EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL
Cidadania Participativa nas
PLANO DE GESTÃO.
Facilitadora: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Ministério da Cultura.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF-
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
PNEF – Programa Nacional Educação para a Cidadania
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Educação Fiscal Uma questão de Cidadania.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
EDUCAÇÃO FISCAL e CIDADANIA
EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Ministério da Cultura.
PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
AMM. OBJETIVOS DO PROGRAMA •GERAL Fortalecer a Consciência Fiscal da sociedade mato-grossense, para o pleno exercício da cidadania, de modo a estabelecer.
Educação Fiscal Belém, 03 de julho de 2014.
Alexandre Rampelotto.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
ESAF – 40 anos de História, Ensino e Aprendizado
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL Secretaria de Estado da Educação Secretaria de Estado da Fazenda A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL ESTADO DO PARANÁ. PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF ORIGEM DO PROGRAMA 1945 – MF/SRF – cursos 1970 – Programa Contribuinte.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
Secretaria de Estado de Educação Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF - A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA P N E F PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA ESAF

OBJETIVOS DO PROGRAMA O PNEF tem os seguintes objetivos: GERAL: Promover e institucionalizar a educação fiscal para o pleno exercício da cidadania. ESPECÍFICOS: - Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão. - Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo. - Incentivar o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos.

ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PROGRAMA Maio/1996 – O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, reunido em Fortaleza, registra a importância da criação de um programa de conscientização tributária. Setembro/1996 – A implantação do programa de conscientização tributária faz parte do Convênio de Cooperação Técnica entre a União, os Estados e o Distrito Federal.

ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PROGRAMA Julho/1999 – O nome do programa é alterado para Programa Nacional de Educação Fiscal, tendo em vista a abrangência do programa, que não se restringe apenas à conscientização tributária, mas abrange também a questão do gasto público. Fevereiro/2003 – A Carta de Brasília, destacou, no item 7 da Reforma Tributária, que “todas as unidades federadas deverão promover um esforço e trabalho integrados com vistas à educação tributária e ao combate à sonegação”.

ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA A implantação do Programa se fará por meio dos seguintes módulos: Módulo I - Escolas de ensino fundamental Módulo II - Escolas de ensino médio Módulo III - Servidores públicos Módulo IV - Universidades Módulo V - Sociedade em geral

O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO FISCAL A escola como espaço de construção de conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade da comunidade em que está inserida, tem um papel fundamental na implantação do Programa de Educação Fiscal. A escola proporciona situações de aprendizagem que possibilitam a participação do educando no processo de construção da cidadania e de consciência de seus direitos e deveres como cidadão.

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL Não há milagre! No mundo contemporâneo nenhum país supera o atraso e as desigualdades sociais sem focar a educação como prioridade zero. A educação pode não ser o caminho mais curto para a inclusão social, mas certamente é o mais perene.

DIRETRIZES DO PROGRAMA 1 – Ênfase no exercício pleno da cidadania – (participação do cidadão na gestão governamental). 2 – O tratamento das questões tributárias e de finanças públicas abrangendo os três níveis de governo. 3 – Programa desvinculado de campanhas com caráter arrecadatório. 4 – Caráter de permanência – inserção do conteúdo programático na grade curricular, de forma transversal (trabalhado em várias disciplinas).

IDÉIAS-FORÇA DO PNEF Os serviços públicos somente podem ser oferecidos à população se o governante arrecadar tributos. O pagamento voluntário de tributos faz parte do exercício da cidadania. Os recursos públicos são geridos pelos representantes do povo, cabendo ao cidadão votar responsavelmente, acompanhar as ações de seus representantes e cobrar resultados.

IDÉIAS-FORÇA DO PNEF A sociedade tem limitada capacidade de pagar tributos; portanto, os recursos públicos devem ser aplicados segundo prioridades estabelecidas em orçamento e com controle social. É requisito da cidadania a participação individual na definição da política fiscal e na elaboração das leis para sua execução.

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO FISCAL - GEF Criação Julho/1997 – CONFAZ aprova a criação do Grupo. Fevereiro/1998 – Portaria MF 35 – constitui o GET (Grupo de Educação Tributária). Julho/99 – alteração do nome do grupo para GEF (Grupo de Educação Fiscal). Dezembro/2002 – Portaria MF/MEC nº 413 – reformula o GEF.

