Administração de Varejo

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Transcrição da apresentação:

Administração de Varejo Vivian Piovani 2011

Objetivos Conceituar o varejo e sua importância para economia, Apresentar os principais tipos de comércio varejista, Levantar necessidades pouco atendidas no varejo, e; Levantar os principais indicadores sobre o comércio varejista brasileiro.

Canal de Distribuição As atividades de varejo são melhor compreendidas entendendo-se as principais funções dos canais de distribuição.

Sortimento Sortimento é um conceito utilizado para determinar todo e qualquer tipo de produto que seja comercializado em uma loja. Toda loja é composta por itens, categorias e departamentos, sendo que todos fazem parte do sortimento.

Categorias de Sortimento Variedade: quantidade de marcas, categorias ou departamentos comercializados. Determina a amplitude do sortimento, podendo ser larga ou estreita. - Profundidade: quantidade de itens em cada marca, categoria ou departamento. Determina, como o próprio nome diz, a profundidade do sortimento, podendo ser profunda ou superficial.

Sortimento A combinação entre variedade e profundidade, que deve variar de acordo com a estratégia da loja. Cada tipo de varejo pode e deve ter um sortimento diferente conforme seu público-alvo e seu posicionamento.

Tipos de Varejo Varejo de lojas Varejo sem lojas – Varejo eletrônico e de Catálogo

Tendências Varejo Mundial Diversificação e integração de canais de venda e distribuição Fidelização de clientes Adequação total nas lojas e criacao de valores. Canais, produtos, atendimento, ambiente, exposição dos produtos, níveis de estoque, amplitude de sortimento ao estilo de vid do PA.

Tendências Varejo Mundial fortalecer a experiência de compra; criar conveniência máxima ao cliente; desenvolvimento de mão de obra envolvida; fortalecimento das marcas próprias;

Tendências Varejo Mundial integracao fornecedores – distribuidores – transportadoras – varejistas visando reducao de custos e melhor atendimento ao consumidor; aumento da competitividade mundial; Implementacao de servicos que tragam diferenciais competitivos reais para o varejista;

Tendências Varejo Mundial criatividade e inovação para atrair a recompra ou manutenção de publico jovem e inovadores; integração total dos canais de venda (inclusive loja) com o back-office e as diferentes areas operacionais através da informatização; mudança de 4 para 6 p’s.