LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Secretaria de Estado da Saúde
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
AGENDADE GESTÃO MUNICIPAL. AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Agenda voltada à construção de um canal de interlocução.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA SUVISA/LACEN 2010.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Vera Lúcia Gattás GT-Doenças Emergentes e Reemergentes CGDT/DEVEP/SVS I.
Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
ENTORNO SUL.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
DENGUE ABRIL 2008.
CBIS – Curso Básico de Investigação de Surto
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
RCVISA: Uma iniciativa para o fortalecimento da investigação em surtos de alimentos no RS.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
SITUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS CLÍNICOS DO PARANÁ
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Apresentação Diagnóstico Social
Boletim Epidemiológico da dengue
PERFIL E REGULAÇÃO DO ACESSO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Antenor Pinheiro Superintendente da Secretaria das Cidades/GO Coordenador da ANTP Regional Centro Oeste.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA DR GIOVANNI CYSNEIROS Participar das ações de vigilância em saúde, realizando análises laboratoriais com qualidade, coordenando a Rede Estadual de Laboratórios e gerando informações para a melhoria da saúde pública. MISSÃO

LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA COMO COMPONTENTE DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

PERFIL DO LACEN O LACEN tem a missão estratégica de subsidiar ações de investigação, monitoramento e controle de agravos a saúde da população; As principais ações dos LACEN estão fundamentadas em critérios epidemiológicos, sanitários e ambientais em sua área de abrangência o que determina seu perfil de atuação e consequentes atribuições. Coordenar a rede estadual de laboratórios de acordo com a portaria 2031/GM de 2004 e o Plano Diretor de Regionalização - PDR do Estado.

AVANÇOS Co-financiamento - Finlacen/SVS e Finlacen/VISA; Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade; Implantação do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) para área de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde ambiental; Participação do LACEN nos Programas e Projetos Nacionais da SVS/MS e ANVISA.

GAL Sistema informatizado desenvolvido para os Laboratórios de Saúde Pública aplicado aos exames de média e alta complexidade das amostras de origem humana, animal, ambiental (ensaios). Versão 2.3.0 5

MÓDULOS SISTEMAS FERRAMENTAS ATIVIDADES Biologia Médica Humana Administrador Biologia Médica Humana Morena - FIOCRUZ Suporte Interfaceamento SGA - INCQS Solicitações Relatórios Gerenciais Ambiental CNES Atualizações Relatórios Epidemiológicos Animal Rotina SINAN Georreferenciamento Repositório Controle de Qualidade VIGIAGUA Pesquisa Interligação GAL/GAL Nacional VIGISOLO Coleções VIGIAR Dados Históricos Biotecnologia OUTROS Relatórios Gráficos Interligação dos Sistema MS Produção Levantamento Desenvolvimento Não iniciado 6

OBJETIVOS Informatizar toda a rede de laboratórios públicos, conveniados e privados que realizam exames de interesse de saúde pública (Portaria N° 2.031); Disponibilizar dados epidemiológicos para as Vigilâncias Epidemiológicas Municipais, Estaduais e Nacional; Proporcionar o gerenciamento da rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação de exames até a emissão do laudo final; Auxiliar nas tomadas de decisões epidemiológicas e gerenciais dos Laboratórios de Saúde Pública.

REGIÕES Novembro de 2010 - Implantados 8 8

ESTADOS IMPLANTADOS Biologia Médica Humana Total de Estados não implantados Total de Estados Implantados Dados CGLAB/SVS/MS Dezembro 2010 9

SITUAÇÃO ATUAL 2 Laboratórios de Referência LACEN Laboratório Público Municipal – Município de Aparecida de Goiânia 41 Laboratórios Locais 5 Hospitais – HDT, HMI, HUGO, HGG, HUAPA; 14 Regionais – ANÁPOLIS, RIO VERDE, ITUMBIARA, LUZIÂNIA, CERES, PORANGATU, GOIÁS, URUAÇU, CATALÃO, CAMPOS BELOS, IPORÁ, SÃO LUIS DOS MONTES BELOS, JATAÍ E FORMOSA;

SITUAÇÃO ATUAL 21 MUNICÍPIOS; SENADOR CANÊDO, ALEXÂNIA, PIRENOPÓLIS, ANAPÓLIS, COCALZINHO, ITUMBIARA, PANAMÁ, GOIATUBA, CIDADE OCIDENTAL, LUZIÂNIA, ÁGUAS LINDAS, CAMPINORTE, COLINAS DO SUL, ALTO HORIZONTE, NOVA GLÓRIA, GOIANÉSIA, CERES, JARAGUA, ITAPACI, URUANA. Serviço de Verificação de Óbito - SVO Goiânia Superintendência de Vigilância em Saúde - SUVISA

