Itinerante 2010.

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Transcrição da apresentação:

Itinerante 2010

Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional 2

Objetivo da Oficina Fornecer, ao educador, elementos de reflexão teórico-metodológica de apoio ao uso dos recursos tecnológicos, disponíveis na escola, para o aprimoramento da prática pedagógica e planejamento desse uso de forma crítica, coerente e responsável. 3

Reflexão Video “ Refletindo sobre as mudanças 4

Encaminhamento da Prática Escreva quais suas experiências positivas na utilização das tecnologias disponíveis na escola, bem como, as que sente maior dificuldade em utilizar. 5

MÍDIA IMPRESSA 6 6

REFLEXÃO Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal mídia está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso? Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? 7 7

Mídia Impressa Vídeo “Memórias Póstumas de Brás Cubas” 8

9 9

Especificidades da Mídia Impressa Insubstituível Linear Duradoura 10 10

Especificidades da Mídia Impressa Vídeo Help Desk 11 11

Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita 12 12

Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita 13 13

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA *Presença física do Interlocutor *Expressão articulada de som *Imediatismo *Espontânea *Gestos, entonações e Expressões *Ausência física do interlocutor *Uso de sinais gráfico *Planejamento prévio *Assíncrona *Registro sistematizada *Permanência 14 14

15 15

“A TV é uma grande contadora de história”. (MORAN) MÍDIA AUDIOVISUAL Concepção de TV “A TV é uma grande contadora de história”. (MORAN) - Formadora de opinião http://www.abril.com.br/blog/chiado/files/2010/05/abertura-passione.jpg 16 16

- Meio de comunicação em massa http://tvbrasa.files.wordpress.com/2010/04/rede_globo.jpg 17

Entretenimento

- Geradora de conhecimentos Vídeo “ TV Paulo Freire” 19

- Geradora de conhecimentos 20

Demonstração programação TV Paulo Freire 21

Reconhecimento dos Sujeitos Formação Continuada Divulgação da Escola TV Paulo Freire Fonte de Pesquisa Mostrar o cotidiano da Escola Reconhecimento dos Sujeitos Entretenimento 22

Reflexão Qual é o papel da escola no contexto audiovisual? - Colaborar na formação dos cidadãos; - Importância da utilização da TV para uso pedagógico; - Discussão coletiva sobre os programas televisivos veiculados pelas TV's abertas; - TV Comercial e TV Educativa 23

Intencionalidade TV Comercial TV Educativa Formação Continuada Venda Aprofundamento teórico Entretenimento Divulgação das ações das instituições de ensino da rede pública estadual paranaense. Venda Consumo Entretenimento Distração 24

Trecho do filme “O espelho tem duas faces” . Mediação Trecho do filme “O espelho tem duas faces” . 25

Mediação [...] um ato, expresso na ação do professor, que intervém de forma planejada entre o aluno e o objeto de aprendizagem, articulando recursos para conduzir esse aluno na construção do conhecimento, sendo o professor o articulador entre o aprendiz e o objeto do conhecimento. (FERREIRA apud VOSGERAU, 2010)‏ 26

Pressupostos da Mediação Concepção de Sujeito Necessidade de Mediação Planejamento 27 27

MEDIAÇÃO Em relação ao trecho do filme “O sorriso da Monalise 1 e 2” Quanto à postura na sala de aula, qual é concepção de ensino e de aprendizagem demonstrada pelo professor? 28 28

INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO (Primo, 2007, apud CYSNEIROS, 2010)‏ 29

Portal Dia-a-Dia Educação http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ “ Espaço virtual vertical que explora o tema educação em profundidade.” (DITEC, 2010)‏ 30 30

Recursos da SEED na Web Ambiente Pedagógico Colaborativo Produção orientada e colaborativa http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/apc/frm_buscaAPC_ensino.php 31 31

Ambiente E-escola - Moodle http://www.e-escola.pr.gov.br/ Cursos a distância com interação e colaboração 32 32

Interação e Colaboração na web 33

Recursos de Atualização, Pesquisa, Informação e Ensino Páginas das disciplinas e áreas do conhecimento 34 34

Interação e Colaboração no Portal Dia-a-Dia-Educação Avaliação, Identificação de Erros, Indicação e Comentários Envio de Colaborações Relato de Experiência 35 35

Fale Conosco 36 36

PESQUISA ESCOLAR 37 37

Pesquisar é preciso 38

Pesquisa Escolar “ […] é uma maneira inteligente de estudar e aprender”. [...] (Rocha, 1996)‏ 39 39

Pesquisa é processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo, como princípio educativo que é, na base de qualquer proposta emancipatória. Se educar é sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte intrínseca. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se. (PEDRO DEMO, 2006, p. 16-17)‏ 40 40

Características da Pesquisa Escolar Elaboração da criticidade Curiosidade científica Descoberta da realidade Comprovação de fenômenos 41 41

Mediação da Pesquisa Toda pesquisa precisa de mediação 42 42

Papel do Professor e a Pesquisa Escolar - Fontes - Orientação - Conhecimento - Use os meios - Supere-se 43 43

Bases de busca http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/ 44 44

Série Educando - Biologia Vídeo Série Educando - Biologia 45 45

A partir do pressuposto de que o planejamento fundamenta a transformação das tecnologias em recursos tecnológicos, aponte a partir das charges as possibilidades desses recursos que você, professor(a), seleciona como apoio à sua prática pedagógica. 46

ITINERANTE 2010 SEED – Secretaria de Estado da Educação DITEC – Diretoria de Tecnologia Educacional CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação 47