Computers & Education 51 (2008)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Estabelecendo sua filosofia de ensino
Focando a habilidade de Pensar
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Como os professores lidam com os erros
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Aluno a Distância.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Contextos de formação de Professores
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Disciplina: Prática Profissional II
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Programa Ler e Escrever
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Disciplina: Prática Profissional II
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Estratégias de eLeraning que funcionam Robert N. Bilyk.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Integrando Team-based Learning & PBL
O aluno elaborando conceitos
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
Abordagem Comunicativa - AC
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Disciplina: Prática Profissional II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
Docência do Ensino Superior
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
As Etapas da Pesquisa - TCC
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
Professora Michelle Luz
Sistemas de Aprendizagem
Estilos de Aprendizagem
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Peer Instruction Grupo 2 – Aline Nakamura Graziele Manin.
Tendências atuais do ECLE
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Transcrição da apresentação:

Computers & Education 51 (2008) 1172-1183 Surface and deep learning processes in distance education: Synchronous versus asynchronous systems Baruch Offir, Yossi Lev & Rachel Bezalel Bar-Ilan University, Ramat-Gan - Israel Computers & Education 51 (2008) 1172-1183

Abstract Ensino à distância é diferente de ensino regular em sala de aula. Um dos principais fatores que influencia a efetividade do processo de aprendizado é a interação que existe entre o professor e o estudante. A pesquisa dos autores indica que diferentes interações têm diferentes efeitos. Há 2 métodos para se implementar o ensino à distância: sistemas síncronos e assíncronos. A pesquisa se baseia no modelo de Oliver e Mclaughlin, onde existe 5 tipos de interações entre professor-estudantes: Social Procedural Expositiva Explicativao Cognitiva

Introdução Modelo de Oliver e McLaughlin (1996): Dimensão da interação Descrição Social : Estabelece e desenvolve afinidade Procedural : exigências e procedimentos do curso Expositiva : demonstração do conhecimento ou habilidades em resposta a uma solicitação Explicativa : instrutor usa respostas dos alunos para explicar conhecimento e desenvolver conteúdo Cognitiva : instrutor provê realimentação construtica ao aluno para refletir e reconsiderar alternativas

Dimensão cognitiva Entwistle & Waterson (1988) diferenciam "processamento em superfície"e "processamento em profundidade" dentro da dimensão cognitiva de manuseio de informações. Processamento em superfície: Repetição do enunciado de um problema sem observacões ou interpretações Repetiçào do que foi dito sem acrescentar novos elementos Usar idéias ou conceitos que foram apresentados sem comentários pessoais ou idéias avançadas Propor soluções sem explicações Julgamentos sem justificativas Ptopor diversas soluções abstendo-se de indicar a mais adequada. Fazer perguntas sobre tópicos irrelevantes ou que não contribuam para o entendimento.

Processamento em superfície ou em profundidade Processamento em profundidade: Conectar fatos, idéias e conceitos para interpretar, propor ou julgar. Criar novas informações a partir das informacões coletadas, usando hipóteses e citações Propor uma ou mais soluções em termos de julgamento Assumir as vantagens e desvantagens de uma situação ou solução Apresentar provas para sustentar teorias através de exemplos Julgamentos apoiados por justificativas Manuseio de um problema numa perspectiva mais ampla Desenvolver novas estratégias num plano mais amplo.

Quão profundo pode ser cultivado o processo de ensino Perguntas são efetivas quando conseguem motivar os alunos, concentrar sua atençào e revelar processamento aprofundado de informação. As perguntas permitem ao aluno estimar a extensão do domínio do material aprendido, e proporciona oportunidade de revisar o material. Fazendo perguntas de alto nível aos alunos incrementa sua compreensão e encoraja a um aprofundamento do processo de aprendizado. Assim, perguntas feitas em aula (dos instrutores ou alunos) promovem processamento aprofundado do material aprendido.

Classificação das perguntas Diversos autores têm propostas de classificação: Yopp (1988) Jarolimek (1977) Suchman (1962) Gallagher & Aschner (1963) Taba, Durkin, Fraenkel (1971) Hunkins (1969) Bloom, Engelhart, Hill & Krathwohl (1956) Rosenshine (1976) Moore (1996)

Classificação de Moore A estrutura de um curso pode ser rígida ou flexível. Depende das seguintes características: Objetivos do currículo Estratégias de ensino Meios de avaliação Congruência entre os materiais de aprendizado e as necessidades individuais dos estudantes. Características próprias dos estudantes

Estrutura da pesquisa Diversos testes foram aplicados a cerca de 160 estudantes de uma disciplina de Introduçào aos Computadores. Destes 50 desistiram e os demais foram até o final. Para validar os dados foram antes excluídos estudantes estrangeiros, estudantes com dislexia, com déficit de atenção e os que não responderam a todas os testes. Dois avaliadores examinaram o desempenho de cada estudante nos testes finais.

Testes finais Os observadores registraram o comportamento predominante de cada estudante usando a tabela abaixo: Estudante fala com seus amigos O estudante aprende sozinho e ignora seus amigos O estudante troca idéias e materiais com seus pares O estudante não fala com seus amigos O estudante compara os resultados do seu trabalho com seus amigos O estudante fala sobre temas que não são relacionados com as tarefas de aprendizado O estudante estuda sozinho mas pelo menos uma vez compara seu trabalho com seus colegas O estudante vai até o professor para esclarecimentos O estudante vai até o professor para receber instruções individuais O estudante não procura o professor

conclusões Aprendizado síncrono é mais eficaz entre estudantes com alta capacidade cognitiva Quando os estudantes são mais ativos no processo de aprendizado os materiais se tornam mais relevantes e significativaos para eles, pois lembram melhor,entendem melhor e o resultado final é incrementado. aprendizado efetivo obriga a responder questões e o instrutor a estimular perguntas e respostas dos alunos. Perguntas permitem que os alunos estimem o quanto do amterial já foi aprendido e cria oportunidade de rever e ensaiar materiais. A presenca do instrutor em sala de aula aumenta o suporte emocional do estudante e o encoraja a incrementar sua participação.