ENCCEJA MATEMÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Encontro dos Professores de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga
2º encontro – Professores Maio de 2012
Sérgio Elias Vieira Cury
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Recuperação Intensiva
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Números complexos: apresentação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
O texto argumentativo.
Oficina de Apropriação de Resultados
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Programa Ler e Escrever
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico-Matemática
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Percepção do Espaço Pela Criança
ARTIGO CIENTIFICO.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Alfabetização na perspectiva do letramento
TRABALHO FINAL.
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
1 - Introdução à Modelagem Matemática
O texto argumentativo.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Equipe responsável pela produção
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

ENCCEJA MATEMÁTICA

Livro do Estudante - EF 1º Termo Capítulo I Sumário Matemática: uma construção humana Capítulo II A arte de raciocinar 2º Termo Capítulo III Os números: seus usos e seus significados Capítulo IV Geometria: leitura e representação da realidade Capítulo V As medidas e a compreensão da realidade 3º Termo Capítulo VI Proporcionalidade: uma idéia fundamental Capítulo VII A Álgebra: suas funções e seus usos 4º Termo Capítulo VIII A Estatística e sua importância no mundo da informação Capítulo IX Explorando situações numéricas Sumário Capítulo I Matemática: uma construção humana Capítulo II A arte de raciocinar Capítulo III Os números: seus usos e seus significados Capítulo IV Geometria: leitura e representação da realidade Capítulo V As medidas e a compreensão da realidade Capítulo VI Proporcionalidade: uma idéia fundamental Capítulo VII A Álgebra: suas funções e seus usos Capítulo VIII A Estatística e sua importância no mundo da informação Capítulo IX Explorando situações numéricas

Livro do Estudante - EM 1º Termo Capítulo I A Matemática: uma construção da humanidade Capítulo II Lógica e argumentação: da prática à Matemática Capítulo III Convivendo com os números 2º Termo Capítulo IV Nossa realidade e as formas que nos rodeiam Capítulo V Medidas e seus usos Capítulo VI As grandezas no dia-a-dia 3º Termo Capítulo VII A Matemática por trás dos fatos Capítulo VIII Gráficos e tabelas do dia-a-dia Capítulo IX Uma conversa sobre fatos do nosso dia-a-dia Livro do Estudante - EM Sumário Introdução Capítulo I A Matemática: uma construção da humanidade Capítulo II Lógica e argumentação: da prática à Matemática Capítulo III Convivendo com os números Capítulo IV Nossa realidade e as formas que nos rodeiam Capítulo V Medidas e seus usos Capítulo VI As grandezas no dia-a-dia Capítulo VII A Matemática por trás dos fatos Capítulo VIII Gráficos e tabelas do dia-a-dia Capítulo IX Uma conversa sobre fatos do nosso dia-a-dia

Como desenvolver as habilidades? Forma Tradicional Material do ENCCEJA Assunto da matem. contexto do aluno contexto do aluno assunto da matem. Predomínio da linguagem simbólica Predomínio da linguagem retórica Quanto? por quê? O que você acha disso? Você concorda? justifique a sua resposta Fundamental o entendimento de texto tende à desvinculação com a realidade do aluno mais significativa:vinculada à realidade do aluno Como ajudar o professor nesse percurso? ENCCEJA: verifica se o aluno é capaz de usar os conhecimentos em situações reais da sua vida em sociedade. Encaminharemos às escolas documento contendo:

Sugestões para o professor Dar uma chance para o material. Ele é de ótima qualidade e merece que se tente vencer as dificuldades iniciais de adaptação à forma de abordagem. Se considerar determinada atividade inadequada, faça as adequações ou, em último caso, procure outra que julgar adequada mas que esteja desenvolvendo a mesma habilidade. Verifique se considera as explicações sobre os conceitos do assunto tratado suficientemente claras para o seu aluno. Caso contrário, antes de se proceder à leitura do texto explicativo, faça uma explanação teórica sobre o assunto. Proceda à leitura do texto explicativo (solicite a um aluno que o faça, e faça revezamentos) e, no aparecimento de dúvidas, dê explicações adicionais. Se o tempo for curto ( e isso no EJA é mais crítico) faça um mapa de relevância dos temas, calibrando o aprofundamento que dará a um tema com o seu tempo disponível para isso e/ou escolhendo os temas que considera mais significativos.

ENCCEJA - Livro do Estudante – Ensino Médio Assuntos da Matemática nos capítulos Capítulo I: A Matemática: uma construção da humanidade - A Matemática e o dia-a-dia Proporcionalidade - A Matemática e a Linguagem Regra de três; sentença matemática; medida; gráfico de barras; gráfico de linha - O desenvolvimento da Matemática e os outros campos do conhecimento Trigonometria no triângulo retângulo: uso da tangente - Uma experiência que você também pode fazer Área e trigonometria no triângulo retângulo (tangente) - A Matemática e suas questões internas Números complexos: representação gráfica, adição e subtração -Usando a Matemática para modificar o mundo Tabulação de dados; gráfico de setor - Para você intervir em sua realidade - Fazendo uma maquete Figuras planas e espaciais; planificação; escala - Terminando... Números decimais: comparação e divisão