Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Captação de Recursos e Marketing Social
Advertisements

COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
MARKETING INSTITUCIONAL
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
A Evolução da Venda Pessoal
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Definições de Marketing
II Encontro Profissional de Tênis
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Histórico A Federação Catarinense de Atletismo (FCA) atua há 33 anos na gestão do esporte, organizando eventos e competições, especialmente no atletismo.
INVESTIMENTO PARTICIPAÇÃO SOCIAL RETORNO FINANCEIRO Antonio O. Filho 09/2011.
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Integrações da Logística
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL POSTOS DE GASOLINA.
II WORKSHOP – GASTOS TRIBUTÁRIOS DA UNIÃO
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL EMPRESAS EM GERAL.
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
O processo de decisão de compra
LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
FUTSAL PIRACICABA O futuro em nossas mãos. DA LEGISLAÇÃO – Lei de 29/12/2006 – Lei de 02/05/2007 Decreto de 03 de agosto de 2007 (ME)
Lei Rouanet 8313 – Artigo 18 Ministério da Cultura
Marketing de Relacionamento
Fundamentos do marketing esportivo
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
2º PAINEL DE PROPAGANDA Apresentação feita com exclusividade para a FAAP Setembro de 2008.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6 A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07, possibilita a: Pessoa Jurídica.
“ Crescendo em Qualidade Profissional “ Tendência que faz a diferença Tânia Trevisan.
Comunicação Mercadológica
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Planejamento e Responsabilidade Social
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Consultoria Empresarial
Desempenho Organizacional e melhorias
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
Marketing Esportivo Definições
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Curso de Administração Nível I Versão IV Por: André Lima.
Koch Tavares é hoje referência no marketing esportivo e de relacionamento no Brasil e na América do Sul. Atuando nas mais diversas áreas, inclusive cultural,
Lei de Incentivo Fiscal do Esporte
VII SUPER COPA INTERNA DE FUTEBOL DE CAMPO MASTER
O Paineiras Fundado no início da década de 60, hoje com 50 anos, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se por sua ampla.
O MELHOR DA VIDA É FEITO EM PARCERIA..
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Plano de Negócio Exercício.
Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07
Voleibol A.D Criciúma/ FME
Estratégia de Marketing
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Lei de Incentivo ao Esporte
O que é Marketing Cultural? - É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Estratégias de Marketing
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza energética (ou espiritual)
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
Administração Mercadológica I
IMPLANTADO EM 01 JULHO DE 2006 NA EMPRESA SINTETIC BOOL ATRAVÉS DE UMA PARCEIRA COM O PROESPUFMG, SENDO QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA ESPORTIVA E SOCIAL.
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Segmentação de Mercado
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira

Aula 12 – 01/10/2013 Marketing esportivo

Marketing Esportivo Definições Marketing é uma atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca.(Phillip Kotler) Conquistar e manter clientes. (Theodore Levitt)

Negócio Esporte Qual é o Negócio? Qual é o Produto? Quais são os fatores críticos para o sucesso? Qual é o Histórico? Qual é a filosofia? Qual é a missão? Quais são os objetivos?

Recursos para o Esporte Até década de 80: Públicos Clubes sociais Após década de 90: Iniciativa privada? Marketing Esportivo Isenções fiscais - culturais

Tendências do marketing Valorizar a marca Criar atributos diferenciados Estender o valor da marca Respeito sagrado a “alma da marca”

Estratégia de marketing e o esporte Definidas as estratégias de marketing da empresa podemos definir como usar o esporte; Conhecer erros e acertos de outras empresas, evita que sejam cometidos os mesmos por você; O esporte é uma das ferramentas que pode ser utilizada em qualquer uma das atividades do composto de marketing (marketing mix) da empresa

Estratégia de marketing e o esporte

Relações entre o marketing e o esporte O esporte, a atividade física, eventos esportivos, atletas, confederações, federações, são produtos que devem ter uma estratégia de marketing própria, além de servirem de ferramentas na estratégia de mkt para outros segmentos. Empresas de produtos esportivos, serviços e agências também devem definir suas estratégias de marketing, usando ou não o esporte. Empresas não envolvidas com produtos ou serviços do esporte podem usar o esporte, a atividade fisica, eventos esportivos, atletas, confederações e federações e equipes como uma das ferramentas de sua estratégia de marketing.

