Sistema Regional Americano de Direitos Humanos -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Controle da OIT
Advertisements

LEI “MARIA DA PENHA”.
Cortes e árbitros Solução de conflitos internacionais.
Responsabilidade Internacional dos Estados
ENFOQUE DO PROGRAMA DE DESASTRES DA OPS.
Integração econômica internacional.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC-GO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS 7ª SEMANA DE CULTURA E CIDADANIA MINICURSO.
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA
SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Profª. Dra. Teodolina B. S. C. Vitório
Sistema de Controle da OIT
DIREITOS HUMANOS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
the Americas / Migração Américas Boletim de notícias sobre migração nas Américas Programa de Migração e Desenvolvimento (M i DE)
Direito internacional SIMULADO Questões DO exame de ordem
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
Jurisdição Internacional Protetiva
DIREITO INTERNACIONAL
Direitos das Minorias © 2013
Direito à Privacidade © 2013
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Sistemas de Controle da OIT
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Fernando Matos Coordenador Geral
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Sistemática de Importação e Exportação
BANCO DE DADOS DE ESTRUTURAS JURÍDICAS, REGULAMENTOS, POLÍTICAS E PROGRAMAS DE MIGRAÇÃO NAS AMÉRICAS.
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
O Processo de Revisão da OEA: Modelos para novas resoluções Exposição de Pierre Giroux Missão Permanente do Canadá junto à OEA março de 2010 Preparada.
Grupo Informal de Trabalho CEAM 5 de março de 2010.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS. NOÇÕES GERAIS.
Quadragésimo Segundo Período Ordinário de Sessões da Assembléia Geral Cochabamba, Bolívia 2012.
Secretaria de Segurança Multidimensional Secretaria-Geral Metodologia com diretrizes para facilitar a preparação e apresentação, por parte dos.
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
TRIBUNAL DE JUSTIÇA Sede: Luxemburgo. Tribunal de Justiça (1) Composição e Estatuto Constituído por 27 JUÍZES, um por cada estado-membro, nomeados, de.
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado Professora: Adriana F S Oliveira
Viviane A. Gurgel
1 Sociedade ou mercado da informação? Valores económicos e liberdades e direitos individuais na UE.
ANÁLISE JURÍDICA, TÉCNICA E ORÇAMENTÁRIA COM VISTAS A IDENTIFICAR E DEFINIR UM CAMINHO PARA A INCORPORAÇÃO DA COMUNIDADE DE POLÍCIAS DA AMÉRICA (AMERIPOL)
CONVENÇÃO RELATIVA À LUTA CONTRA AS DISCRIMINAÇÕES NA ESFERA DO ENSINO
Álvaro Duarte, Brenda Pimentel, Daniel Carvalho, Elisa Bertilla, Fernanda Cavate, Glaubyane Viana, João Paulo Almeida e Paloma Pereira. UVV VILA VELHA.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
Organizações Internacionais
Conselho Municipal de Juventude” - CMJ.. Atribuições: I- estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam.
FMI Fundo Monetário Internacional
Jeibson dos Santos Justiniano
O que é Portaria? Portaria é um ato administrativo praticado pelos chefes de entidades e órgãos públicos, mediante o qual são emitidas determinações gerais.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Direito Internacional dos Direitos Humanos Alichelly Carina Macedo Ventura Especialista em Direitos Humanos – Washington College of Law Mestranda em Direito.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Responsabilidade Internacional por violação de direitos humanos
Definição de Objetivos, Diretrizes e Áreas Temáticas das Secretarias Grupo de Trabalho ad hoc sobre a Visão Estratégica Outubro de 2015.
ATUAÇÃO INTEGRADA COM A ÁREA CRIMINAL. CONTEXTUALIZAÇÃO ASPECTOS PRÁTICOS REFLEXÕES COMPARTILHADAS.
A Proteção Internacional dos Direitos Humanos
Organização das Nações Unidas ONU
Sistema universal - ONU Sistema europeu Sistema Interamericano
R EFUGIADOS NO M UNDO Amanda Suellen Panassolo Cíntia Kerbes Taís Wengenovicz Tuana Paula Lavall Valéria Melo Cazarotto.
Diretrizes e Políticas para o Processo de Fiscalização: RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO Ana Célia Marinho Membro CTFIS e Fiscal do Coren-PE.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
S E M I N Á R I O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONVENÇÃO DA ONU: CENÁRIO ATUAL 17 de OUTUBRO de 2007 APRESENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS.
Comissão Interamericana de Direitos Humanos
A ACTIVIDADE NORMATIVA DA OIT Turim, setembro de 2010.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA CURSO DE DIREITO. FACULADE BATISTA BRASILEIRA DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS TERCEIRO SEMESTRE CARGA HORÁRIA: 72 HORAS/AULA.
DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA INTERAMERICANA
Transcrição da apresentação:

Sistema Regional Americano de Direitos Humanos - O indivíduo como ator internacional

DH OEA – criada em 1948. Entrou em vigor em dezembro de 1951, quando a Carta de Bogotá entrou em vigor. 35 Estados-Membros constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério.

DH Base legal dos DH nas Américas. Convenção Americana de DH ou Pacto de San José da Costa Rica de 1969 (Direitos civis e políticos). Entrou em vigor em 1978, depois da ratificação de 25 Estados. Protocolo de San Salvador (Direitos econômicos, sociais e culturais) de 1988. Entrou em vigor em 1999.

DH Peculiaridades e Desafios da América Latina em matéria de DH.

CIDH Órgãos de fiscalização 1. Comissão Interamericana de DH (CIDH) Sede em Washington. Órgão principal e autônomo da OEA. Criada em 1959. Possui 7 membros independentes que atuam de forma pessoal, eleitos pela AG/OEA.

CIDH Entre as suas atribuições, estão: a) Receber, analisar e investigar petições individuais que alegam violações dos direitos humanos, segundo o disposto nos artigos 44 a 51 da Convenção; b) Observar o cumprimento geral dos direitos humanos nos Estados membros, e quando o considera conveniente, publicar as informações especiais sobre a situação em um estado específico; C) Remeter os casos à jurisdição da Corte Interamericana e atuar frente à Corte em determinados litígios.

CIDH Como encaminhar um caso de violação de DH pelo Estado contra um indivíduo? Ratificação da Convenção e violação de alguns dos seus direitos. Esgotar todos os recursos processuais onde ocorreu a violação, e entrar com a petição dentro dos seis meses seguintes. Não pode a mesma denúncia estar sendo discutida em outro organismo internacional, como a ONU, por exemplo.

CIDH Em seguida, a CIDH tenta fazer um acordo amistoso entre as partes. Se não for possível, a CIDH decidirá sobre o caso. Se houver violações, ela emitirá recomendações ao Estado para reparar o dano. Se o Estado não obedecer, a CIDH remeterá o caso para a Corte Interamericana de DH.

Corte Interamericana de DH Sede em San José, Costa Rica. Criada em 1979. 7 juízes.