Sustentabilidade – Releitura e Desafios no campo da cadeia de Tecnologia de Informação Aerton Paiva Março de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
O ambiente organizacional
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Trabalho 3 – Análise de CRM - TOTVS
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Financiadora de Estudos e Projetos
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 10
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Logística e Gerenciamento da
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
COMO SER PREFEITO.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
Educação para a Sustentabilidade
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Sustentabilidade.
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
Grupo: Isabella Dantas Júlio César Marcelo Dantas Murilo Melo Nathália David Valmir Souza.
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Estratégia Organizacional
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
L OGÍSTICA EMPRESARIAL – U NIDADE 9 – G RUPO 19N Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Transformando estratégia em ação
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Balanced Scorecard.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor
Meio ambiente : perspectivas, carreira e mercado Luiz Lobo.
Reciclagem de resíduos eletroeletrônicos Ellen Barbosa Denner Ribeiro Pâmella Kelley Patrícia Vieira.
Sustentabilidade empresarial
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade – Releitura e Desafios no campo da cadeia de Tecnologia de Informação Aerton Paiva Março de 2008

Posicionamento da APEL em relação à Sustentabilidade Fundada em 1987, a APEL sempre foi uma empresa voltada à prestação de serviços profissionais de consultoria empresarial visando o ganho de competitividade de seus clientes. Em 2002, no contexto de diversos planejamentos estratégicos que realizamos para corporações industriais e do sistema financeiro, observamos que novas variáveis (ou forças) se apresentavam no cenário da competição. Tratavam-se das pressões no âmbito dos recursos naturais não renováveis e da perda da capacidade de consumo (desigualdade, distribuição de renda, etc...) Este contexto motivou nosso aprofundamento no tema naquilo que até então se chamava de Responsabilidade Social e que, mais recentemente, atribuiu-se o nome de Sustentabilidade. Acreditamos, em nosso modo de operar, que a sustentabilidade somente se viabilizará quando estiver totalmente inserida no eixo do negócio das corporações. Quando seus produtos e serviços estiverem plenamente integrados às perspectivas econômicas, sociais e ambientais. Somente assim a sustentabilidade fará sentido e tomará seus espaços. Obviamente que, ao longo deste processo, tivemos que nos posicionar e realizar escolhas. E dentre as escolhas que fizemos optamos por atuar com as organizações que queiram avaliar a sustentabilidade por esta perspectiva. Não atuamos com organizações que tratam o tema como atributo da marca apenas, sem a devida seriedade e profundidade que ele merece e a sociedade necessita.

Nossos clientes No campo do Desenvolvimento Sustentável, a APEL atua com as seguintes organizações: INSTITUTO ETHOS & UNIETHOS - Planejamento Estratégico nos últimos 4 anos e Business Plan que deu origem ao Uniethos como segmento na área de educação para a sustentabilidade NATURA - Revisão da estratégia de sustentabilidade, ‘sustainable balanced scorecard’, estudo de cadeias produtivas e construção de um Painel de Desenvolvimento Sustentável (Cockpit da Sustentabilidade) INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E SERVIÇOS - Banco ABN Real na implantação do Cockpit da Sustentabilidade nas operações de crédito e em início de implantação piloto junto ao Banco Itaú, Whirlpool e GRES (Ethos) GRI [Holanda] - Desenvolvimento da metodologia de aplicaçao do GRI-G3 lançado mundialmente em 2006 FEBRABAN - Desde 2004 até o presente momento, na seleção, estruturação e gerenciamento da interface entre bancos e o Governo Federal no âmbito do Programa Fome Zero (Projeto 1 Milhão de Cisternas), interagindo com a Articulação do Semi-Árido e mais de 700 organizações da sociedade civil em 13 estados brasileiros AMBIENTES DE COOPERAÇÃO - Sadia, Fundação Avina (Suiça), Amanco e Centros de Permacultura, na articulação e construção de um modelo de suinocultura sustentável a partir das tecnologias de múltiplas partes interessadas Diversas empresas (como Whirlpool e Unilever, dentre outras), em capacitações e desenvolvimento ligados ao desenvolvimento sustentável dos negócios TERCEIRO SETOR - Apoiando mais de 30 ONGs e OSCIPS na criação de tecnologias sociais inovadoras (algumas ganhadoras do Prêmio Petrobrás ambiental 2006) Para maiores informações sobre nossos clientes, consultar em www.apelconsult.com.br

A visão explicitada...

