- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
A Rejeição nas Organizações
Sistema de Informação Gerencial
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Responsabilidade Profissional
Consultoria Empresarial
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Administração Estratégica
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Teoria Neoclássica da Administração
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
O Comprador de Serviços
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Estratégias do agronegócio
COMPORTAMENTO ÉTICO.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Auditoria da Qualidade
Princípios do SCO.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Histórico Definição de Jogos Classificação de Jogos Processo de aprendizagem dos jogos Fases de realização.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Princípios Gerais de Administração
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Funções de administração
Emile Durkheim e o fato social
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Estratégia Organizacional
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Teoria Geral da Administração
Repensando a Logística
Capítulo 1 A administração hoje.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Estrutura Organizacional
Ética e Contabilidade.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Juliana Caminha Noronha
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
DIRETRIZES DO PROJETO DE PLR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A Liderança transformacional
Disciplina: Direção Estratégica
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as normas A responsabilidade das pessoas Jogos de Empresas I Diferentes enfoques sobre um tema

- 2 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques Enfoque É a análise de uma situação de acordo com um ponto de vista ou critério. O ponto de vista reflete o interesse pessoal, ou coletivo, ou os valores morais, ou o envolvimento da pessoa, etc. Por ex: –Criticar a decisão do chefe de acordo com o seu impacto na sua vida pessoal; –O chefe de vendas quer estoques elevados para não ter problema de entrega de produto; –O chefe de produção quer estoques baixos para diminuir o custo de armazenagem; –A solução dada por um consultor externo e que está isento de ligações pessoais com as pessoas da organização. Pessoais: interesses pessoais, valores morais, personalidade. Organizacionais: em função da missão, estratégia, departamento, acionistas,etc. Externos: ponto de vista dos clientes, concorrentes, fornecedores, etc. Tipos de Enfoque DECISÕES: São influenciadas pelos tipos de enfoques empregados

- 3 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Missão: Especifica qual é a natureza do negócio de uma empresa. Segundo Philip Kotler:”o objetivo e a missão da empresa devem ser definidos em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo”. Por ambiente externo, Kotler quer dizer os clientes, acionistas e público em geral. Ex.: oferecer um meio econômico de transporte particular; satisfazer as necessidades de sistemas de informação das empresas do setor financeiro. A influência da missão e estratégia na forma de trabalho Estratégia: É o caminho que a empresa utilizará para cumprir sua missão e atingir os objetivos. São decisões que impactam todas as áreas da empresa e servem de diretrizes para os planos de ação. Ex.: fabricar carros populares de preço inferior a X para a classe média com rendimento máximo de Y. Políticas e normas: São instruções ou procedimentos que devem ser seguidos pelas pessoas da empresa para a implementação dos planos de ação. As normas são decisões pré-definidas sobre certas situações de modo que as pessoas não precisem perguntar o que devem fazer naquelas situações específicas. Ex.: política de descontos de acordo com o volume vendido.

- 4 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão As pessoas perante as normas O comportamento das pessoas perante as normas depende de vários fatores, por ex., a personalidade, seus valores morais, o nível profissional das pessoas, etc. Basicamente existem dois tipos de comportamento: –Obediência rigorosa: Manda quem pode e obedece quem tem juízo As pessoas seguem literalmente as normas, pois assim não podem ser consideradas culpadas pelas consequências e não receberam punições. Algumas vezes as normas não foram devidamente elaboradas e podem gerar consequências prejudiciais à implementação da estratégia da empresa. –Interpretação da norma: O bom profissional sabe dizer “não” quando tem de fazê-lo É o comportamento de pessoas seguras de si que dependendo da sua interpretação da situação irão adaptar a norma à situação específica, ou mesmo desrespeitar a norma. Isto pode ser feito no intuito da pessoa se sentir bem com sua própria consciência e realizar o que ela acha que é correto de acordo com sua profissão e conhecimento. Obviamente, os riscos para as pessoas neste tipo de comportamento é elevado. As normas são instrumentos, não são os objetivos a ser cumpridos. As normas não são estáticas e devem ser atualizadas quando necessário.

- 5 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão A responsabilidade das pessoas Independentemente da norma estar absolutamente certa ou não, enquanto ela existir ela deveria ser seguida. O ideal a fazer é se antecipar às situações, mostrar às pessoas quando uma norma necessita ser mudada e obter a aprovação da empresa para a oficialização da mudança. Assim, as normas serão úteis e atualizadas e a empresa manterá sua disciplina. Se em determinados casos a norma é desrespeitada, as pessoas devem estar preparadas para a recompensa ou punição. Porém, quando as pessoas seguem as normas também são responsáveis pelas consequências porque de uma forma ou outra as pessoas aceitaram segui-las. Em uma cadeia de comando, por ex. diretor-gerente-supervisor-subordinado, ninguém está isento de culpa quando algo errado acontece porque todos são responsáveis por ou definir as decisões, ou aceitar implementá-las ou acatar as ordens para executá-las. Em linguagem policial, a pessoa pode não ser a culpada, mas é cúmplice.