Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Transparência e Acesso a Informação Pública
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
O Estado da Arte do Governo Eletrônico no Brasil
Transparência no Brasil e no Mundo
Controle Externo e Interno da Administração Pública
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Fabiano André Vergani
Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores Programas do CIGA
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Diário Oficial Eletrônico – DOM/SC Programas do CIGA.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Calendário da Gestão Pública Municipal: Ferramenta de apoio ao Controle Interno Alexandre Alves Diretor Executivo do FECAM
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
Escritório de Projetos
Dieter Janssen Prefeito de Jaraguá do Sul Presidente da AMVALI.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
Programa Transparência e Cidadania.. Objetivo Promover a defesa da transparência e do acesso à informação na Administração Pública por meio do cumprimento.
LICITAÇÃO.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
Novembro ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO OBJETIVO Realizar diagnóstico dos Portais da Transparência no âmbito das prefeituras.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor Executivo do CIGA

“Na física, transparência é a propriedade dos materiais que tem capacidade de permitir que se veja através deles”. “Na esfera pública, essa propriedade é atribuída a instituições que permitem que os cidadãos “vejam através” de suas estruturas, e possam assim tomar consciência das informações de interesse público”. Transparência Fonte: SILVA, Daniela B., 2010

“todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestados no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”. (Artº 5, inciso XXXIII) “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do distrito federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” (Artº 37) Constituição Federal de 1988

Lei nº (1998) “homepage Contas Públicas” LC nº 101 (2000) “Lei de Responsabilidade Fiscal” LC nº 131 (2009) “Lei da Transparência” Lei nº (2011) “Lei de Acesso à Informação” Lei nº (1993) “Lei das Licitações” Lei nº (2002) “Lei do Pregão” Legislação relacionadas a Transparência “A falta de transparência nos órgãos públicos promoveu a criação de leis e instrumentos”.

“e-Gov significava o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para oferta, por meio eletrônico, de serviços e informações públicas”. Governo Eletrônico (e-gov) Fonte: Instituto I3G

Rede Catarinense de Informações Municipais “É o conjunto integrado de ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela FECAM e CIGA visando promover o governo eletrônico nos municípios de Santa Catarina”.

Portal Municipal: Municípios Integrados

Portal Municipal na Internet MunicípioGovernoTransparência Portal do Cidadão Turismo Estruturas de Informações e Serviços do Portal Municipal

Modernização do design do portal (layout personalizados) A criação de hotsites das secretárias, órgãos municipais e eventos, possibilitando autonomia no gerenciamento dos conteúdos A central de serviços ao cidadão, disponibilizando informações e serviços públicos on-line Portal da transparência, centralizando informações oficiais, inclusive, com sistema de acompanhamento das solicitações por meio da Lei de Acesso à Informação Integração com as Redes Sociais Nova ferramenta de gerenciamento de conteúdos Principais Inovações da Nova Versão

AdesãoDiagnósticoColeta de dadosPersonalizaçãoCadastro de ConteúdosMigração de dadosCapacitaçãoPublicação do Portal na Internet Fluxo de Implantação dos Portais

Apoiar os municípios na implementação da Lei nº (2011), que cria mecanismos para tornar efetivo o direito à informação previsto na Constituição. Disponibilizar aos municípios associados à FECAM um sistema que permite ao Cidadão pesquisar e solicitar informações públicas municipais, além de possibilitar a gestão das solicitações por parte do órgão público. Sistema de Acesso à Informação integrado à RedeCIM

Procedimentos para acessar as informações Designação de membros para compor a Comissão de Monitoramento de Informações

Menus configuráveis conforme a necessidade dos municípios A Administração Pública divulga informações à sociedade por iniciativa própria

Transparência Passiva A Administração Pública divulga informações sobre demanda em atendimento as solicitações da sociedade

Gerenciador das Solicitações de Informação

Diário Oficial Eletrônico – DOM/SC Programas do CIGA

315 mil DOM/SC – Mais de 1190 Edições 90 municípios utilizando

DOM/SC – O que pode ser publicado? Programas do CIGA Todos os atos oficiais editados por órgãos públicos municipais (Leis, Decretos,Portarias, Atas, Avisos de Licitação, Extratos de Contratos, Relatórios Contábeis, etc.)

DOM/SC – Basta Publicar apenas no DOM? Programas do CIGA

DOM/SC – Economia de Recursos Programas do CIGA A média de custo de publicação de cada ato em 2012 foi R$ 3,91. Comparado ao custo médio de publicação em diário oficial impresso ao custo R$ 39,00 por cm onde um ato não sai por menos de R$ 200,00 por ato, a economia média em 2012 foi de 98%! Em 2012 foram publicados mais de 86 mil atos no DOM/SC, e a economia total alcançada pelos municípios ultrapassou R$ 21,2 MILHÕES.

Rateio para contratação do DOM Fazendo parte do CIGA FaixaCoeficiente FPMValor MensalValor Anual 10,6R$ 260,00R$ 3.120,00 20,8R$ 320,00R$ 3.840,00 31,0R$ 380,00R$ 4.560,00 41,2R$ 440,00R$ 5.280,00 51,4R$ 510,00R$ 6.120,00 61,6R$ 570,00R$ 6.840,00 71,8R$ 630,00R$ 7.560,00 82,0R$ 760,00R$ 9.120,00 92,2R$ 885,00R$ ,00 102,4R$ 1.010,00R$ ,00 112,6R$ 1.140,00R$ ,00 122,8R$ 1.265,00R$ ,00 133,0R$ 1.515,00R$ ,00 143,2R$ 1.770,00R$ ,00 153,4R$ 2.020,00R$ ,00 163,6R$ 2.275,00R$ ,00 173,8R$ 2.525,00R$ ,00 184,0R$ 2.780,00R$ ,00

Cadastrar um ato é muito simples

Consultar atos cadastrados

As edições diárias podem ser acessadas ou impressas por qualquer pessoa com acesso a Internet

Portal Municipal e Sistema de Acesso à Informação Site: Diário Oficial dos Municípios – DOM/SC Site: Telefone: (48) Maiores Informações

Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor Executivo do CIGA Obrigado!