ad – direção para, tendência para;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Advertisements

FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Teoria Neoclássica da Administração
Os Dez Papéis do Administrador
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
Processo Administrativo
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol.
Gestão de Negócios Aula 7 Haroldo Andrade.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Conceitos e Perfil do Profissional
Teorias da Administração I Prof. Paulo Henrique Borba Florencio, Esp.
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
1.Introdução à Administração
Curso Técnico em Serviços Públicos
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
- Minister (subordinação ou obediência)
Introdução ao estudo de ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
O Processo da Administração
CAPITULO 2 O ADMINISTRADOR.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Empreendedorismo.
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
ADMINISTRANDO.
Características Básicas das Empresas
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Teoria da Administração I
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
A Administração e suas perspectivas
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Processos Administrativos Aula 1
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Teoria da Administração
O Processo Gerencial PESSOAS X SISTEMAS. O eterno problema do método 1.Gerencia como processo/ sistema: Visão sistemica do processo de planejamento e.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Patrício Vasconcelos
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Processos de Gestão Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar Bibliografia utilizada Introdução à Administração Antonio Cesar Amaru Maximiano e Introdução.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

ad – direção para, tendência para; Administração Origem ad – direção para, tendência para; minister – subordinação ou obediência Aquele que realiza uma função abaixo do comando de outro, isto é, aquele que presta serviço a outro

“Realizar coisas por intermédio das pessoas” Administração “Realizar coisas por intermédio das pessoas” “Processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as ações de outras no sentido de alcançar objetivos comuns” “Atividades empreendidas por uma ou mais pessoas no sentido de coordenar atividades de outras para perseguir fins que não podem ser alcançados por uma pessoa só” Alexandre Teixeira

PROCESSO Significa uma seqüência de funções que se sucedem, uma maneira sistemática de fazer as coisas. Alexandre Teixeira

Sistema de Recursos ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informacionais ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS Alexandre Teixeira

Presidente Diretores Gerentes Supervisores de Primeira Linha Funcionários Nível Institucional Intermediário Operacional Administração Operação Execução Alexandre Teixeira

Nível Atuação Abrangência Amplitude de Tempo Global, envolvendo toda a organização Institucional Estratégico Longo Prazo Parcial, envolvendo uma unidade Intermediário Tático Médio Prazo Específico, envolvendo determinada operação ou tarefa Curto Prazo Operacional Operacional Alexandre Teixeira

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR (Katz) TÉCNICAS Capacidade de execução de trabalhos. Capacidade e facilidade para lidar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos. HUMANAS Capacidade de lidar com teorias e idéias abstratas, contextualizar e compreender a complexidade da organização como um todo. CONCEITUAIS Alexandre Teixeira

Níveis Administrativos e Habilidades Necessárias Alta Direção Conceituais Institucional Gerência Humanas Intermediário Operacional Supervisão Técnicas Alexandre Teixeira

As Competências do Administrador Conhecimento Know-how. Informação. Atualização profissional. Atitude Comportamento ativo e pro-ativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito empreendedor. Liderança. Perspectiva Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. As Competências do Administrador Alexandre Teixeira

+ = Habilidades Conceituais Humanas Técnicas Sucesso Profissional Conhecimento Perspectiva Atitude + = Alexandre Teixeira

HABILIDADES DE LIDERANÇA: Orientar, treinar, motivar. (MINTZBERG) DE LIDERANÇA: Orientar, treinar, motivar. DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: Resolver distúrbios entre pessoas. DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES: Expressar idéias, falar oficialmente pela empresa (comunicação). TOMAR DECISÕES EM CONDIÇÕES DE AMBIGÜIDADE: Decisões em situações incertas com poucas informações. DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS: Lidar com recursos limitados e necessidades que concorrem entre si. DE EMPREENDEDOR: Buscar oportunidades e implementar mudanças. DE INTROSPECÇÃO: Reflexão e auto-análise, aprender com a própria experiência. Alexandre Teixeira

Eficiência X Eficácia Eficiência Eficácia Fazer corretamente as coisas Preocupar-se com os meios Enfatizar métodos e procedimentos Cumprir os regulamentos internos Saber batalhar Jogar futebol com arte Eficiência Fazer as coisas necessárias Preocupar-se com os fins Enfatizar objetivos e resultados Agregar valor e riqueza à organização Ganhar a guerra Ganhar a partida de futebol Eficácia proporciona menor custo Alexandre Teixeira

Os Dez Papéis do Administrador (MINTZBERG) Categoria Papel Atividade Interpessoal interação Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, assina documentos legais. Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados. Ligação Mantém redes de contatos dentro e fora da organização, usa e-mail, telefone e faz reuniões. Alexandre Teixeira

Os Dez Papéis do Administrador Categoria Papel Atividade Informacional processamento e troca de informação Monitoração Procura informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais. Disseminação Envia informação para os membros de outras organizações e para subordinados, envia relatórios, e-mail’s, faz telefonemas e contatos. Porta-voz Transmite informações para pessoas de fora da organização, através de conversas, comunicados e relatórios. Alexandre Teixeira

Os Dez Papéis do Administrador Categoria Papel Atividade Decisória tomada de decisão Empreende Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades. Resolve conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a período de crises e a mudanças. Alocação de Recursos Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades. Negociação Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos. Alexandre Teixeira