PROPOSTA DE FORMATAÇÃO DE ANÁPOLIS – GO, NOVEMBRO / 2004

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FACULDADE METROPOLITANA
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Plano de Trabalho Docente
SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
GERÊNCIA DE CONSÓRCIOS TRABALHO DE GRUPO 2º CURSO DE GESTÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA INTEGRANTES: Alexandra Nogueira da Silva – UFG Alzir Felippe.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
SÉCULO XX.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Trabalho em Grupo Tema: Gerência de Consórcios
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Secretaria de Registro e Controle Acadêmico
Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Administração Estratégica Matriz de Conhecimentos: passos para solucionar problemas de estudo. Prof. Wilter Furtado - Fev 2014 MÓDULO III.
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
SINAES: Concepções e Diretrizes
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Referências Bibliográficas
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Ministério da Educação
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de  Saúde Integral de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
PROJETO GOVERNAMENTAL
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Faculdade Católica Salesiana do Espírito santo Disciplina: Planejamento e gestão em serviço sociais II Docente: Juliane Barroso.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
PROPOSIÇÕES PARA NOVOS RUMOS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA: Visão do CEE com base na avaliação da OCDE Criciúma, 03 de julho de Mauricio.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Analise Conceitual e Evolução Histórica
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE FORMATAÇÃO DE ANÁPOLIS – GO, NOVEMBRO / 2004 UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOÍAS - UEG ANÁPOLIS – GO, NOVEMBRO / 2004

Profª. Msc. Maria Aparecida de Souza Melo. ALEXANDRE LUIZ DE CASTRO OVELAR CLEBER DOS SANTOS ALMEIDA JOSÉ ANTONIO NUNES MORAIS PROPOSTA DE FORMATAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOÍAS - UEG Orientadora: Profª. Msc. Maria Aparecida de Souza Melo.

ESTRUTURA DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA JUSTIFICATIVA I – REFERENCIAL TEÓRICO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAS A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR II - PROPOSTA DE FORMATAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA A UEG O ENSINO SUPERIOR NA AMERICA E NO BRASIL O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUICIONAL – P.D.I

ESTRUTURA DO TRABALHO III - PROPOSTA DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA A UEG SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRATIVO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAS ACADÊMICO IV – DISCUSSÕES E CONCLUSÕES

OBJETIVO Objetivo Geral Objetivo Específico Conhecer as teorias sobre os sistemas de informações gerenciais e a sua importância para as instituições de ensino superior, bem como apresentar uma proposta de formatação de um sistema de informações gerenciais para –UEG. Objetivo Específico O levantamento sistemático das informações sobre a importância de um sistema de informações gerenciais e sua aplicabilidade às instituições educacionais.

GERENCIAMENTO DE DADOS E INFORMAÇOES Dados Processamento Informação Entrada Processamento Saída Feedack

METODOLOGIA A metodologia empregada constituiu-se de levantamentos bibliográficos sobre temas ligados ao sistema de informações e sistemas de informações gerenciais, identificando sua importância na gestão nas instituições de ensino superior e, a partir disto, apresentou-se uma proposta de formatação de um sistema de informações gerenciais para a Universidade Estadual de Goiás – UEG. O sistema visa atender os aspectos estruturais da instituição, buscando abranger todos os produtos e serviços ofertados, agregando todos os processos atuais e futuros, levando em consideração as metas e diretrizes estratégicas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

JUSTIFICATIVA Neste milênio as informações tornaram-se de fundamental importância para toda as organizações, uma vez que elas dão suporte à tomada de decisão em todos os âmbitos de uma instituição. A partir desta realidade é que se propôs um trabalho baseado em estudos da necessidade de implantação de um sistema de informações gerenciais que atenda às necessidades de gestão da informação para a Universidade Estadual de Goiás– UEG, e é com este objetivo que se apresenta o presente trabalho. Trata-se, portanto, de uma proposta que reflete o conhecimento dos autores deste estudo, em face dos levantamentos realizados em documentos e análises diversas obtidas junto às gerências de alguns setores da Instituição UEG, o que espera-se, poderá contribuir, não só para a formação dos autores desta proposta, mas também como ponto de partida para o desenvolvimentoefetivo de um Sistema de Informações Gerenciais para a UEG.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAS

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAS

IMPORTÂNCIA DA GESTAO DE INFORMAÇOES NAS IES

IMPORTÂNCIA DA GESTAO DE INFORMAÇOES NAS IES

PROPOSTA DE FORMATAÇÃO DE UM SIG PARA A UEG

ENSINO SUPERIOR NA AMERICA LATINA E NO BRASIL ENSINO NA AMÉRICA LATINA ENSINO NO BRASIL: COLONIA, IMPERIO E REPÚBLICA ENSINO EM GOIAS UNIANA – UEG UFG, UCG

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIMENSÃO MISSÃO VISÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ACADEMICO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRATIVO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRATIVO SECRETARIA BIBLIOTECA REGISTRO DE CERTIFICADOS E DIPLOMAS LABORATÓRIOS

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAS ACADÊMICO