Tipos de desligamentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Advertisements

1.
Conceitos, âmbito e objetivo
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Capacidade Qualidade.
ROTATIVIDADE DE PESSOAL & ABSENTEÍSMO
Recrutamento, Seleção e integração
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
RELAÇÃO COM EMPREGADOS: CONFLITO
Consultoria Empresarial
“Administração de Recursos Humanos II”
Qualidade Total.
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Um giro pelo mercado de trabalho
Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
Pesquisa de Clima Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Criação de um plano de benefícios
Professor Douglas Pereira da Silva Aula 2
O sistema de administração de recursos humanos
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Professora Andréia Vicente
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Professor: Arthur William Pereira da Silva
Chess Human Resources – 2006 – Todos os direitos reservados C onheça o programa de outplacement da Chess RH, ferramenta de significativa importância para.
Administração de Recursos Humanos II
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes
Carlos Visão Global Social
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Subsistema de Desenvolvimento
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
Cargos e Salários Material para avaliação
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Negociação.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Gerenciamento dos Recursos Humanos
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Mod 5 – tópicos de Gestão de R.H
PREVENÇÃO DE PERDAS A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa pode sofrer ao longo.
Cadetes: Cínthia, Gabriela e Dias
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
Administração de Recursos Humanos
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Um giro pelo mercado de trabalho
Gerenciamento de riscos
MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
REMUNERAÇÃO.
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Tipos de desligamentos. 1.  Desligamento por iniciativa do funcionário: ocorre quando um funcionário decide por razões pessoais ou profissionais encerrar a relação de trabalho com o empregador. A decisão de desligar-se depende de duas percepções. A primeira é o nível de insatisfação do funcionário com o trabalho. A segunda é o número de alternativas atrativas que ele visualiza fora da organização, isto é, no mercado de trabalho. O funcionário pode estar insatisfeito com o trabalho em si, com o ambiente de trabalho ou com ambos. Muitas organizações têm lançado incentivos financeiros para tornar o desligamento mais atrativo, como os Planos de Demissão Espontânea (PDE), quando pretendem reduzir o tamanho de sua força de trabalho sem se enredar nos fatores negativos associados a um corte unilateral. Esses planos envolvem o pagamento de alguns meses de salário, dependendo do tempo de casa, e a extensão do benefício de assistência médico-hospitalar por alguns meses.   2.  Desligamento por iniciativa da organização (demissão): ocorre quando a organização decide desligar funcionários, seja para substituí-los por outros mais adequados às suas necessidades, seja para corrigir problemas de seleção inadequada, seja para reduzir sua força de trabalho. As mudanças efetuadas no desenho dos cargos provocam transferências, recolocações, compartilhamento de tarefas, redução de horas de trabalho e demissões de funcionários. Para reduzir o impacto dessas mudanças organizacionais, o remédio tem sido o corte de horas extras, o congelamento de admissões, a redução da jornada de trabalho, o trabalho em casa (home office) e, sobretudo, a reciclagem profissional através do treinamento contínuo e intensivo. Quando a demissão se torna indispensável, as organizações utilizam critérios discutidos e negociados com seus funcionários ou sindicatos, para evitar problemas de redução do moral e fidelidade que afetam a produtividade, minimizar possíveis ações judiciais e assistir aos ex-funcionários na procura de empregos comparáveis no mercado de trabalho através do outplacement (recolocação profissional). O outplacement é um processo de recolocação conduzido por empresas de consultoria contratadas pela organização que assessoram seus ex-funcionários na busca de um novo emprego no mercado de trabalho.

3.21. Custos de reposição em função da rotatividade

ARH DE HOJE: Como processar a entrevista de desligamento A entrevista de desligamento utiliza um questionário simples para obter os dados a fim de serem registrados e tabulados para efeito de estatísticas sobre as opiniões a respeito de:   1.       Salário. 2.       Tipo de trabalho. 3.       Benefícios sociais. 4.       Quantidade ou programação de trabalho. 5.       Oportunidades de crescimento e de carreira. 6.       Relacionamento com os gerentes. 7.       Relacionamento com os colegas. 8.       Reconhecimento pelo trabalho. 9.       Tipo de supervisão recebida. 10.   Condições ambientais de trabalho. 11.   Condições psicológicas de trabalho. 12.   Treinamento e desenvolvimento. A entrevista de desligamento deve registrar as razões do desligamento: se foi por iniciativa do funcionário (qual a razão predominante para isso) ou se foi por iniciativa da empresa (e qual foi a razão oferecida para isso). Os dados do questionário são tabulados por área ou seção e por motivos para oferecer um diagnóstico sobre os principais motivos que levam à rotatividade na empresa, bem como oferecer meios para ações corretivas ou preventivas no sentido de reduzi-la.