Seminário Nacional do PROFAPS 27 a 29 de abril/2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Educação profissional:
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Educação Permanente em Saúde :
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Universidade Federal de Uberlândia
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Programa Saúde da Família
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional do PROFAPS 27 a 29 de abril/2011 Interação dos processos de trabalho de saúde e de educação: desafios para a ordenação da formação de profissionais de saúde. Maria Auxiliadora Córdova Christófaro doracchris@hotmail.com Brasília/DF maria auxiliadora córdova christófaro

Trabalho e Educação ►relação histórica ... diferentes configurações Guia do Tema: Trabalho e Educação ►relação histórica ... diferentes configurações Processos educativo e de prestação de serviços à saúde: dois serviços e uma relação (im) possível? Trabalho e educação em saúde: a ordenação da formação de profissionais de saúde pelo e para o SUS maria auxiliadora córdova christófaro maria auxiliadora córdova christófaro

I. Trabalho e Educação ►relação histórica ... diferentes configurações poiesis tripalium Trabalho em Saúde Trabalho Formação de profissionais para a área da saúde Educação educação trabalho maria auxiliadora córdova christófaro

Processo educativo como processo social II Processos educativo e de prestação de serviços à saúde: dois serviços e uma relação (im) possível? Processo educativo como processo social ►ocorre através de diferentes instituições: família; igreja; partidos políticos; escola educação escolar deve traduzir a concepção e o projeto de sociedade que uma dada instituição privilegia ►sentido

processo educativo ocorre quando da interação crítica e criativa de informações, saberes e tecnologias o que demanda processos singulares de apropriação e articulação desses fundamentos; exige processos planejados, organizados e avaliados de forma institucionalizada configurando-se sentido e identidades individuais e socioculturais; processo mutante, transitivo e indissociável da dinâmica das sociedades e contextos onde ocorrem implicando em multireferências na definição do projeto político-pedagógico da IE. maria auxiliadora córdova christófaro maria auxiliadora córdova christófaro

processo de trabalho (prestação de serviços) a revolução atual não é de infra-estruturas mas de sistemas de organização e de gestão do conhecimento; novas formas de organização do trabalho (produção e serviços) mudanças no conteúdo do trabalho; mudanças na dinâmica do emprego; demanda por novas relações de trabalho; setorização econômico-social em permanente mudança.

e o trabalho em saúde: alguma especificidade? inexistência da capacidade do consumidor de compor sua própria necessidade dada a impossibilidade de manejar informações e saberes pertinentes à tomada dessa decisão; existência de limites para racionalizar a produção como acontece em outros setores econômicos; processos de atenção à saúde são impadronizáveis; prevalece a subjetividade (apesar de muitas informações objetivas sua interpretação é bastante subjetiva) Maria Auxiliadora Córdova Christófaro- set.08 - SMSA-BH

recuperação/satisfação imprevisível; a propedêutica e a terapêutica devem ser orientadas pelas necessidades do caso/cliente (individual ou coletivo) e não por critérios econômico sociais ou de auto-interesse; a alocação de recursos(condições,meios,pessoas) deve estar orientada e fundamentada em parâmetros éticos; recuperação/satisfação imprevisível; a “entrada” não é livre (é necessário credenciamento para prestar serviços de saúde) daí a essencialidade de processos de regulação; a realização de procedimentos e alguns tipos de equipamentos, ambiente, e condições, são indivisíveis. Maria Auxiliadora Córdova Christófaro- set.08 - SMSA-BH

questões priorizadas: III Trabalho e educação em saúde: a ordenação da formação de profissionais de saúde pelo e para o SUS ►O SUS questões priorizadas: aspectos referidos ao financiamento, à descentralização, à gestão e à organização do Sistema. questões a serem pautadas/priorizadas: aquelas referidas à ordenação da formação profissional para a área da saúde.

questões priorizadas, inicialmente: ►Sistema Educacional questões priorizadas, inicialmente: aspectos referidos à ampliação quanti-qualitativa da escolaridade geral (fundamental e médio), financiamento e ampliação do acesso ao ensino superior e técnico. questões a serem priorizadas: diretrizes e referenciais para a formação profissional em saúde considerando as especificidades da área.

Aspectos _ essenciais e fundamentais _ da política de interação do trabalho e da educação na ordenação da formação de profissionais para o SUS: 1.O estágio atual de investimentos (políticos, técnicos e financeiros) dirigidos à formação técnica profissional no nível médio de ensino para a área da saúde naturaliza as iniquidades da educação e do trabalho na saúde com repercussões éticas, técnicas e sociais para a população e para o trabalhador Iniquidades são diferenças que são desnecessárias, evitáveis e injustas. Whitehead, 2000. Iniquidades são diferenças em riscos ou agravos para a saude entre grupos populacionais ou ao longo do tempo que são evitáveis e não-escolhidas e para as quais um agente responsável pode ser identificado. Bambas, 2002.

Aspectos _ essenciais e fundamentais _ da política de interação do trabalho e da educação na ordenação da formação de profissionais para o SUS: 2. O SUS é um mosaico com vários segmentos e diferentes unidades, articulados ou não, de prestação de serviços de atenção à saúde e de produção de insumos : remuneração diversificada; múltiplas jornadas; direitos diferenciados; adoção de alternativas de absorção que transitam desde concursos formais até contratações individuais diferenciadas de profissionais autônomos passando pelas formas de cooperativas, chegando ao extremo de contratos de trabalhadores sem a formação específica para o trabalho que realizam.

Interação do trabalho e da educação e a ordenação da formação de profissionais para o SUS: aspectos _ essenciais e fundamentais _ a serem considerados na política de educação técnica profissional de nível médio o “desenho” (identidade e imagem social) e regulação do trabalho do profissional técnico da saúde formado no nível médio de ensino no contexto da prestação de serviços de saúde a formação profissional para o trabalho guarda estreita relação com as diretrizes do sistema educativo, os propósitos dos processos de formação e de atenção à saúde; a qualificação do trabalhador guarda estreita relação com as diretrizes, prioridades e propósitos das políticas de saúde nos planos de gestão e da organização, da regulação, da operacionalização e da avaliação da prestação de serviço, daí a exigência da qualificação como processo de educação permanente;

Questões desafiantes para uma PNIES articular os diferentes processos que tipificam o trabalho em saúde e o trabalho da educação. “Trabalhar” a interdisciplinaridade como aprofundamento e abrangência, para dar conta, tanto da particularidade como da complexidade (diferentes saberes que trabalham os limites do conhecimento e orquestram esforços convergentes e não justapostos). formar o técnico como profissional capaz de compartilhar conhecimentos, práticas e os diversos enfoques que configuram o trabalho da saúde. Ampliar o eixo de base dos planos curriculares e dos processos de formação: da exclusividade do o quê se ensina → para o quem ensina; para quem se ensina e, como se ensina. maria auxiliadora córdova christófaro

5. Integração da diversidade – necessidade de pactos ▼ internos externos 6. Pluralidade – múltiplos atores contracenando nos processo de decisão, de execução, de controle e de avaliação dos processos de ensino/aprendizagem a formação 7. Estrutura policêntrica/distintos núcleos articuladores relações horizontais de poder 8. articulação de diferentes processos de mudança ▼ necessidades e demandas qualificadas