Experimentação em Ciências na formação inicial de professores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Parâmetros Curriculares Nacionais
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Universidade Federal de Alagoas
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Transcrição da apresentação:

Experimentação em Ciências na formação inicial de professores Maria Cristina de Senzi Zancul Mauro Carlos Romanatto Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara

Objetivos da disciplina Oferecer aos futuros professores das séries iniciais a oportunidade de vivenciar elementos da atividade científica durante a formação inicial. Discutir o papel da atividade experimental no ensino de Ciências para as séries iniciais e as possibilidades de utilização dessas atividades em sala de aula.

Desenvolvimento da disciplina Proposta metodológica fundamentada no projeto “ABC na Educação Científica – A mão na massa”. Realização de atividades que possibilitem a construção ou aquisição de conceitos e o desenvolvimento de procedimentos e atitudes relacionados à prática da atividade científica.

O desenvolvimento da disciplina Temas trabalhados em 2005 Flutuação Energia Potencial e Energia Cinética Circuito Elétrico Eletromagnetismo

Resultados A vivência dos futuros professores no ‘fazer ciência’ permitiu uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Na busca da resolução de questões a respeito dos fenômenos tanto conhecimentos como procedimentos experimentais foram mobilizados, possibilitando a relação entre a teoria e a prática, entre o formal e o empírico, entre o sujeito e o objeto – característica essencial da ciência contemporânea. A partir do depoimento dos alunos foi possível observar uma percepção mais compreensiva da ciência tanto em seus aspectos teóricos quanto em relação à sua metodologia.

Conclusões A proposta de uma metodologia de trabalhos experimentais de investigação durante a formação inicial do professor pode oferecer subsídios para a plena compreensão de conteúdos das Ciências Naturais bem como propiciar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes relacionados à prática da atividade científica, aspectos relevantes para uma atuação diferenciada com conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental.

Conclusões No entanto, que para alcançar plenamente os objetivos da educação científica de nossas crianças, além da prática da experimentação, devem acontecer mudanças em concepções, crenças e metas dos futuros professores com relação ao ensino de Ciências para o segmento inicial da escolarização básica. Desse modo talvez seja possível evitar que uma proposta promissora se torne apenas mais um modismo como tantos outros já vivenciados nessa área.