Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil

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Transcrição da apresentação:

Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil Literatura Infantil: Experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Daniel Ferreira Pereira1 (UERGS) Juliana Barcelos Silveira 2 (UERGS) Oseane Bastos3 (UERGS) Fabrício Soares4 (Orientador - UERGS) Além de que, conforme destacam as autoras Telma Leal e Eliana Albuquerque (2005, p.94):   O professor, ao estimular o desenvolvimento dos modos de ler a obra literária, além de contribuir para a aprendizagem da literatura, ampliando o acervo textual de cada aluno, seus conhecimentos sobre a história da humanidade, os autores, os estilos, contribui para o desenvolvimento pessoal, das subjetividades, do “ser no mundo”, promovendo, ainda, o desenvolvimento de estratégias de leitura que podem ser usadas em muitas e variadas situações de interpretação textual. Portanto, o trabalho com a literatura na escola poderá contribuir para sanar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na produção textual, na ortografia das palavras e na interpretação dos textos que eles leem, e que em muitos momentos não compreendem. Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil Fonte: Autores (2014). INTRODUÇÃO A educação básica enfrenta vários problemas no que se refere à aprendizagem principalmente no campo da leitura. A leitura e interpretação de textos são os maiores desafios a ser enfrentado por educadores desde os anos iniciais do ensino fundamental até o final do ensino médio, uma vez que são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de todo cidadão. OBJETIVO Identificar e refletir a respeito das experiências que envolvem a literatura infantil vivenciada em sala de aula durante as atividades do PIBID. METODOLOGIA O trabalho foi baseado em observações realizadas na Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires, em Cruz Alta,  vinculada ao PIBID com alunos do terceiro e quinto anos do ensino fundamental que participam das atividades realizadas dentro do Subprojeto Pedagogia do PIBID de Cruz Alta. Portanto, Como técnica de pesquisa foi adotada o método da observação participante, que conforme Marconi & Lakatos (2003): “consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo”. CONSIDERAÇÕES FINAIS DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A Literatura é necessária para a formação do individuo pensante e neste sentido é preciso que os educadores busquem em sala de aula meios diversificados para que os alunos  se tornem  leitores críticos e autônomos, desenvolvendo a capacidade de ler, interpretar e relacionar o texto com o mundo em que vivem, tornando essa leitura prazerosa e dinâmica. Neste viés, as atividades desenvolvidas dentro do PIBID têm contribuído de forma relevante com a nossa formação enquanto pedagogos, visto que têm nos propiciado experiências ímpares, envolvendo o trabalho com a literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. . Verificamos, a partir das experiências vividas no PIBID, com as turmas de terceiro e quinto anos do ensino  fundamental que os alunos têm dificuldades em ler, escrever e por consequência interpretar o que leem. Ao trabalharmos com o gênero Fábulas ficou evidente que as crianças fazem uso da imaginação ao produzirem seus próprios textos, mas a escrita é deficiente e na maioria das vezes não conseguem ordenar suas ideias, o uso da pontuação tanto na escrita quanto na oralidade também é limitado. Atentos a estas questões, tentamos introduzir formas lúdicas de  reconstruir o conhecimento literário fazendo uso constante da participação dos alunos nas atividades propostas e abraçando a produção teatral como um aliado, tendo em vista que esta atividade aguça a criatividade e o interesse dos alunos, bem como a produção de cartazes referentes aos temas trabalhados e a construção de textos dos próprios alunos, estes trabalhos são realizados, geralmente, em grupos, pois dessa forma um aluno pode socializar com os outros e nessa interação ensinar e aprender, simultaneamente, de forma prazerosa. As experiências vividas pelos educandos devem ser consideradas em sala de aula como importante fator na condução do processo de ensino-aprendizagem. REFERÊNCIAS LEAL, Telma F.; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. A literatura na escola e na comunidade: espaços de circulação dos textos literários. In: PAIVA, Aparecida de. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2014.   MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 1 2 3 Discentes Bolsistas de Iniciação à Docência do Pibid – 2014 - Uergs Pedagogia – Unidade em Cruz Alta. 4 Docente Coordenador de Área do Pibid 2014 – Uergs Pedagogia – Unidade em Cruz Alta.