Liliani Lecco Dettogni

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Parâmetros Curriculares Nacionais
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Em telas “touchscreen”
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Unidade de Ensino São João Apresenta...
III Encontro de Boas Práticas
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma abordagem curiosa e divertida
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Situação de Aprendizagem
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Autor: Marcelio Adriano Diogo
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Laboratório de Mecânica
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Liliani Lecco Dettogni A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Liliani Lecco Dettogni

Introdução A Geometria sempre foi deixada para segundo plano nos cursos de Matemática. O professor, seguindo os livros didáticos onde a geometria era colocada no final do livro, utilizava o tempo restante para dar noções de Geometria, ficando o aluno sem aprender, entender e acima de tudo sem relacionar através do desenho aquilo que ele vinha aprendendo na álgebra. Pensando na importância da Geometria esse projeto vem trabalhar mais de perto com o aluno fazendo com que ele desenvolva e se relacione com o desenho Geométrico.

Objetivos    Proporcionar condições aos alunos para o desenvolvimento de atividades que priorizem o raciocínio, estabeleça relações, resolva situações problemas e construa conceitos de geometria plana e espacial.   Entender o significado da linguagem geométrica para utilizar nas demonstrações, mediante argumentação formal. Realizar atividades estabelecendo relações entre os conceitos abordados e o cotidiano dos alunos. Situar o aluno no tempo e espaço através da história da geometria.

Metodologia metodologia utilizada nas aulas de Geometria será: aulas expositivas; exercícios resolvidos individualmente e coletivamente; atividades práticas; ênfase na resolução de problemas; utilização de aplicações para construção do conhecimento;

Avaliação Critérios: comprometimento e envolvimento com as atividades; entendimento e compreensão das atividades propostas. Instrumentos: duas provas parciais; exercícios e trabalhos individuais.  

Conclusão A título de conclusão, o PROJETO DE DESENHO GEOMÉTRICO não se restringe apenas numa maneira diferente de organização do currículo escolar. Sua adoção exige muito mais trabalho, compromisso e responsabilidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.