CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Fundação, objectivos e estrutura
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Direitos e Deveres da Pessoa
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
Alegações da Sérvia.
ESTADOS.
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
Direitos das Minorias © 2013
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Curso Direito à Memória e à Verdade
Organização Política e Administrativa de Portugal
As relações entre Estados
Carta Olímpico.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
POR QUE ESTUDAR RI? Robert Jackson Georg Sorensen
Introdução ao Estudo do Direito Internacional Público Estados Soberanos Organizações Internacionais Tratados Internacionais Direito Internacional Público.
Organizações Internacionais Mundiais
Carta das Nações Unidas
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Criada em estados-membros Estruturas centrais Assembleia Geral Composta por todos os estados- membros com reuniões anuais. Para a aprovação da.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Roteiro da Aula Convivência
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado Professora: Adriana F S Oliveira
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Organizações Internacionais
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
ONU.
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
Direito Constitucional Professor Leonardo Vizeu Figueiredo 1 - I - Direito Internacional Privado: Conceitos, origens e teorias. por Leonardo Vizeu Figueiredo.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
Organização das Nações Unidas ONU
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Breve introdução ao direito internacional dos direitos humanos.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 – Estado: origem, elementos e funções. Poder: formação e repartição. Formas de governo. Prof. Abimael de Jesus.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO I FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
Transcrição da apresentação:

CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO DIREITO: 10º PERÍODO (graças à Deus) PROFESSOR: ALEXANDRE AUAD ALUNOS: LAURA MOURA GISELLY FERREIRA MARIZA PAIXÃO WALMIR JAQUES

INTRODUÇÃO Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a população percebeu que não poderia mais vivenciar a um massacre tão violento como o que ocorreu com os povos judeus e que teria que tomar providências para que a ignorância de um homem, de um país não ameaçasse a paz e segurança do mundo

CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS - Objetivo: manter a paz, a segurança internacional, desenvolver relações amigáveis entre as Nações, realizar a cooperação internacional, resolvendo os problemas internacionais da raiz econômica, social, intelectual e humanitária, desenvolver e encorajar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais sem qualquer tipo de distinção.

CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS - Órgãos : - Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado; - 14 organizações, conhecidas como agências especializadas que trabalham em áreas diversas como a saúde, a agricultura, os serviços postais e a meteorologia;

CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS - dispõem de mais 35 programas, fundos e organismos especiais com responsabilidade em setores específicos.

BREVE HISTÓRICO - Teoria do direito natural: o sujeito está no centro de uma ordem social e jurídica justa, mas a lei divina tem prevalência sobre o Direito Laica tal como é definido pelo imperador, rei ou o príncipe.

- Racionalistas: todos os homens são por temperamento livres e têm certos direitos congênitos de que não podem ser privado quando entram em sociedade. Foi este pensamento que acabou por mover o atual sistema internacional de amparo dos direitos do homem.

- Habbeas Corpus em (1679); - Declaração Americana da Independência surgiu em 4 de Julho de1776; - Declaração dos direitos do homem e do cidadão em 1.789;

- momento mais importante na história dos Direitos Humanos foi durante 1945 a 1948; - Assinatura: 26 de Junho de 1945

ÓRGÃOS PRINCIPAIS DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS Capítulo I propõe os princípios e propósitos das Nações Unidas, incluindo as provisões importantes da manutenção da paz internacional e segurança. Capítulo II define os critérios para ser membro das Nações Unidas. Capítulos III-XV, a maior parte do documento, descreve os órgãos da ONU e seus respectivos poderes. Capítulos XVI e XVII descrevem os convênios para integrar-se à ONU com a lei internacional estabelecida. Capítulos XVIII e XIX proporciona os critérios para retificação e ratificação da Carta.

ÓRGÃOS PRINCIPAIS DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS - Conforme o artigo 7º (1) são órgãos principais da Carta das Nações Unidas: uma Assembléia Geral, um Conselho de Segurança, um Conselho Econômico e Social, um Conselho de Tutela, um Tribunal  Internacional de Justiça e um Secretariado.

Assembleia Geral AGNU: órgão inter-governamental, plenário e deliberativo da Organização das Nações Unidas, e é composto por todos os países membros, tendo cada um direito a um voto, conforme disposto no artigo 18 (1). No que respeita ao processo de deliberação, as questões importantes são votadas por maioria de dois terços dos membros presentes e votantes, conforme o artigo 18 (2) da Carta das Nações Unidas.

Assembleia Geral reúne-se uma vez por ano em sessão ordinária que começa na terceira terça-feira do mês de setembro na sede da ONU, em Nova Iorque.

Conselho de Segurança - O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão da Organização das Nações Unidas, cuja obrigação é zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional.

Poder de veto O artigo 27 da Carta das Nações Unidas permite que os membros permanentes possam usar o seu direito de veto podendo assim bloquear as decisões do Conselho de Segurança, mesmo que nas votações o número mínimo de 9 votos favoráveis em 15 possíveis seja atingido,

Poder de veto a distribuição tem sido a seguinte: República Popular da China - 2; França - 3; URSS/Federação Russa - 4; Reino Unido - 10; e Estados Unidos da América - 42.

Tribunal Internacional de Justiça - O Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. Tem sede em Haia, nos Países Baixos;

Tribunal Internacional de Justiça - Sua principal função é de resolver conflitos jurídicos a ele submetidos pelos Estados e emitir pareceres sobre questões jurídicas apresentadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ou por órgãos e agências especializadas acreditadas pela Assembléia da ONU, de acordo com a Carta das Nações Unidas.

Tribunal Internacional de Justiça - O Tribunal Internacional de Justiça não deve ser confundido com a Corte Penal Internacional, que tem competência para julgar indivíduos e não Estados.

Conselho de Tutela Objetivo: supervisionar e administrar os territórios tutelados promovendo o progresso dos habitantes dos territórios e desenvolver condições para a progressiva independência e estabelecimento de governo próprio suspendeu suas atividades, após quase meio século de luta em favor da autodeterminação dos povos.

Conselho Econômico e Social - composto por 54 membros das Nações Unidas eleitos pela Assembléia Geral.

Secretariado A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial; Existem atualmente 192 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS - A Carta das Nações Unidas, ou Carta de São Francisco é o acordo que forma e estabelece a organização internacional alcunhada Nações Unidas, documento que, logo após a Segunda Guerra Mundial, criou a Organização das Nações Unidas em substituição à Liga das Nações como entidade máxima da discussão do Direito internacional e fórum de relações e entendimentos supranacionais;

CONSIDERAÇÕES FINAIS - assinada em São Francisco a 26 de junho de 1945 pelos cinquenta e um Estados membros originais. - tem como objetivos principais o respeito aos direitos e liberdades fundamentais do indivíduo, a manutenção da paz e segurança internacional e promoção do desenvolvimento social, com melhorias nas condições de vida dos indivíduos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS a relação do Estado com os seus Nacionais passaram a ser um problema internacional, objeto de intervenções internacionais e do Direito Internacional, demonstrando preocupação com os Estados a partir da promulgação da Carta das Nações Unidas.

Ban Ki-moon secretário-geral da ONU