Pós-Graduação - EAD FACINTER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Advertisements

Como escrever um bom business plan
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O que é gestão financeira
Sistema de Informação Gerencial
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
Elaborando Um Plano de Negócios
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Planejamento Estratégico
Plano de Negócio Elber Sales.
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIO.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
P LANO DE N EGÓCIO A NDRÉIA F URQUIM DA S ILVA B RUNA M ENDONÇA I NGRID DOS S ANTOS A UGUSTO I ZAMIR J OELSON.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Planejamento e Responsabilidade Social
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Técnicas de Empreendedorismo
FERRAMENTAS DE MARKETING
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Plano de negócio.
Empreendedorismo ________________________________________
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Balanced Scorecard.
Disciplina: Controladoria
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
Evolução Histórica Pré-História
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Administração Financeira e Orçamentária I
PETI Planejamento Estratégico de TI
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA V. Plano de negócios ☺ O PLANO DE NEGÓCIOS É CONDIÇÃO ESSENCIAL DOS GRANDES NEGÓCIOS DE SUCESSO. ☺ ELE SÓ DEVERÁ SER.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
GESTÃO ORGANIZACIONAL
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Plano de produção ou plano operacional
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

Pós-Graduação - EAD FACINTER EMPREENDEDORISMO Prof. MSc. Zélia Halicki zelia@faculdadesagradafamilia.com.br Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

PLANO DE NEGÓCIOS

Identificando oportunidade

O que é um Plano de Negócios? Documento que reúne informações sobre as características e condições da sua empresa, seu negócio e onde ela pretende chegar.

O que é um Plano de Negócios? Documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados. Salim et al (2001, p.16),

Histórico e importância do plano de negócios Como surgiu o Plano de Negócios? Por que fazer um Plano de Negócios? Para quem interessa o Plano de Negócios?

Como surgiu o PN Será que as empresas sempre tiveram um PN ou “sempre tiveram tudo na cabeça” do gestor? Processo antigo ou recente? Globalização da economia empresas ficaram mais expostas à competitividade; PN fazer parte cotidiano das pequenas empresas.

Por que fazer o PN Empresas com até 2 anos de existência = 49,4% de mortalidade; Empresas com até 3 anos de existência = 56,4% de mortalidade; Empresas com até 5 anos de existência = 59,9% de mortalidade. PN evita muitos problemas e, principalmente se inviável, não seja colocada em prática.

Para que serve um Plano de Negócios? Minimizar riscos do negócio; Ajudar a gerenciar; Identificar oportunidades; Estabelecer vantagens competitivas; Apresentar a empresa a fornecedores, clientes e potenciais sócios e investidores; Solicitação de empréstimos Aumentar em até 60% as chances de um novo negócio.

Objetivos do Plano de Negócios Promover o pensamento estratégico; Estruturar o processo de planejamento; Melhorar a comunicação interna e externa; Facilitar a coordenação das atividades; Criar mecanismos de controle; Fortalecer a motivação dos membros da organização.

Razões para elaborar um PN Validar a ideia de um novo produto ou serviço; Orientar a implantação de um negócio; Promover a sensibilização de potenciais parceiros; Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial.

Razões para elaborar um PN Diminuir morte precoce dos empreendimentos; Capitalizar recursos junto aos investidores; Diminuir riscos; Identificar clientes, mercado e as estratégias Desenvolver uma empresa já existente Lançar um novo produto ou serviço; Instrumento de comunicação para diferentes públicos .

O que um PN deve proporcionar? Organização das ideias e propostas das pessoas envolvidas na condução da empresa para a visão da empresa, e não das pessoas que a compõem; Organização da própria empresa, dos números ou das funções exercidas pelas pessoas; Comunicação sócios, gerentes, clientes, fornecedores, investidores e parceiros em geral. Instrumento de comunicação eficiente os envolvidos.

O que um PN deve proporcionar? Existência de um instrumento de controle gerencial para acompanhamento, avaliação e controle das fases dos projetos da empresa; Existência de um instrumento eficiente para a captação de recursos, sejam financeiros, humanos e de parcerias. Lopez, Deutscher e Pavini (2001),

Importância do PN Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo; Estabelecer comunicação interna eficaz e convencer o público alvo externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc). Dornelas (2001).

Importância do PN Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio; Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas; Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas se necessário; Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, investidores, etc; Dornelas (2001).

Funções do Plano de Negócio Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional; Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado; Facilitar, ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.

Tipos de Planos de Negócios FORMAS BÁSICAS: PLANOS INICIAIS PLANOS DE CRESCIMENTO OU DE EXPANSÃO PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO PODEM SURGIR VARIANTES: Planos Estratégicos; Planos Internos; Planos Operacionais;

Tipos de Planos de Negócios Plano de Negócios Completo - demonstrar uma visão mais detalhada do negócio; Plano de Negócios Resumido - apenas apresentar informações resumidas a um público alvo Plano de Negócios Operacional – comumente utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionários para alinhar esforços internos .

Conteúdo do Plano de Negócio  Qual é o meu negócio? Aonde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias utilizarei?  

Conteúdo do Plano de Negócios Como conquistarei mercado? Quais são os fatores críticos de sucesso do meu negócio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre meu investimento? Salim et al, 2005.

O CONTEÚDO DO PLANO DE NEGÓCIOS: OS 5 PILARES Produto / Serviço Mercado Operacionalização Organização Finanças Proposta de valor Posicionamento na cadeia de valor Estrutura Competição Estratégia de atuação Potencial de mercado Tecnologia Processos de produção e distr Relação fornecedores e distr Equipe Gerencial Modelo organizacional Balanço, PE, Fluxo de Caixa TIR, Payback Necessidade de financiamento

OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS Competidores Plano de Negócios: Mercado Alvo Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

Pós-Graduação - EAD FACINTER Prof. MSc. Zélia Halicki EMPREENDEDORISMO Prof. MSc. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD