Escola Municipal Vicente Alves Trindade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Centro Integrado Pacaembu
Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
ESCOLA MUNICIPAL DE I E II GRAUS “MACHADO DE ASSIS”
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Registro de Estudo de Caso.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Escola Municipal Dona Cotinha
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Almerinda Maria Silva Uberaba / MG 04/06/2009. Respostas individuais em sala, quanto às medidas de capacidade. Discussão das respostas em dupla. Socialização.
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
Escola Municipal Dona Cotinha
PROJETO TEMÁTICO ÁGUA Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Pederneiras- São Paulo
Programa Ler e Escrever
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Orientação Técnico-Pedagógica
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
MEDIAÇÃO.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
LEITURA COMPARTILHADA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Etapas de uma sequência didática
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
“Um país se faz de homens e livros”
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
TRABALHO COLABORATIVO
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal Vicente Alves Trindade Marta Elisa dos Santos Uberaba - MG 04/06/2009

Situação de Produção Produzir texto de qualidade, organizado de forma lógica e coerente, elaborado a partir de recursos linguísticos, que giram em torno do Projeto Temático “Água”. Escrever dentro do contexto envolvendo uma situação de fato, “Água Potável.

Analise / Intervenções Analise da Professora O texto apresenta inferência implícita, destacando o tema central “Água”. Houve coerência e sequencia lógica das idéias, usando a pontuação correta. Apresenta trocas, omissão de letras e dificuldades na segmentação das mesmas. É muito importante levar em conta as relações entre comunicação oral e comunicação escrita. O aluno já é um produtor de diversos textos orais. Exemplos de Intervenções Leituras diversificadas; Uso do dicionário virtual com imagens Pesquisa; trocas de ideias Trabalho em grupo Ditado Jogos aplicados no Laboratório do Positivo. – Conversa informal. Encaminhamento da atividade ao Coordenador Pedagógico.

Oficina Coordenação Pedagógica Reunião com professores dos 5º anos a respeito das condições de aprendizagem dos alunos, compartilhando as analises com a direção e pais. Tendo como conclusão a distribuição dos alunos com maiores dificuldades para serem atendidos em suas necessidades, através da intervenção pedagógica.

Tema: Água Reunião realizada com a proposta pedagógica de sistematizar a capacidade de leitura e escrita do aluno. Promovendo diversas atividades de produção escrita e oral que estimulem a socialização. Reconhecimento e uso de diferentes tipos e estilos de letras, pontuação e parágrafo. Produções de textos dos alunos e revisões de instrumentos para análise. Ao final discussão das atividades para conclusão das mesmas.

Relevância social: Gincana Problematização quanto a questão da água. Levantamento e analise de dados. Envolvimento da comunidade no arrecadamento de materiais de limpeza. Conscientização do uso correto da água, envolvendo alunos, pais e serviçais, quanto a necessidade de um ambiente limpo e sem desperdício.

Obrigada