Ferramentas de comunicação de marketing Aula 4 Ferramentas de comunicação de marketing
propaganda A propaganda tem como função criar e fazer manutenção da imagem da marca de um produto e da imagem corporativa da empresa que a detém e, ainda, informar os atributos, benefícios e razão de consumo dessa marca de produto.
A propaganda é mais utilizada nas fases de introdução e crescimento do ciclo de vida de uma marca de produto por ser muito efetiva para despertar a atenção e o interesse do público-alvo.
A propaganda tem a função de conduzir o público-alvo até a marca do produto no ponto de venda.
técnica A propaganda usa como técnica a apresentação impessoal, de bens e serviços (produtos), para poder exercer sua função. Para tanto, adota seis princípios:
Principio 1 A boa propaganda concentra-se em uma idéia persuasiva, competitiva e singular. Deve enfatizar os atributos, os benefícios e a razão de consumo de uma marca de produto e mostrar como pode satisfazer necessidades e desejos:
Eficiência e economia
Sistema hidráulico com uma tecnologia que proporciona maior força de levantamento e proporcional à carga de operação.
Principio 2 A boa propaganda envolve o público-alvo. Deve conseguir e manter a atenção do público-alvo. É pessoal, resolve o problema do público-alvo. A motivação desse público deve vir tanto da razão quando do coração:
A máquina que minha empresa está precisando.
Princípio 3 A boa propaganda é crível e sincera. Deve soar a verdade. Deve haver por parte do público-alvo a percepção de que o anunciante é honesto. Fantasias valem, mas não deve-se tentar enganar. Isso acaba com a imagem de um produto / marca:
Pós-venda oferecido: “treinamento e consultoria”; “Serviço e Suporte”; “Contratos de serviço ao Cliente”, etc.
Principio 4 A boa propaganda, para ser bem entendida pelo público-alvo, deve ser simples, clara e completa. Não deve deixar mal-entendido e dúvidas. Deve ser transparente:
Eficiência e economia
Principio 5 A boa propaganda usa uma combinação de mídias e de veículos adequada e balanceada para atingir seu propósito:
Mídia: revista; Veículo: Revista de Engenharia; Objetivo: atingir clientes potenciais e específicos que atuam no ramo da construção em geral.
Princípio 6 A boa propaganda AMARRA os benefícios à imagem da marca e a torna sinônimo de produto: