Alan Denis Flávia Luan Reinaldo Grupo 13 Alan Denis Flávia Luan Reinaldo
Competências organizacionais e criação de valor Capítulo 19 Competências organizacionais e criação de valor
Competências organizacionais Não basta ter recursos à disposição de uma empresa. Na verdade, os recursos constituem apenas a plataforma física sobre a qual a organização opera. Os recursos precisam ser administrados. Mas com a ajuda de competências. As competências representam a alma do negócio.
Segundo Levyleboyer, as competências significam o que a empresa aprendeu a fazer. E fazer muito bem e melhor do que as outras empresas. As competências não só diferenciam a empresa em relação aos concorrentes, como também lhe fornecem os meios para tornar-se melhor do que eles em termos de processos, métodos, procedimentos, produtos, serviços etc.
Conceito de competência segundo Montmollin,1984. Competências formam um “conjunto de saberes, práticas e comportamentos, procedimentos e tipos de raciocínio, que se pode acessar em um novo aprendizado”.
A cascata de competência Uma empresa detém competências essenciais quando sabe fazer melhor do que os concorrentes é um diferencial. Para ser competitiva, a empresa deve ter competências suficientes para extrair o máximo de seus esforços, agregar valor e entregar ao cliente um produto ou serviço altamente diferenciado e atrativo. O retorno do investimento feito em recursos passa necessariamente pelas competências.
As competências organizacionais repousam sobre uma cascata de competências funcionais, gerenciais e pessoais. Nessa hierarquia, as competências superiores dependem e todas as outras competências que lhe dão base e sustentação.
Competências Essenciais Competências Funcionais Competências Gerenciais Competências Individuais
Competências Essenciais
Produzem indicadores de desempenho que fazem a empresa se diferenciar e se destacar das outras, tais quais:
Oferecem de forma perceptível um diferencial sobre os concorrentes; Ganham reconhecimento de sua excelência tanto no ambiente externo quanto interno; Agregam valor aos clientes; Alcalçam a estabilidade na sua participação de mercado; Conseguem envolvimento e engajamento dos colaboradores no seu desenvolvimento; Seus processos internos são integrados e altamente eficazes.
Gary Hamel introduziu o conceito de competências essenciais ao discutir a competitividade organizacional. As competências essenciais de uma empresa apresentam quatro características básicas;
Propiciam uma forte vantagem competitiva para o negócio da empresa; São indispensáveis para o sucesso da empresa. Constituem os fatores críticos do sucesso empresarial. São singulares, específicas e próprias da empresa. Define o que a empresa sabe fazer melhor que as outras, caracterizando-as. São de difícil imitação pelas demais empresas. Sua complexidade decorre do fato de que são criadas, desenvolvidas, integradas e articuladas de modo que dificulte a cópia por seus concorrentes e de arranjo singular.
Quando essas competências são diretamente atendidas, são chamadas de competências essenciais ou centrais. O impacto de uma competência essencial se manifesta em três apectos da organização:
Diferenciação dos concorrentes; Capacidade de expansão. Valor percebido; Diferenciação dos concorrentes; Capacidade de expansão.
Valor percebido: Consiste no valor do produto ou serviço que o comprador está pagando à quanto ele está disposto a pagar a mais para ter acesso aos benefícios. Os benefícios fundamentais nem sempre são percebidos porque o cliente tem sua atenção voltada para os benefícios adicionais como desconto ou propaganda.
Diferenciação dos concorrentes: Permite que a empresa se distancie e/ou se diferencie dos competidores. É o caso da marca da tradição., dos serviços adicionais, curva de aprendizado, acessos únicos ou gestão além dos parâmetros do setor.
Capacidade de expansão: Oferecem novas oportunidades á empresa, pois apresentam uma força competitiva que viabiliza a oferta de novos produtos e serviços gerados a partir dela.
Competência essencial como emergente sistêmico
Recursos organizacionais Recursos físicos e materiais; Recursos financeiros; Recursos tecnológicos; Recursos financeiros. ATIVOS TANGÍVEIS Competências Essenciais Valor para o cliente; Único e superior concorrente; Extensão dessas vantagens para novos produtos e serviços e para novo mercados. Ativos Intangíveis
Usualmente são utilizados quatro critérios para escolha das competências essenciais de uma empresa: 1 - Capacidades valiosas: As que ajudam a empresa a neutralizar ou a explorar ameaças ambientais, gerando valor para a mesma e permitindo que a empresa formule e implemente estratégias capazes de gerar valor para os clientes..
2 - Capacidades raras: São as que nenhum outro ou poucos concorrentes têm. Sendo essa capacidade comum as empresas é provável que ela venha constituir em fonte de vantagem competitiva para qualquer uma delas.
3 - Capacidade de difícil imitação: São as que outras empresas não conseguem entender ou compreender. A capacidade pode ser difícil de imitar devido a três motivos isolados ou combinados: Condições únicas e exclusivas; Arranjo de imitação cara e dispendiosa: Fruto da complexidade social.
4 – Capacidades insubstituíveis: São as que não têm equivalentes estratégicos e não podem ser facilmente substituídas. Quanto mais difíceis de serem substituídas, maior seu valor estratégico. Quanto menos visíveis, mais difícil é para encontrar substitutos e maior o desafio para os concorrentes imitá-las.
