TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO

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Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO Rua Antonio das Chagas, 162 - Chácara Santo Antonio - São Paulo - SP Fone: (11) 5181.4846 alba@albaconsultoria.com.br

TENDÊNCIAS DA “NOVA ECONOMIA” Aumento na Demanda de Inovação Limites Flexíveis — A Organização Estendida Ênfase na Construção de Relacionamentos e Alianças — Criação de Interações Ganha/Ganha

INOVAÇÃO X DESAFIOS Cultura de Inovação Desafios Otimista - Focada nas possibilidades futuras Orientada ao Cliente Orientada à risco / Recompensa Ajusta- se rapidamente Ênfase na “conexão” Adota a diversidade Estratégia orientada à investimentos Desafios Escala e Complexidade Inércia Organizacional Cultura / Valores Inadequação de Processos Aversão ao Risco Visão de Curto Prazo

Dinâmica da Carreira

Comparativo Geral Terapia Mentoring Counselling Coach Item Foco Todos (Transita fora da organização) Profissionais potenciais;aceleram e agregam valor à carreira; Oportunidades (desvios na carreira) (transita fora da estrutura) Profissionais e Técnicos com problemas comportamentais; insatisfeitos; em busca de reconhecimento (transita na estrutura) Subordinados em ascenção; afirmação de carreira; novos desafios; recuperação (transita na estrutura) Cliente Típico Promover o auto-conhecimento e o entendimento de suas dinâmicas Potencializar, Ampliar e Acelerar a realização de seus projetos de vida e carreira Buscar adequação ao contexto sócio-cultural e profissional da organização Acelerar inserção do cliente na estrutura e na posição Objetivo Modelo de Sucesso Existencial Modelo de Sucesso Pessoal/ Profissional Modelo de Sucesso Funcional Modelo de Sucesso Empresarial Foco Terapia Mentoring Counselling Coach Item  Rosa Bernhoeft 2003

Comparativo Geral Terapia Mentoring Counselling Coach Item Metodo- Melhora nos sintomas apresentados Atuação profissional alinhada à visão e estratégia pessoal; ampliação da percepção sobre si, o mundo, as oportunidades e estratégias de carreira Comportamentos (modificados e percebidos); atuação profissional Padrões de desempenho esperados; proficiência no cargo; instalação de competências; Roteiros, Testes, Inventátios, Avaliações, Entrevistas e Prescrições Produtos Reservadas Formais, informais Reservadas e Públicas Informais; Decisões de movimentação; aperfeiçoamento Formais; avaliação de desempenho; competências; perfil 360º Informa-ções Depende da linha terapêutica Escolhas,Encontros e vivências compartilhadas, todas ferramentas disponíveis Discussão, argumentação e proposição Prática; orientação, exercícios, acompto. E feed-back Metodo- Logia Terapia Mentoring Counselling Coach Item  Rosa Bernhoeft 2003

Comparativo Geral Terapia Mentoring Counselling Coach Item Prazos Conforme a linha Compartilhamento; Descoberta; Confiança; Amizade; Realização; Espiritualidade Ajustamento; Correção; Orientação; Suporte Conhecimento; Desempenho; Ganhos; Reconhecimento; Direcionamento Valores Variável Variável (Fases) (de 6meses a 2 anos) Variável (em geral, menos de 6h) Variável (de 8 a 24h) Prazos Terapia Mentoring Counselling Coach Item  Rosa Bernhoeft 2003

Mentoring Definição: Processo interativo Mestre/Aprendiz de desenvolvimento compartilhado de expertise visando o crescimento do “ser” com a finalidade de potencializar a “sabedoria gerencial”. Objetivos: Aceleração / potencialização de resultados e relacionamentos Compartilhamento / Visão de Comunidade Contextos: Processo transição/ desenvolvimento acelerado/ Gestão da Mudança/ Reposicionamento de Estrutura

Coaching Definição: Processo sistemático de aconselhamento e parceria para resultados, visando o desenvolvimento do indivíduo e sua habilitação para um nível superior de desempenho. Objetivos: Aumento do Desempenho Gerenciamento das Dificuldades Melhoria da qualidade decisória Contextos: Processos de transição, desenvolvimento, progressão de carreira, reposicionamento

Counseling Definição: Processo sistemático de feed back para reposicionamento do indivíduo diante de situações críticas de relacionamento ou performance profissional. Objetivos: Reposicionamento individual nas relações de trabalho Aprofundamento do Auto Conhecimento Contextos: Administração de conflitos Incidentes críticos

LEADERSHIP - NOVO MODELO Resultados Realização Determinação Generosidade Incentivar Sustentar Mudança Visão Motivação Pessoas Compartilhar Desenvolver Abertura Exemplo Coerência Valores

NÍVEIS DE LEADERSHIP Espírito — Para que? Para quem? Visão e propósito Identidade — Quem? Papel e missão Valores e Crenças — Porquê? Motivação e Permissão Capacidades — Como? Planos e estratégias Comportamento — O que? Ações e táticas Ambiente — Onde? Quando? Contexto e vínculos

NÍVEIS DE APOIO PARA APRENDER E MUDAR Espírito — Despertar Identidade — Patrocinar Valores e Crenças — Mentoring Capacidade — Ensinar Comportamento — Coaching Ambiente — Guiar / Cuidar