INTERVENÇÃO COM GRUPOS GRANDES ABORDAGEM SISTÉMICA À MUDANÇA ORGANIZACIONAL 1 AS INTERVENÇÕES MEDIANTE O USO DE GRUPOS GRANDES CONSTITUEM FORMAS COLABORATIVAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Sistemas de Informação
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Andrea Ramal ID Projetos Educacionais
É A BASE DE TODA A EMPRESA
PETI Planejamento Estratégico de TI
Gestão Estratégica de Operações
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
CRM (Customer Relationship Management
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 02
Unidade de Capacitação Empresarial
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
O mecanismo de pedir Grupo - 19Y062.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Trata-se de uma metodologia que permite: –a definição e Implementação da Visão / Estratégia / Cultura da empresa; –um trabalho ao nível da Organização;
PASSAR DAS IDEIAS À PRÁTICA A INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS
Intervenção com Grupos Grandes Abordagem Sistémica à Mudança Organizacional As intervenções mediante o uso de grandes grupos são formas colaborativas de.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
As Decisões estratégicas da logística, considerada a dinâmica intraorganizacional entre seus elementos básicos 19P021.
O mecanismo de Pedir Grupo: 19S.
Formação em liderança facilitadora Grupos pequenos
Diagnóstico Empresarial
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
FORMAÇÃO EM LIDERANÇA FACILITADORA GRUPOS GRANDES – NÍVEL II 1 A APGICO FORNECE-LHE FORMAS SIMPLES DE OBTER O RENDIMENTO MÁXIMO EM GRUPOS GRANDES (ENTRE.
PRODUTIVIDADE. 2 PRODUTIVIDADE: CONCEITO Grau em que os resultados se aproximam dos objectivos e a relação entre os resultados e os inputs necessários.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento
Terapia comportamental
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Unidade 03 Logística de suprimento:
Processo de Decisão de Tomadas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Engenharia de Software
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
FERRAMENTAS DE MARKETING
(Notas João Filipe Matos, 2004)
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Resumo Biográfico Passado&Presente Worker Curious Responsible
PLANEJAMENTO Prof. Alessandro.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
PETI Planejamento Estratégico de TI
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
EAD 763 – Estratégia de Operações Gestão da Rede de Suprimentos 23/03/15.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO COM GRUPOS GRANDES ABORDAGEM SISTÉMICA À MUDANÇA ORGANIZACIONAL 1 AS INTERVENÇÕES MEDIANTE O USO DE GRUPOS GRANDES CONSTITUEM FORMAS COLABORATIVAS DE UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS E PROCESSOS, DESTINADAS A CRIAR ALINHAMENTO DE GESTÃO ENTRE A DIREÇÃO ESTRATÉGICA E AS COMPONENTES DO SISTEMA, TOMADAS NO SEU CONJUNTO E NUMA SÓ EXECUÇÃO.

SE BEM QUE EXISTAM MUITAS VARIEDADES E MÉTODOS, TODOS TÊM EM COMUM O IMPERATIVO DA INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO GERAL NO PROCESSO DE MUDANÇA A SUA UTILIZAÇÃO TEM SIDO GENERALIZADA A MÚLTIPLOS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES E SITUAÇÕES, TAIS COMO O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, CONSTRUÇÃO DA VISÃO, DEFINIÇÃO DOS VALORES, MELHORIA DE PROCESSOS, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, RELAÇÃO COM CLIENTES E FORNECEDORES, E FORMAÇÃO DE ALIANÇAS COLABORATIVAS. 2

OS PRINCÍPIOS SÃO OS SEGUINTES: I. OS GRUPOS SÃO DEFINIDOS COMO GRANDES GRUPOS QUANDO SE TORNA IMPOSSÍVEL, PARA CADA MEMBRO DO GRUPO, MANTER O CONTATO VISUAL COM OS RESTANTES (SUPERIOR A 30 PARTICIPANTES). I. NÃO EXISTE NENHUMA PESSOA OU GRUPO EM CONDIÇÕES DE COMPREENDER TODO O PUZZLE, MAS CADA UM TEM ALGUMAS DAS PEÇAS IMPORTANTES PARA O QUADRO GERAL. I. SE TODOS TRABALHAREM EM CONJUNTO PARA IMPLEMENTAR A MUDANÇA, ELA VAI ACONTECER MAIS RAPIDAMENTE E DE FORMA EFICAZ. 3

OS MÉTODOS MAIS CONHECIDOS DE INTERVENÇÃO EM GRANDES GRUPOS INCLUEM : ALGUNS MÉTODOS EXISTENTES Search Conference Future Search Real Time Strategic Change ICA Strategic Planning Work Design Conference Model Fast Cycle Full Participation Work Design Real Time Work Design Participative Design Simu-Real Work-Out Open Space Technology Large Scale Interactive Events 4

OS MÉTODOS MAIS CONHECIDOS DE INTERVENÇÃO EM GRANDES GRUPOS INCLUEM : BASE DO MÉTODO UTILIZADO PELA APGICO - FUTURE SEARCH COM O OBJETIVO DE AJUDAR A ORGANIZAÇÃO A ENCONTRAR UM FUTURO IDEAL, O EVENTO TÍPICO ESTÁ PROGRAMADO PARA 16 HORAS, DURANTE TRÊS DIAS E A DIMENSÃO IDEAL DE PARTICIPANTES É DE 64 (OITO MESAS COM OITO PARTICIPANTES CADA). OS AUTORES SÃO MARVIN WEISBORD E SANDRA JANOFF, PARCEIROS NA FUTURE SEARCH ASSOCIATES, EM FILADÉLFIA, RECONHECIDOS ESPECIALISTAS NESTE MÉTODO E FORMADORES DA APGICO 5

O MÉTODO APGICO VEJA A CONCRETIZAÇÃO DO MÉTODO APGICO NA APLICAÇÃO NO PROJETO DO 40º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 7

8 Contactos: Endereço: Rua José Fernandes Guerreiro, nº. 28, 1º. Dtº., Loulé. Tel: (+351) Tlm: (+351)