As artes da excelência Para sobreviver no mundo dos negócios, a empresa precisa reunir uma gama de competências para alcançar vantagem competitiva sobre as demais. E devem buscar sempre a melhoria e o aprimoramento delas e a partir daí construir competências.
As 3 competências essenciais Potencial de oportunidades. Percepção dos benefícios. Difícil imitação.
Singularidade das competências Produtos, serviços, recursos em geral são de fácil imitação. Podem ser adquiridos em qualquer lugar do mundo e copiados com perfeição. Mais as competências não!!!
Dell CCE Lançado em 2009 Lançado em 2009 Tela: 14” Processador: Dual Core (1.4 Ghz) Memória (Ram): 2 GB Sistema operacional: Windows Vista Home Valor: R$ 1.600,00 Venda no 1º Semestre: 300mil Unidades Tela: 14” Processador: Dual Core (1.4 Ghz) Memória (Ram): 2 GB Sistema operacional: Windows Vista Home Valor: R$ 1.450,00 Venda no 1º Semestre: 190mil Unidades
Competências gerenciais São as competências voltadas para o trabalho gerencial. Referem-se às competências que os gestores devem ter para realizar seu trabalho.
Competências relacionadas com pessoas Comunicações Supervisão Ouvir e organizar idéias Treinamento, orientação e delegação Dar informações claras Avaliação de pessoal e desempenho Obter informações imparciais Disciplina e aconselhamento
Competências relacionadas com o trabalho Administração Raciocínio Administração do tempo e priorização Identificar e solucionar problemas Estabelecimento de metas e padrões Tomada de decisões e pesar ricos Planejamento e programação de trabalhos Pensar clara e analiticamente
Coaching Até pouco tempo atrás um gerente praticava a liderança interativa, a que enfatiza as relações entre líder e equipe no sentido de manter coesão e unidade.
Hoje: A antiga filosofia de liderança tornou-se defasada, sendo necessária criar uma nova liderança.
Liderança transformadora: Esta, renova idéias e conceitos sobre o trabalho em conjunto, facilita a inovação, gera espírito de equipe. Os lideres estão se transformando em verdadeiros coaches (treinador, técnico), que tem se tornado o novo estilo de gestão, no qual não basta apenas conduzir a equipe, mas capacitá-las a alcançar resultados nunca antes alcançados, Esse é o novo papel da gerencia.
Competências pessoais Competência pessoal é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais aplicadas de forma integrada e convergente em uma determinada atividade.
As competências pessoais transformam pessoas em talentos As competências pessoais transformam pessoas em talentos. E os talentos fazem o seu trabalho da seguinte maneira:
Execução primorosa de excelente: o talento executa uma atividade, função ou processo com excelência. Procuram fazer as coisas da melhor forma possível. Solução de problemas:o talento consegue a convergência de conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações problemáticas. Desenvolvimento: a competência pessoal permite gerar alternativas para desenvolver, mudar, melhorar, transferir.
Inovação: a competência pessoal permite gerar alternativas criativas e engenhosas para novas idéias sempre no sentido de criar coisas inteiramente novas e diferentes. Proatividade: visão antecipatória quanto a situações futuras. A solução dos problemas se faz pensando no futuro, uma vez que se tem uma visão clara da cadeia de causas e efeitos que levarão a situações posteriores.
E para que servem as competências?
Elas criam valor para a empresa, para o cliente, para o fornecedor, para a própria pessoa, para a comunidade e a nação. Criar e agregar valor, e exatamente para isso que existem as organizações.
Criação de Valor Gerar valor econômico significa gerar valor para os outros e capturar de volta parte deste valor ( em excesso) para si. É isso que movimenta o mundo empresarial. As empresas existem para maximizar ganhos: ganhar mais do que gasta e ganhar o máximo possível.
Cadeia de Valor Como criar valor em uma empresa? A resposta é: por meio de uma cadeia de atividades. Cadeia de valor é um conjunto integrado de atividades criadoras de valor que começam com a matérias-primas básicas provinda de fornecedores e vão se movimentando em séries agregadoras de valor.
As nove atividades criadoras de valor em uma empresa.
Atividades primarias 1° Logística de entrada: para trazer materiais e insumos para dentro da organização. 2° Operações: para converter os materiais e insumos em produtos finais. 3° Logística externa:para expedir os produtos finais 4° Marketing e vendas:para comercializar os produtos finais. 5° Serviços: para prestar assistência técnica aos compradores.
Atividades de apoio e suporte 1° Suprimentos de serviços e materiais Atividades de apoio e suporte 1° Suprimentos de serviços e materiais. 2° Desenvolvimento tecnológico. 3° Gestão de recursos humanos. 4° Infra-estrutura da organização: envolve administração geral, planejamento, finanças, contabilidade, jurídico e assuntos governamentais.
Cadeia de valor em qualidade O sucesso de uma empresa não depende apenas de como cada departamento (da cadeia de valor) desempenha o seu trabalho com o minimo de custo e o máximo de rendimento. Quase sempre departamentos isolados buscam maximizar os próprios interesses ao invés dos interesses globais da empresa e dos clientes.
O importante não é somente a excelência departamental, mas principalmente como as diversas atividades departamentais são coordenadas e integradas entre si.
Duvidas?