Administração de Varejo Vivian Piovani 2011
Objetivos Conceituar o varejo e sua importância para economia, Apresentar os principais tipos de comércio varejista, Levantar necessidades pouco atendidas no varejo, e; Levantar os principais indicadores sobre o comércio varejista brasileiro.
Canal de Distribuição As atividades de varejo são melhor compreendidas entendendo-se as principais funções dos canais de distribuição.
Sortimento Sortimento é um conceito utilizado para determinar todo e qualquer tipo de produto que seja comercializado em uma loja. Toda loja é composta por itens, categorias e departamentos, sendo que todos fazem parte do sortimento.
Categorias de Sortimento Variedade: quantidade de marcas, categorias ou departamentos comercializados. Determina a amplitude do sortimento, podendo ser larga ou estreita. - Profundidade: quantidade de itens em cada marca, categoria ou departamento. Determina, como o próprio nome diz, a profundidade do sortimento, podendo ser profunda ou superficial.
Sortimento A combinação entre variedade e profundidade, que deve variar de acordo com a estratégia da loja. Cada tipo de varejo pode e deve ter um sortimento diferente conforme seu público-alvo e seu posicionamento.
Tipos de Varejo Varejo de lojas Varejo sem lojas – Varejo eletrônico e de Catálogo
Tendências Varejo Mundial Diversificação e integração de canais de venda e distribuição Fidelização de clientes Adequação total nas lojas e criacao de valores. Canais, produtos, atendimento, ambiente, exposição dos produtos, níveis de estoque, amplitude de sortimento ao estilo de vid do PA.
Tendências Varejo Mundial fortalecer a experiência de compra; criar conveniência máxima ao cliente; desenvolvimento de mão de obra envolvida; fortalecimento das marcas próprias;
Tendências Varejo Mundial integracao fornecedores – distribuidores – transportadoras – varejistas visando reducao de custos e melhor atendimento ao consumidor; aumento da competitividade mundial; Implementacao de servicos que tragam diferenciais competitivos reais para o varejista;
Tendências Varejo Mundial criatividade e inovação para atrair a recompra ou manutenção de publico jovem e inovadores; integração total dos canais de venda (inclusive loja) com o back-office e as diferentes areas operacionais através da informatização; mudança de 4 para 6 p’s.