...materializada em produtos. ...mas ainda não em todos.

A visão explicitada...

...materializada em produtos. ...mas ainda não em todos.

A visão explicitada...

...materializada em produtos. ...mas ainda não em todos.

A visão explicitada...

...materializada em produtos. ...mas ainda não em todos.

DESCONFUNDINDO...

DE ONDE VÊM OU VIRÃO AS MOTIVAÇÕES ? Consu-midores Acionistas Colabo-radores Entorno Governo & políticas públicas EMPRESA Sociedade Terceiro setor DE ONDE VÊM OU VIRÃO AS MOTIVAÇÕES ?

OS CONSUMIDORES SABEM DO QUE SE TRATA ? Os consumidores (em especial os brasileiros) NÃO sabem do que estamos efetivamente falando Confundem sustentabilidade com FILANTROPIA e/ou BOA GESTÃO Fonte: Planejamento Estratégico Instituto Ethos / Akatu (2006)

...e poucos optam, no momento da compra, por empresas sustentáveis TOMAM ALGUMA MEDIDA ? ...e poucos optam, no momento da compra, por empresas sustentáveis Fonte: Planejamento Estratégico Instituto Ethos / Akatu (2006)

VIRÁ DOS ACIONISTAS OU INVESTIDORES ? Os investidores de forma global (e em especial os brasileiros), ainda não consideram a sustentabilidade como oportunidades e riscos de capital. Estados Unidos – US$ 2 trilhões e crescimento médio ao ano de 13,6% nos últimos 10 anos. Representam 9,4% da indústria Mercados Emergentes (Brasil, Taiwan, Coréia, Rússia, África do Sul, México, entre outros), somaram US$ 2,7 bilhões em 2005 Brasil: R$ 429 milhões, representando 1,4% da indústria. Fonte: Valor Econômico, outubro de 2006 Crescimento em função de expectativas de melhores resultados das empresas sustentáveis. Contra-iniciativas, como os Vice Funds (tabaco, bebidas alcoólicas, jogos e armamentos), apresentaram retorno também elevado (26º lugar em um ranking de 600 fundos analisados para investimentos superiores a 3 anos). Fonte: ANBID, outubro de 2006

VIRÁ DA SOCIEDADE ? Há um sentimento generalizado da sociedade (cidadãos, colaboradores, comunidades , terceiro setor e outros) de que como está não é possível ficar, entretanto esta força ainda não mostrou seu real poder e não se pode especular a respeito dos desdobramentos futuros. Os governos e as políticas públicas brasileiras ainda estão travados em suas próprias burocracias e interesses. Não restam dúvidas que estes grupos de representação da sociedade podem vir a ser molas propulsoras do movimento... Colabo-radores Governo & políticas públicas Terceiro setor Sociedade Entorno

Parece estarmos estagnados no avanço. VIRÁ DAS EMPRESAS ? Parece estarmos estagnados no avanço.

O QUE MOTIVOU OS QUE JÁ COMEÇARAM ? Consu-midores Acionistas Colabo-radores Entorno Governo & políticas públicas Sociedade Terceiro setor EMPRESA “DE DENTRO PARA FORA” Esta tem sido a resposta que algumas organizações encontraram.

O MERCADO COBRA RESULTADOS ! Mas quais resultados a sociedade precisa ? “...seus funcionários são treinados para pensar dia e noite em maneiras de preservar o meio ambiente ou de beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa. Nos últimos meses, porém, as obsessões tradicionais deram espaço a outra, mais urgente - a agressividade. A palavra de ordem, agora, é aumentar a produtividade da companhia.” (Revista Exame, maio de 2007) Junho de 2006 Maio de 2007 Elogios pelo crescimento da empresa, atrelando-se os resultados às práticas da sustentabilidade Pequena redução nas taxas projetadas de crescimento. Matéria publicada sugere que agora a empresa deverá deixar a sustentabilidade de lado e focar nos custos e na produtividade, como se não fosse necessário levar isso em conta no desenvolvimento sustentável.

