Como é que uma empresa ganha dinheiro ?

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Transcrição da apresentação:

Como é que uma empresa ganha dinheiro ? Plano Estratégico 3/5 anos Orçamento Anual Controles Mensais Pessoas Qual a diferença, em termos de gestão, entre uma indústria, um hospital, uma revenda de automóveis e um supermercado ? Resposta: NENHUMA

Cadeia de Valores Indústria Hospital Compra Insumos X Estoca Insumos   Indústria Hospital Compra Insumos X Estoca Insumos Paga Fornecedores Capta Clientes Processa Estoca Produto Acabado - Entrega Just in Time Fatura Cobra Pós-Venda Linha 0800 ‘ Distribui lucro aos acionistas

Planejamento Estratégico Pessoas $ Produtos/ Serviços Processos Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Alguns componentes básicos: Análise das Tendências Potencial de Mercado / Análise da Concorrência Análise S.W.O.T. (Fortalezas, Debilidades, Oportunidades e Ameaças)* Segmentação* Visão* Objetivos e Estratégias (longo prazo), por Unidade de Negócios Comunicação* * Componentes Críticos

Análise da Situação do negócio Análise S.W.O.T. Análise da Situação do negócio Interna Ameaças (Threats) Quais as condições no mercado que poderão impactar negativamente o segmento ? Oportunidades (Opportunities) Quais os favoráveis acontecimentos de mercado que poderão gerar crescimento no segmento ? Debilidades (Weaknesses) Onde temos deficiências significativas em relação aos competidores ? Fortalezas (Strengths) O que fazemos que gera uma vantagem em relação aos competidores ? Externa

Segmentação Demografia (idade, sexo, classe econômica...) Quem não pensa em segmento, não pensa ! Demografia (idade, sexo, classe econômica...) Patologia (doença, grupos de doença) Geografia “Há mais $ para se ganhar em Nevada do que no Japão” (Wells Fargo ex-aspirante a Citibank)

Visão Objetivo de Longo Prazo (5-10 anos) É aquilo que queremos ser quando crescermos (como empresa e como pessoa) Todas as nossas estratégias, ações e decisões serão realizadas tomando-se como rumo a visão; assim, um dia chegaremos lá A Visão tem que ser desafiadora, diferenciada, clara, curta, crível, atingível A Visão é substancialmente calcada nas fortalezas que a empresa possui Exemplos: Xerox (The Document Company) Ecolab (Circle the Customer, Circle the Globe)

Orçamento Anual Alguns Componentes Básicos: Objetivos por Unidade de Negócio e Total Empresa, mês a mês, comparando com ano anterior dos seguintes elementos: Faturamento (físico e financeiro) Custos Despesas Lucratividade Plano de Investimento Previsão de cash Flow Plano de Contratação / Organograma Projetos Especiais Reduções de Custos Treinamento Previsão de demonstrativo de Lucros & Perdas (todas as linhas, mês a mês) e Balanço Comunicação

Controles Mensais Fundamentais para o acompanhamento dos resultados X objetivos definidos no orçamento Metodologia: Balanced Scorecard (Gerenciamento de Performance) Objetivos de Aprendizado Objetivos relacionados a Clientes Objetivos para Processos Internos Objetivos Financeiros Visão e E.L.P.

Balanced Scorecard Objetivos Aprendizado Objetivos Clientes 1o.Cong.Interno Enf Set/02 Cap.Téc Aux. Enf. Apr.90% Méd. com ATLS 10 até dez. Objetivos Clientes Nível de Satisf. “A” 85% Impl. Um. Neonatol. Mai/02 Aumento Estacion. 80 vagas Objetivos Proc. Internos Índ. Inf. Hosp. 0.5% Check-in 12 mín. Implant ISO até Jul/02 Objetivos Financeiros Faturamento R$ 30MM Lucro Líquido R$ 3MM Dívidas R$ 1MM Taxa de Ocupação 85% Prev. Real

Pessoas Estratégias bem definidas, processos/sistemas modernos, portfolio de produtos/serviços amplo com pessoas desmotivadas / mal treinadas INSUCESSO

Pessoas Perfil Técnicas de Inventário Planos de ... Seleção Gerencial Desenvolvimento

Inventário Gerencial da Equipe de Enfermagem Pessoas Joana Carlos Claudio Roberto Luis Luiza Cleide Roseana Rosinha Carla Ana Alberto Jorge Rosa Antonio Helena Performance Alta Média Baixa Potencial Alto Médio Baixo Inventário Gerencial da Equipe de Enfermagem

Escala & Eficiência (Busca Desesperada) Indústria AMBEV + Souza Cruz => AGREGA (Compra em conjunto) Johnson Wax Professional => Fusão Supermercados Mais de 50 cooperativas formadas (Redeconomia, no Rio – 15 empresas, 81 lojas, R$ 600 MM/ano Estação VW 7 revendas fazendo negócios em conjunto (Banco, Marketing, Treinamento, Compras) Hospitais ?

Planejamento Estratégico Pessoas $ Produtos/ Serviços Processos Planejamento Estratégico