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO FISCAL - GEF MISSÃO DO GEF Promover a implementação, o desenvolvimento e a sustentabilidade do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF, de forma ética e democrática, contribuindo para o pleno exercício da cidadania, com vistas à justiça social e ao bem comum.

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO FISCAL - GEF Constituição atual do grupo: - Representantes da ESAF. - Representante do Ministério da Educação. - Representantes da Secretaria da Receita Federal. - Representante da Secretaria do Tesouro Nacional. - Representantes das Secretarias da Fazenda e da Educação dos Estados Coordenação e Secretaria-Executiva: ESAF ESAF

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL NOS ESTADOS - GEFE Portaria MF/MEC nº 413 prevê a criação do Grupo de Educação Fiscal dos Estados – GEFE (artigo 5°) Em São Paulo o Grupo Estadual é composto pelos seguintes representantes: => Secretaria da Fazenda: Ivan Aurelio Ferrari de Senço Luciana Mazucante Guanais Laurinda Souza Nascimento => Secretaria da Educação: Huguette Theodoro Silva => Secretaria da Receita Federal - 8ª Região Celso Gomes Pegoraro

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS - GFM Portaria MF/MEC nº 413 prevê a criação do Grupo de Educação Fiscal dos Municípios – GEFM (artigo 7°) O grupo municipal deve ser constituído por: I - Representante da Secretaria Municipal de Finanças II - Representante da Secretaria Municipal de Educação III - Representantes dos demais órgãos envolvidos com o desenvolvimento do PNEF no município. Alguns municípios já vêm desenvolvendo trabalho para a implementação do PNEF em escolas: Bauru, Carapicuiba, Franca, Guarujá, São Sebastião, etc.

PRINCIPAIS AÇÕES

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PARTICIPANTES

DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLAS ESTADUAIS Em 2004: Programa Piloto 371 escolas de 9 cidades (10 DEs) 2.451 professores capacitados por videoconferência, utilizando o sistema da “Rede do Saber” 231.000 alunos Em 2005: Expansão das atividades para as escolas de 52 Diretorias de Ensino - cerca de 2.000 escolas. Programa em fase de execução.

DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - ESAF / EAD Programa de formação de Disseminadores de Educação Fiscal disponibilizado na Internet pela ESAF, dirigido a professores do nível fundamental e médio. Em 2004: 240 vagas para São Paulo Em 2005: 1.300 vagas para São Paulo (650 por semestre) Informações e inscrições: fazespead@fazenda.sp.gov.br ESAF

PRODUTOS: FILMES O Sonho de Betinho - (2000) Noções de Educação Fiscal e Cidadania. O Menino que Enfrentou o Pirata - (2002) Conceitos de Patrimônio Público. O Niva Sumiu! Cadê o Niva? - (2002) Conceitos de Educação Fiscal e Cidadania. Participação Popular nas Políticas Públicas Importância da participação da população no acompanhamento das Políticas Públicas.

O Sonho de Betinho - Roteiro de Atividades PRODUTOS: CARTILHAS Impostos e Cidadania Conceitos sobre tributos. Gastos do Governo Conceitos sobre gasto público. O Sonho de Betinho - Roteiro de Atividades Roteiro para apresentação do filme. Adivinhe do que Eles Estão Reclamando? Conceitos sobre o uso do dinheiro público. A Coisa Certa Conceitos de Educação Fiscal.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS ESCOLA FAZENDÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Ivan Aurelio Ferrari de Senço Fone/Fax: (11) 3292-6455 iafsenco@fazenda.sp.gov.br SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 8ª RF Celso Gomes Pegoraro Fone/Fax: (11) 3315-0064 celso.pegoraro@receita.fazenda.gov.br

“As pessoas gostariam que eu tivesse respostas para tudo. Não tenho. Porém algumas coisas aprendi: o mais importante não é o Estado, mas a sociedade. Não é partido, mas a pessoa. Entre centralizar ou não, sou por descentralizar.

você tem a chance de intervir. A sociedade resulta E o mundo é processo. Por isso, 24 horas por dia você tem a chance de intervir. A sociedade resulta de incontáveis ações na família, na empresa, no município, no Estado.

num certo momento da história, mas no dia-a-dia. Democracia não surge num certo momento da história, mas no dia-a-dia. E o bom dela é ser inacabada, sempre se construindo.” Herbert José de Souza Betinho

F I M ESAF