Onde encontramos dificuldades ? Onde encontramos dificuldades em fazer o tema avançar nas empresas ?

NO MURO Isso é passageiro... Isso é necessário ! É só para os grandes... É coisa do Presidente... É coisa de quem não tem que trazer resultados... A humanidade sempre foi assim, não sou eu quem vai mudar... No fundo, no fundo, o que manda é a “grana”... Isso é necessário ! É para todos ! É coisa para toda a empresa, governos, sociedade ! Traz resultados ! Somos inter- dependentes ! No fundo, no fundo, o que manda é a “sobrevivência”

NO “ECONOMICISMO” MÍOPE Econômico O agora O depois Social Ambiental Desequilíbrios sociais = aumento do custo país e redução da base de consumo = redução de resultados econômicos Desequilíbrios ambientais = escassez de matérias primas = aumento de custo = redução de resultados econômicos

NA NOSSA FALTA DE PERCEPÇÃO DA REALIDADE SISTÊMICA O que pensamos O que não sabemos (*) Modernidade Inclusão digital Contato aberto com o mundo Trabalho Produtividade Diversão Entretenimento Conhecimento Informação Interação Segunda-vida Etc.... 1,8 toneladas de materiais para fabricar um destes com LCD de 17 polegadas Água, combustíveis fósseis e produtos químicos 15% do efeito estufa causado pelas empresas, em geral, é oriundo de produtos e processos de computação eletrônica Até o final de 2007, serão 300 milhões de computadores obsoletos no mundo A grande maioria dos data-centers pode consumir energia de algumas cidades inteiras Aprox. 15 kg (*) Fonte: B2B Maganize / ONU – Julho 2007

NA EXAGERADA AVERSÃO A RISCOS E NA FRÁGIL PERCEPÇÃO DE OPORTUNIDADES Função utilidade COMO É PODERIA SER Alavanca para o desenvolvim. da empresa Alavanca para a desenvolvim. da sociedade Inclusão social através da cadeia produtiva PODERIA SER Reduzir impactos COMO É Função social Visão Sistêmica Criatividade Inovação Função ambiental Produtos & Serviços Filantropia Clientelismo Dependência Potencializar ativos ambientais COMO É PODERIA SER Resultados permanentes Resultado de curto prazo Função econômica PODERIA SER COMO É

Questões específicas ligadas à TI ?

Principais elementos usados e as doenças que podem ser causadas Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo Onde é usado: Computador, celular, televisão Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado. Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões. Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão. Onde é usado: Celular PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios Onde é usado: Em fios, para isolar corrente Belírio: Causa câncer no pulmão. Onde é usado: Computador, celular Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas. Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios

Os 3 R’s da Sustentabilidade Reduza Reutilize Recicle Primeira Fase Segunda Fase Terceira Fase Quarta Fase Quinta Fase Aquisição USO Fabricação Comercialização Manutenção Re-utilização Reciclagem Matéria Prima Impacto Ambiental Matéria Prima Impacto Ambiental / Social

A mobilização proposta par ao Setor Financeiro Papel e tinta – redução das impressões Desligar X Stand By Meta-dados de sustentabilidade Uso Processo de Produção Processo de aquisição Descarte por obsolecência Tecnologia da Informação Materiais utilizados Processo de produção (trabalho) Consumo total de energia Reutilização e reciclagem Tratamento a resíduos e efluentes Quais fabricantes adotam práticas ligadas à sustentabilidade ? Quais fabricantes dispõem de processos de logística reversa ? Atualizar X Substituir Políticas de descarte Políticas de doação Ações junto a programas de inclusão digital Logística reversa Atualizar X Substituir ? Descarte por uso Materiais plásticos (ex: cartuchos) Materiais químicos (ex: tinta, toner) Materiais orgânicos (ex: papel)