Psicologia da Educação

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Transcrição da apresentação:

Psicologia da Educação Autores de destaque na Psicologia da Educação em Portugal Docente: Nuno Côrte-Real Discentes: Ana Fernandes Dany Gonzaga João Carronha Mariana Castro Mariana Teixeira Raquel Sousa 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII Francisco Adolfo Coelho (1847-1919) João de Deus (1830-1896) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental (1842-1891) Agostinho da Silva (1906-1994) Luís António Verney (1713-1792) Alexandre Herculano (1810-1877)

George Agostinho Baptista da Silva 1906 - 1994 Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: Nada pode ser ensinado por imposição Professor como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento. Professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los. Quinto Império: educar é dar meios de expressão à sua capacidade criadora e de comunicação

Aplicabilidade prática No processo ensino-aprendizagem, o professor como mediador. Importante a interacção com os alunos, com o objectivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. Professores de educação física, não podem ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade... Nas aulas de Educação Física devemos promover a autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir, de relaccionar com os outros.

Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII Francisco Adolfo Coelho (1847-1919) Barahona Fernandes (1907-1992) João de Deus (1830-1896) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental (1842-1891) Agostinho da Silva (1906-1994) Luís António Verney (1713-1792) Alexandre Herculano (1810-1877)

Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII Francisco Adolfo Coelho (1847-1919) Barahona Fernandes (1907-1992) João de Deus (1830-1896) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental (1842-1891) Agostinho da Silva (1906-1994) João dos Santos (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792) Alexandre Herculano (1810-1877)

Desde… 1913 …até 1987 João dos santos 1951 1939 especializando-se em psiquiatria 1945 hospital Júlio de Matos 1946 Vai para França trabalhar com grandes nomes da psicologia 1951 Funda e dirige os dois primeiros centros psicopedagogicos em Portugal 1955/56/58/71/73 participa na fundação de diversas associações 1975 Casa da Praia 1979 faculdade de Psicologia de Lisboa …até 1987 João dos santos

Importância nós professores? Quem foi? Médico e psicanalista O seu trabalho centrou-se na criança e nos seus problemas e perturbações em ensino especial. Pedagogia terapêutica Importância nós professores? Como devemos proceder ao depararmo-nos com crianças com problemas Através de etapas: Observação Diagnóstico Decisão Intervenção Conclusão

Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII Francisco Adolfo Coelho (1847-1919) Barahona Fernandes (1907-1992) José Francisco Pacheco (1951) João de Deus (1830-1896) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental (1842-1891) Agostinho da Silva (1906-1994) João dos Santos (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792) Alexandre Herculano (1810-1877)

José Francisco Pacheco (A Escola da Ponte)

Quem é? Educador Português Mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP Especialista em Música e em Leitura e Escrita Nasceu no dia 10 de Maio de 1951

Contribuição para o futuro Professor Fuga aos modelos Tradicionais Educação direcionada para a Prática Liberdade, responsabilidade e solidariedade entre os alunos Autonomia dos Alunos

Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII Francisco Adolfo Coelho (1847-1919) Barahona Fernandes (1907-1992) José António Pacheco (1951) João de Deus (1830-1896) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII António Nóvoa (1954) Antero de Quental (1842-1891) Agostinho da Silva (1906-1994) João dos Santos (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792) Alexandre Herculano (1810-1877)

“O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente” Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa - FPCEUL Atualização metodológica para desenvolver praticas pedagógicas mais eficientes Saber não é imutável Reciclar conhecimentos e procedimentos teóricos Melhor intervenção

Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII Francisco Adolfo Coelho (1847-1919) Barahona Fernandes (1907-1992) José António Pacheco (1951) João de Deus (1830-1896) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) Luíza Cortesão séc. XXI séc. XVII António Nóvoa (1954) Antero de Quental (1842-1891) Agostinho da Silva (1906-1994) João dos Santos (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792) Alexandre Herculano (1810-1877)

Luiza Cortesão Quem é? Professora Catedrática na FPCEUP; Integra o núcleo de investigação PIEF Realizou profundas reflexões Tratou problemáticas como a diversidade e multiculturalidade