Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS

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Transcrição da apresentação:

Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS O Currículo deve ser contextualizado e aberto a transformações

A importância do currículo Textos e propostas de ação definem: Quem estamos formando Concepção de arte Concepção de Educação Concepção de aprendizagem em arte

O que ensinar (conteúdos - abertura aos contextos) Como ensinar (orientações didáticas- diversidade didática) Como avaliar (modalidalidades de avaliação para o fazer e para o compreender arte)

Ensinar e Avaliar Aprender = expressão qualitativa e quantitativa dos esforços, dedicação, superação, avanços, interlocução criadora com os pares

Avaliação é um instrumento de regulação do ensino Pode ser realizada através de diversas formas de registro ex.: porfólio, texto escrito, videos, fotografias, etc.

A avaliação não é um instrumento de controle do professor O aluno precisa saber como será avaliado e o que será avaliado.

O professor precisa acompanhar o processo de criação e o produto desse processo

Currículo de arte dialoga com as demais disciplinas em igualdade de condições Ações disciplinares em cada linguagem da arte Ações interdisiplinares entre as linguagens da Arte

Tempo didático Planejado e adequado ao contexto de aprendizagem Aprender com profundidade Aprendizagem qualitativa dos conteúdos

Espaço de trabalho Ordenado para cada linguagem e da melhor maneira para cada contexto Garante autonomia, interação, mobilidade e circulação dos alunos Favorece organização dos materiais, equipamentos e trabalhos dos alunos

Situações de aprendizagem: -Proposições ligadas ao contexto de aprendizagem -Currículo não significa todos os professores fazendo as mesmas propostas

Em arte uma situação de aprendizagem é boa quando: O aluno está implicado O fazer está associado ao refletir sobre ele Os conteúdos aprendidos relacionam-se com a produção social da arte

Em arte uma situação de aprendizagem é boa quando: A fruição é criadora e está relacionada com produções de qualidade artística e estética A criação artística dos alunos alimenta-se do conhecimento de conceitos, procedimentos e valores do universo da arte

Sequência de atividades promovem aprendizagem profunda pois garantem: Que a arte seja integrada à vida do aluno com sentido, como hábito cultural em seu cotidiano

Sequências de atividades são boas quando o professor alterna dois tipos de tarefas 1- Tarefas onde o professor orienta ações para os alunos aprenderem sobre arte (fazendo ou refletindo)

2- Tarefas de criação alimentadas pelas experiências e conteúdos aprendidos na escola (alunos acompanhados pelos professores no percurso do desenvovimento artístico)

Sequências de atividades são boas quando O professor rompe com os condicionamentos de sua prática didática e tem abertura para as novas orientações do ensino da arte

Sequências de atividades são boas quando O aluno tem oportunidade de ter contato direto (ao longo de algumas sequências) com museus, mostras, exposições, espetáculos, apresentações de arte, feiras, audições, etc., com a mediação do professor e/ou educadores destas instituições

Sequências de atividades são boas: Quando o professor alterna propostas nas quais a escola propicia espaços de criação e socialização da arte produziada pelos alunos

Compreender o sistema da arte é diferente de copiá-lo O aluno desenvolve sua poética pessoal quando seu imaginário simbólico dialoga com o imaginário simbólico do universo da arte

Aluno Protagonista Criador Aprende de modo compartilhado Cria hábitos de interlocução com a produção social da arte

Aluno Integra arte na vida Tem recursos para realizar escolhas de fontes de informação sobre arte e produções (“obras”) de qualidade: para fruir, fazer, compartilhar

Professor Conhece arte e tem experiências de criação nas linguagens Conhece os processos de ensino e aprendizagem em arte e sabe criar a sua didática: sabe dar aulas e sabe refletir sobre sua prática individualmente, junto aos pares e à comunidade educativa

Professor Estuda, investiga e dedica-se para conhecer uma linguagem da arte Vive experiências de criação em cada linguagem para melhor ensiná-la

Conhece os conceitos e procedimentos de cada linguagem. Professor Conhece os conceitos e procedimentos de cada linguagem. Sabe situar cada linguagem no contexto da produção social de arte e no contexto escolar

Todas as linguagens artísticas são importantes na vida do aluno; a escola tem que dar oportunidade ao aluno de aprender e criar, em artes visuais, dança, música e teatro