diferenças individuais e as contribuições dos funcionários, adequando da melhor forma possível, pessoas e cargos.

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual As pessoas e as organizações definem e redefinem suas relações continuamente, pois estas evoluem e mudam ao longo do tempo.

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Descreva com suas palavras o que é contrato psicológico e qual a importância. Que contratos psicológicos você tem atualmente? Às vezes um indivíduo é descrito como “sem personalidade”. Qual é o erro nessa afirmação? O que ela realmente significa?

AUTORES: Karina Ribeiro Fernandes; José Carlos Zanelli 2012/1 O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações AUTORES: Karina Ribeiro Fernandes; José Carlos Zanelli 2012/1

Identidade dos Indivíduos nas Organizações As identidades dos indivíduos nas organizações são construídas a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade.

Identidade dos Indivíduos nas Organizações Este artigo pretende identificar, analisar e comentar o processo de construção das identidades dos indivíduos nas organizações. Pretende-se ainda verificar como ocorre o processo de reconstrução dessas identidades em ambientes de mudanças constantes.

Identidade dos Indivíduos nas Organizações Assistimos hoje a transformações importantes no ambiente de trabalho. Cada vez mais os funcionários são convidados a vestir a camisa da empresa. Para isso devem estar conscientes e engajados com os valores organizacionais, bem como ter claramente definidos os objetivos que a organização pretende atingir e os meios para alcançá-los

Identidade dos Indivíduos nas Organizações É muito comum se afirmar que a principal responsabilidade dos gerentes é a de motivar seu pessoal; para isso é feito um trabalho de conscientização, que se inicia no momento de inserção do empregado no ambiente organizacional.

Identidade dos Indivíduos nas Organizações Ao apresentar aos funcionários os ritos, crenças, valores, rituais, normas, rotinas e tabus da organização, o que se pretende é buscar a sua identificação com os padrões a serem seguidos na empresa. Dessa forma, se fornece um senso de direção para todas as pessoas que compartilham desse meio.

Identidade dos Indivíduos nas Organizações Mas a padronização de atitudes pode ser prejudicial às pessoas e à própria organização, que perde em criatividade e falta de questionamentos, além de aumentar a resistência às mudanças, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis agindo da forma a que estão habituadas e que aprenderam ser a maneira correta de agir.

Na próxima aula teremos a continuação deste artigo, discutindo: COMO SÃO FORMADAS AS IDENTIDADES DOS INDIVÍDUOS NAS ORGANIZAÇÕES