Empresa Privada – Grandes empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
ARH como processo, Políticas e Objetivos
CARGOS,SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Recrutamento, Seleção e integração
Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades
Gestão de pessoas Funções.
Qualidade Total.
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
GESTÃO COM PESSOAS Profa. Msc. Fátima Frayha.
Empresas Públicas – Municipal
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Tirar efeito de abertura
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Projeto de Recursos Humanos Outubro 2011
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar.
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
O sistema de administração de recursos humanos
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Gestão por Competências
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Carlos Visão Global Social
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Sistema de Administração de Carreiras
RECRUTAMENTO de PESSOAL
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Seu Agente de Mudança..
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
TALENTOS: UMA ESTRATÉGIA DE RH
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Túlio Ornelas Iannini. “Os líderes serão julgados não por suas espertezas táticas, mas pela firmeza de suas decisões estratégicas para as organizações.
Cargos e Salários Material para avaliação
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
ESTUDO DE GESTÃO E REMUNERAÇÃO. ESTUDO DE GESTÃO E REMUNERAÇÃO.
Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999).
RECURSOS HUMANOS Qual o trabalho do RH ? OBJETIVOS  Objetivos nas Organizações Estar em dia com a legislação vigente no país Estabelecer políticas.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Universidade Corporativa Procenge
Sugestão de Vídeo Parte 1
CURSO SEQUENCIAL DE GESTÃO DE PESSOAS AULA DIA 04/02/2012
Administração de Recursos Humanos
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
Transcrição da apresentação:

Empresa Privada – Grandes empresas ESTRUTURA DE RH Empresa Privada – Grandes empresas

Empresa Privada Grande Empresa As atividades estão sob a responsabilidade de um número grande de pessoas – há um vice-presidente, e diretores de áreas conforme as atividades. A estrutura pode ser mais fluída, sem departamentalização, mas com equipes para cada processo. A legislação: CLT + Convenções Coletivas dos Sindicatos ou órgãos de classe correlatos. Tudo é formalizado, como há sempre negociação, todos os acordos são formais e por intermédio da Comissão de Funcionários.

Grandes Empresas Gestão estratégica de RH Gestão da Infra-estrutura Definição da política de RH e das diretrizes operacionais, com o estabelecimento dos valores e dos objetivos em relação às pessoas. Captação do melhor funcionário, desenvolvimento, educação, manutenção na empresa por meio de uma coleção de benefícios, manter elevados níveis de motivação e compromisso com a empresa. Gestão da Infra-estrutura Rotinas de banco de dados, avaliação e acompanhamento da vida funcional, tarefas descritivas.

Grandes Empresas Recrutamento e Seleção – Em geral é tarefa de grandes empresas de prestação de serviços de RH. São utilizados veículos, como as revistas técnicas, jornais de grande circulação, no país e às vezes até no exterior. Estas empresas selecionam de 3 a 5 candidatos e a empresa faz a seleção final.

Grandes Empresas Educação Corporativa Estrutura de educação formal, em parceria com Universidade e Faculdades, que oferecem cursos técnicos, de gestão e de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Estrutura interna – e.learning Concretização do CHA – Oferecer CONHECIMENTO, Desenvolver HABILIDADES e Aperfeiçoar ATITUDES.

Grandes Empresas Desenvolvimento Organizacional Gerencia os processos de mudança na organização; consolida a cultura organizacional e propicia ações para a melhoria do clima organizacional.

Grandes Empresas Benefícios São considerados remuneração indireta, em alguns casos há escala de benefícios de acordo com o o cargo ocupado – os mais estratégicos tem mais e melhores benefícios. Benefícios – ensino para o funcionário e dependentes, plano de saúde, seguro de vida, previdência privada, carro, telefone celular corporativo, casa, viagens, etc. Pagamento de Bônus – Participação nos lucros, prêmios para sugestões que são incorporadas aos processos.

Grandes Empresas Carreira – possibilidade de crescimento na empresa a partir das avaliações e das atividades educacionais corporativas. Há preparação de novos líderes. Administração de competências. Job-Rotation – atuar em vários setores ou equipes. Gerentes voltados para o negócio da empresa, devem preocupar-se com as pessoas.

Grandes Empresas Avaliação Um caminho para valorização do funcionário. Há vários tipos de avaliação – a mais utilizada é a 360º. Tem vários objetivos – promoções, readequações e remanejamentos, melhorar a qualificação.

Grandes Empresas Caça-Talentos Conhecer as pessoas na organização para ter claro o seu potencial para melhor aproveitamento. São comuns atividades de interação, dentro e fora da empresa, técnicas ou sociais.

Grandes Empresas Negociações Internas – comissões de trabalhadores – na indústria – chão de fábrica; em serviços – pessoas com maior conhecimento do negócio da empresa, indicadores.... Externas – sindicados – às vezes chega a 40 sindicatos na indústria; em serviços pode chegar a 300 sindicatos; Ministério do Trabalho; Ministério Público entre outros.

Grandes Empresas Comunicações Meios internos de comunicação com os funcionários, diretos e transparentes. Jornal, correio eletrônico, SAF – Serviço de Atendimento a Funcionários.

Grandes Empresas Responsabilidade Social Ações dos empregados dirigidas para ações da comunidade. Cidadania Organizacional.

Grandes Empresas Gestão da Infra-estrutura Banco de dados com informações cadastrais e funcionais; Elaboração da folha de pagamento; Banco de horas; Descrição de cargos – Modelagem de Cargos = Job-Design; Definição de Competências; Administração de Salários – Pesquisa Salarial; Operacionalização de processos de avaliação; Pesquisa de benefícios; Para cada atividade estratégica, há desdobramentos operacionais, que são executados pelas equipes de infra-estrutura.