CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Estrutura da Apresentação -
Advertisements

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Secretaria de Controle Externo no Estado de São Paulo - Secex/SP
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araújo
Convênios Fernando Silveira Camargo Analista de Controle Externo
Apresentadora: Sandra Elisabete Alves dos Santos
Tribunal de Contas da União
CONVÊNIOS Adriano de Souza Cesar TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Conhecendo o Tribunal de Contas da União
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal
TCU/SECEX-RS - SETEMBRO/2006
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Brasília, 1º de dezembro de VII Conferência Nacional de Assistência Social - Participação e controle no SUAS - Oficina 16: Transparência na gestão.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
Aprovação das Contas do Inmetro
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Como nasceu a idéia de Prestação de Contas?
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
TCU e o Controle Externo na Área de Assistência Social
Tribunale Contas da União Tribunal de Contas da União MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA SECRETÁRIA DE CONTROLE EXTERNO
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
 Competência Constitucional.  Relações entre Democracia e Contas.  Afastamento do Processo Eleitoral em decorrência de ação do Tribunal de Contas.
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Conhecendo o TCU Francisco Carlos Ribeiro de Almeida Secretário de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
palestrante Ranilson Ramos
Contas de Governo e Contas de Gestão Contas de Governo e Contas de Gestão Valtuir Pereira Nunes Auditor Público Externo Diretor-Geral do TCE-RS.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Processo no Tribunal de Contas da União. Introdução TCU => Atuação mediante formalização de processos Legislação específica => Lei nº 8.443/92 e RI/TCU.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS Alisson Carvalho de Alencar Procurador Geral de Contas.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DO PERNAMBUCO Evaldo José da Silva Araujo

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.

CONHECENDO O TCU “ Corpo de magistratura intermediária à Administração e à Legislatura, que, colocado em posição autônoma, com atribuições de revisão e julgamento, cercado de garantias contra quaisquer ameaças, possa exercer as suas funções vitais no organismo constitucional ” DECRETO nº 966-A, de 7 de novembro de 1890 Crêa um Tribunal de Contas para o exame, revisão e julgamento dos actos concernentes à receita e despeza da República.

ORGANIZAÇÃO Tribunal administrativo Órgão colegiado: Plenário Câmaras Ministros Auditores Ministério Público junto ao TCU Secretaria do Tribunal

COMPETÊNCIAS Competências constitucionais Competências legais: Lei 8.443/92; LRF; Lei 8.666/93; LDOs

O MODELO DE CONTROLE NO BRASIL Federal (recursos públicos federais) Controle Sistêmico: externo e interno Congresso Nacional: controle externo político TCU: controle externo técnico-operacional. Estadual e Municipal (recursos públicos estaduais ou municipais) Assembléias legislativas e câmaras municipais: controle externo político Tribunais de contas estaduais e municipais: controle externo técnico-operacional.

Abrangência Geográfica da atuação do TCU Escritório Financeiro do MRE em Nova York Município de Itacuruba - PE (3.885 hab.) Embaixada Brasileira na Austrália Itaipu Binacional 5.560 municípios; 26 estados e o Distrito Federal; 154 unidades gestoras no exterior; 2.123 órgãos/entidades; 3.441 unidades gestoras no país.

JURISDIÇÃO DO TCU Órgãos da Administração Direta dos três poderes e do MPU; Entidades da Administração Indireta e Fundacional; Serviços Sociais Autônomos e Conselhos Profissionais; Agências Reguladoras e Concessionárias de serviços; Organizações Sociais e Entidades sob Contrato de Gestão; Fundos Constitucionais, de Investimento e Legais; Estados, DF, Municípios e particulares (recursos repassados); Gestores de bens/valores públicos federais

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Fiscalizadora Consultiva Informativa Julgadora Sancionadora Corretiva Normativa Ouvidoria Diversidade e Complexidade da atuação do TCU

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Fiscalizadora Atos de gestão - órgãos federais. Concessão de serviços públicos. Atos de pessoal(admissão, aposentadoria, pensão etc). Convênios e contratos de repasse. Declaração de bens e rendas de autoridades federais. Receitas (subvenções e renúncias). Entrega das cotas (FPE, FPM, IPI - exportações, CIDE). Desestatização. Avaliação de programas. Lei de Responsabilidade Fiscal.

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Consultiva Contas do Governo Federal (parecer prévio). Solicitações da Comissão Mista de Orçamento - CN. Consultas.

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Informativa Informações ao Congresso Nacional. Representação ao Poder competente. Relatórios Trimestrais. Página sobre contas públicas.

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Julgadora Contas de gestores federais. Contas especiais por prejuízos ao Erário. Regulares - Quitação Plena Regulares com ressalva - Quitação e determinações Irregulares - Condenação em débito e sanções

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Sancionadora Imputação de débitos (Cadin). Aplicação de Multa. Inabilitação para exercício de função. Inidoneidade para licitar. Ajuizamento de ações civis e penais (MP). Inelegibilidade (TSE).

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Corretiva Determinações e recomendações. Sustação de ato irregular. Sustação de contrato (Congresso Nacional).

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Normativa Expedição de atos normativos. Fixação de coeficientes (FPE, FPM, IPI - exportações e CIDE).

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Ouvidoria Denúncia feita por cidadão, partido político, associação civil ou sindicato. Denúncia na imprensa. Representações: Controle Interno. Licitações ou contratos. Transferência voluntária federal (não comunicação). Autoridades competentes. Ouvidoria: Fone: 0800-644-1500 E-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

MEDIDAS DE CAUTELARES Afastar temporariamente dirigente público; Decretar indisponibilidade dos bens; Solicitar arresto de bens; Suspender ato ou procedimento impugnado

CRITÉRIOS DE CONTROLE Compulsoriedade do controle Materialidade Risco Relevância administrativa, econômica e social Interesse do Congresso Nacional Interesse da Sociedade

GRANDES DESAFIOS Ampliar relacionamento com o CN, gestores, órgãos de controle e sociedade (controle social) Uniformizar conceitos e desenvolver metodologias com o Controle Interno Ampliar o combate à corrupção e desvios Induzir melhoria na gestão pública Fomentar o controle social

Secretaria de Controle Externo no Estado do Pernambuco - Secex- PE MUITO OBRIGADO Secretaria de Controle Externo no Estado do Pernambuco - Secex- PE Rua Major Codeceira , n.º 121 Bairro: Santo Amaro   Recife - PE  CEP: 50100-070 Telefone:(81) 3424-8100 Fax: (81) 3424.8100 Ramal 208  www.tcu.gov.br secex-pe@tcu.gov.br