1° Regional e seus Municípios Planejamento para 2011 LACEN Regionais Município 1° Regional e seus Municípios U.S. – Região de Goiânia Un. Saúde

NOTIFICADOR Conforme Portaria nº 104, de 25 de Janeiro de 2011. Via Telefone E-notifica Fax E-mail Aos seguintes órgãos: CGLAB, VEE, VEM Arquivamento da notificação para posterior comprovação

INFORMAÇÕES IMPORTANTES Prazo de entrega dos resultados depende Metodologia empregada; Ensaios encaminhados aos laboratórios de referência do SNLSP; Diagnósticos diferenciais OBSERVAR - O manual de coleta, acondicionamento e transporte de amostra; - Manual de aceitação e rejeição de amostra. - Manual de descentralização do diagnóstico de dengue.

Demora na aquisição de matérias-primas, equipamentos, suprimentos, insumos e compras de serviços; Escassez de reuniões técnicas por parte do Ministério da Saúde em algumas áreas; Desconhecimento da capacidade analítica instalada do LACEN por parte da vigilância em saúde; Fragilidade política – põe em risco o parque tecnológico do LACEN. DIFICULDADES

PONTOS FORTES Política de Gestão da Qualidade implantada NBR-ISO 17025; Equipes técnicas capacitadas e mobilizadas; Participação nos planejamentos estaduais; Reconhecimento da capacidade técnico operacional por parte das Coordenação Geral de Laboratórios/Ministério da Saúde - CGLAB/SVS-MS e Gerência Geral de Laboratórios/Agência Nacional de Vigilância Sanitária - GGLAS/ANVISA; Empenho da CGLAB/SVS e GGLAS/ANVISA no fortalecimento dos LACEN.

DESAFIOS Acreditação analítica na NBR-ISO- 17025 –INMETRO; Governabilidade do Sistema de Gestão da Qualidade; Ampliar a capacidade analítica em harmonia com as necessidades epidemiológicas do Estado; Atingir grau de excelência quanto a comunicação e integração com a vigilância em saúde; Instituir e consolidar a rede estadual de laboratórios sob a coordenação do LACEN; Estabelecer instrumentos e fluxos com as gerencias das ARS que permitam a execução efetiva de ações prioritárias de laboratórios (portaria 104/GM de 25-01-2011); Implantar o sistema GAL em todo Estado; Instalar o Sistema de gerenciamento de amostra de Visa-SGA em sistema WEB.

CLIENTES AÇÕES PRODUTOS Políticas, Diretrizes e Programas de Saúde, Recursos Ministério da Saúde Ministério da Saúde, Sec. de Estado da Saúde-GO, Regionais de Saúde, Hospitais de Referência Atendimento de média e alta complexidade, capacitação e vigilância em saúde Sec de Estado da Saúde - GO Apoio Político, Logístico, Técnico, Recursos Financeiros Solicitação de exames de média e alta complexidade e capacitação Regionais de Saúde DIREÇÃO GERAL Vig.Sanitária, Vig. Epidemiológica, Vig. Ambiental, Saúde do Trabalhador Hosp. de Referência Solicitação de exames comprobatórios, investigações e de alta complexidade Laudos, investigações, estudos técnicos científicos Vigilância Sanitária Solicitação de análises de produtos DIREÇÃO TÉCNICA Vig. Epidemiológica Solicitação de investigações, doenças e agravos Apoio laboratorial às intervenções legais Ministério Público, PROCON Vig. Ambiental Solicitação de análises da água e do ambiente Saúde do Trabalhador Solicitação de análises de produtos, material biológico DIREÇÃO ADM Imprensa, População Informações técnicas e divulgação Ministério Público Solicitação de análises e investigações Solicitação de análises e investigações PROCON Imprensa Informações

LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA DR GIOVANNI CYSNEIROS Maria Bárbara Helou Rodrigues Diretora Geral End: Av. Contorno – 3556 – Jardim Bela Vista E-mail: lacen.dirgeral@saude.go.gov.br e lacengo.dirgeral@gmail.com Telefone: (62) 3201-3888 Fax: (62) 3201-3884