A escola como espaço de desenvolvimento humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria psicogenética de HENRI WALLON
Advertisements

A Psicologia Sócio-Histórica
A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
Pedagogia da pesquisa-ação
Henri Matisse Obra: Fovismo – Henri Matisse.
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Seminário de Teorias da Aprendizagem
Afinal, o que é Planejamento?
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Henri Wallon ( / Médico)
HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Cristina M. Tassoni PPGE/PUC-Campinas
Características da criança: perspectivas teóricas
Professor Profissional
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Objetivo: Refletir sobre as marcas deixadas pelo abuso sexual no desenvolvimento infantil.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Educação Física Infantil e Fundamental
Segundo as Teorias de Wallon
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
OFICINA DE CRIATIVIDADE
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
A ESCOLHA DO BAIRRO “MACAÚBAS” PESQUISA DE CAMPO.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Wallon: Psicogênise da Pessoa Completa
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Mediação Semiótica em Vygotsky
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
TEORIAS E SISTEMAS 1º Período Curso: Psicologia
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Estágio Supervisionado II
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Sobre o Autor 1879: Henri Wallon nasceu em Paris, França. Graduou-se em medicina e filosofia : Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Bruno Dias Franqueira Lorena Badaró Drumond Do ato motor ao ato mental
BIANCA GORGULHO CAMILA FREIRE GABRIELA LASKIEVIC GIOVANNA CAETANO NINA LEVY Uma concepção dialética do desenvolvimento.
Fabiana Wanderley Cognição e Afetividade.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TRÊS PERGUNTAS A VYGOTSKIANOS, WALLONIANOS E PIAGETIANOS
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

A escola como espaço de desenvolvimento humano Henri Wallon Profa. Ivana de Oliveira Carvalho

Aspectos biográficos Nasceu em Paris em 1879 e morreu em 1962 (83 anos). Período marcado por intensa instabilidade social, turbulência política e duas Guerras Mundiais. Graduou-se em filosofia e medicina, interessando-se, também, pela Psicologia. Impactos em sua teoria: conflito, crise, oposição, dialética, crítica às posições dualistas, subestrato orgânico das funções psíquicas.

Engajamento político e educacional Aderiu ao Partido Comunista lutando incansavelmente contra o Fascismo e o Nazismo. Pertenceu à Resistência Francesa. Participou ativamente do debate educacional de sua época vinculando-se ao movimento da Educação Nova. Elaborou um ambicioso projeto de Reforma do Ensino Francês denominado “Plano Langevin-Wallon”: pleno desenvolvimento da pessoa visando à construção de uma sociedade justa e democrática.

A psicogênese da pessoa completa INTELIGÊNCIA SINCRÉTICA INTELIGÊNCIA CATEGORIAL AFETIVIDADE INTELIGÊNCIA EMOÇÃO AFETIVIDADE SIMBÓLICA AFETIVIDADE RACIONAL P MOVIMENTO IMPULSIVO EXPRESSIVO PRÁXICO IDEOMOVIMENTO

Desenvolvimento: movimento pendular Corpo Afetividade Eu Outro Inteligência Realidade Objetos Enriquecimento mútuo Conflitos e contradições

Escola como espaço de desenvolvimento humano Desafio: passar de uma escola centrada no desenvolvimento da inteligência para uma escola que priorize o desenvolvimento da pessoa completa: afeto, inteligência e corpo. Superar a dicotomia, que tudo separa, em prol da integração e da dialética, que tudo liga.

Concepção teórica de Wallon EMOÇÕES CORPO Expressam-se Produz Antagonismo Expressa-se Nutre-se Sustenta/Desobstrui COGNIÇÃO

Professor: Emoções, Corpo e Cognição A mímica facial e a postura do corpo comunicam estados afetivos. Perceber o contágio emocional para não ser envolvido por ele. Conscientizar-se das próprias emoções. Refletir sobre os fatores que deflagaram o conflito. Dialogar com ao alunos para que também se conscientizem.

Professor: Corpo e Emoções Exigir, por longos períodos de tempo, a contenção do corpo (que as criança fiquem sentadas, paradas e com a atenção concentrada num único foco) produz agitação, dispersão e crises emocionais (brigas, discussões, risos compulsivos...).

Professor: Corpo e Cognição A mímica facial e a postura do corpo refletem o curso do pensamento. A função postural sustenta a atividade de reflexão mental. O movimento desobstrui o fluxo mental.

Principais referências DANTAS, Heloysa. A infância da razão: uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo, Manole, 1990. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 23 ed. São Paulo: Summus, 1992

Principais referências WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WALLON, Henri. As Origens do caráter na criança. Nova Alexandria, 1985.