INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Advertisements

Fatos Históricos Importantes
INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Qualidade Total.
Gestão Estratégica de Operações
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tipos de Melhoria Contínua
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
Fonte: Seiffert, M. E. B. ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental
Ética Profissional em Administração
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Teorias Modernas de Gestão
Aníbal Vilcapoma Ignácio
Introdução à Qualidade
Planejamento estratégico
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Estratégia de Operações
Escola Clássica da Administração
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Qualidade na Manutenção
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
Formação Técnica em Administração de Empresas
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e Responsabilidade Social
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
TQM “Total Quality Management”
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Perspectiva estratégica da qualidade
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Administração de Operações
Engenharia de Produção
Gestão da Qualidade.
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Qualidade, Processos e Gestão de Software
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Gestão da Qualidade Total (GQT)
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Gestão da Qualidade Qualidade:Conceitos e Evolução “ A perfeição não deve ser um ato, mas deve ser um hábito” (Aristóteles 350 a.C.) (Rodrigues – Ações.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prof. Nilson Campos

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. (ABEPRO)

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO Pessoas- Materiais- Informações- Equipamentos- Energia- Obs: as outras engenharias , em geral, focalizam fortemente apenas um dos elementos dos sistemas de produção.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO Por quê de modo econômico? Não é apenas produzir no menor custo possível. O custo é uma variável que depende de produzir com o mínimo refugo, o mínimo de retrabalho, os menores impactos ambientais, assumindo responsabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento dos trabalhadores, física e mentalmente. Otimizar o custo a curto prazo e levar o crescimento sustentado da organização.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - HISTÓRICO Taylor – 1911 – Princípio da Administração Científica. Trabalhava numa Indústria. Siderúrgica – indústria de ponta da época. Um método e um cronômetro. Henry Ford adotou o método de Taylor. Intercambialidade = armas e máquinas de costura(Singer). Linha de Montagem – Inspirado nos abatedouros(inverso).

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - HISTÓRICO Stakeholders- pessoas e instituições que influenciam na definição dos objetivos e planos da organização: acionistas, sindicatos, consumidores (procon), comunidades (ongs, fatma), normas e padrões (inmetro, iso), o estado (executivo, legislativo e judiciário) Conceito de “ MODO ECONÔMICO” mudou com o tempo. O Engenheiro de produção e os stakeholders.

ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1.Gestão da Produção; 2.Gestão da Qualidade; 3.Gestão Econômica; 4.Ergonomia e Segurança do Trabalho; 5. Gestão do Produto; 6.Pesquisa Operacional; 7.Gestão Estratégica e Organizacional; 8.Gestão do Conhecimento Organizacional; 9.Gestão Ambiental; 10.Educação em Engenharia de Produção;

GESTÃO DE OPERAÇÕES “Gestão” – “Engenharia de Produção” ; A partir de Revolução Industrial – meados do século XIX; Processo Artesanal - Processo Industrial; Taylor (1856-1915) – pai da Engenharia de Produção; Planejar e Executar; Trabalho Intelectual x Trabalho Braçal.

GESTÃO DE OPERAÇÕES Características da Indústria na época: Longo Ciclo de vida do produto; Pouca diversidade de produto; Foco no preço, pouca atenção para qualidade; Altos volumes e foco na economia de escala; Pouca ou nenhuma competição;

GESTÃO DE OPERAÇÕES Características Competitivas – atuais: Produtos com ciclo de vida mais curto e alta taxa de renovação de mix de produção; Alta variedade de produtos; Consumidores mais exigentes em termos de qualidade e atendimento rápido; Aumento da oferta de artigos importados e preços altamente competitivos;

GESTÃO DE OPERAÇÕES Paradigma da Produção em massa não é mais adequado; Trabalhadores operacionais x planejamento operacional; Padronização do trabalho de forma democrática e participativa; PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN – trabalhadores multifuncionais com autonomia para tomada de decisão.

GESTÃO DE OPERAÇÕES Conjunto de ações de planejamento, gerenciamento e controle das atividades operacionais necessárias à obtenção de produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor; Toda indústria de manufatura inclui serviços ao cliente; Funções da Gestão de Operações: gestão da demanda, planejamento do negócio,planejamento operacional e controle da produção. Ex: disk – pizza

GESTÃO DA QUALIDADE Subáreas da Qualidade: gestão da qualidade; qualidade em serviços; normalização e certificação para a qualidade; engenharia da qualidade; organização metrológica da qualidade; confiabilidade de produtos; confiabilidade de processos.

GESTÃO DA QUALIDADE Evolução da área da Qualidade: 1-Inspeção – segregar não-conformidade –abordagem corretiva;intercambialidade das peças – sistema padronizado de medida; 2-Controle da Qualidade (1920-1930) – Controle estatístico do processo – postura proativa de prevenção, monitoramento e controle; Melhoria Contínua – PDCA (plan, do, check, act);

GESTÃO DA QUALIDADE 3-Garantia da Qualidade (1950) – primeira abordagem sistêmica – TQC – influencia a ISSO 9000 – 1987; 4-Gestão da Qualidade – Deming e Juran – Gestão da Qualidade Total –TQM – Total Quality Management – aversão ao desperdício (muda) – ênfase na melhoria contínua do trabalho (kaizen) – Seis Sigma, Motorola na década de 80.