Vantagens do esporte como ferramenta Variedade de opções de investimento de acordo com as verbas disponíveis: desde um merchandising no local do evento até o patrocínio de uma equipe ou de algum campeonato. Variedade de esportes adequados a diferentes targets.

Vantagens do esporte como ferramenta Variedade de atributos, valores, experiências, emoções ligados ao esporte: Saúde, alegria, vitória, juventude, superioridade, força, energia, emoção, coragem, desempenho, esforço, participação, qualidade, carisma, resistência, plasticidade, agilidade, leveza, companheirismo etc..

Vantagens do esporte como ferramenta Atinge o público em momento receptivo (de relaxamento e de encontro com seus ídolos) Agregador de grupos sociais (família, amigos, escola, etc) Trata-se de publicidade indireta Confere ao patrocinador o status de promotor social

Vantagens do esporte como ferramenta Leva a comunicação para o dia a dia da pessoa Tem espaço constante na mídia Proporciona experiências, sonhos, sensações e emoções

Como tirar melhor proveito mercadológico do esporte Identificar um evento cujo público esteja associado ao target de seus produtos, ou reúna um conjunto de conceitos que sua empresa deseja fixar como imagem ou filosofia de trabalho Patrocínio de clubes trazem sempre resultados a longo prazo e o investimento é alto.

Como tirar melhor proveito mercadológico do esporte Seja criativo, durante eventos esportivos você pode envolver seus clientes, a comunicação é mais pessoal e subliminarmente, sua imagem é realçada pelo patrocínio.

Empresas que utilizam o esporte Empresas diretamente ligadas ao esporte: são as empresas que dependem diretamente do desenvolvimento da prática esportiva para sua sobrevivência Artigos esportivos:Uniformes, calçados, assessórios etc.(Reebok, Nike,Adidas...) Instalações esportivas: Pistas, coberturas, quadras etc ( Playpiso, recoma, Taraflex...) Produtos alimentares (Gatorade, Sustagem...) Industrias do corpo: Academias, Spas, Médicos Agências: LG Ventura, Top Sport, Octagon Koch Tavares...

Lei de Incentivo A Lei nº /06, ou simplesmente Lei de Incentivo ao Esporte, estabelece benefícios fiscais para pessoas físicas ou jurídicas que estimulem o desenvolvimento do esporte nacional, através do patrocínio/doação para projetos desportivos e paradesportivos. Podem contribuir para os projetos Desportivos ou paradesportivos e obter os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Patrocinadores 1. Pessoa Jurídica – pode deduzir até 1% do imposto de renda devido, desde que sejam empresas tributadas com base no lucro real. No caso das pessoas jurídicas, o benefício não compete com outros incentivos fiscais. Isso quer dizer que essa faixa de renúncia fiscal é exclusiva para o setor esportivo. 2. Pessoa Física – pode deduzir até 6% do imposto de renda devido. Essa dedução concorre com outros incentivos fiscais, sem, contudo, estabelecer limites específicos, o que poderá ser aplicado em sua totalidade no incentivo ao esporte.

O Projeto Definido no art. 3°, I, do Decreto nº 6.180/07, Projeto Esportivo é o plano elaborado pela entidade de natureza Esportiva, apresentado nos formulários fornecidos pelo Ministério do Esporte e enquadrado em uma das manifestações desportivas previstas na Lei de Incentivo ao Esporte. 1) Cada proponente pode apresentar até seis projetos por ano (art. 22 do Decreto nº 6.180/07). 2) Os projetos desportivos ou paradesportivos deverão ser enquadrados em apenas uma das manifestações de que trata o art. 4º do Decreto nº 6.180/07 (art. 9º da Portaria nº 114/08).

O Que Não Pode Investimento no desporto de alto rendimento praticado profissionalmente; aquisição de espaços publicitários; cobrança dos beneficiários; projeto desenvolvido em circuito privado e que apresente comprovada capacidade de atrair investimentos, Independentemente do benefício.

Obrigado

Boa noite...

Fones : SUCE$$ ! OBRIGADO