Comunicação Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
Advertisements

Técnicas de Comunicação Escrita
Processo de Comunicação
Comunicação Nome. Código. José Rafael R. Bertuga
Organização, Sistemas e Métodos
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
PRODUÇÃO RESENHA.
Assessoria Organizacional e RP
Assessoria Organizacional e RP
O Estudo da Comunicação
Profª. Selma Maria da Silva


Projeto Visual Conceitos básicos.
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Traços da Personalidade
Comunicação Verbal e Não-verbal
Comunicação Causa da comunicação
Comunicação Empresarial
ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO BIBLIOTECÁRIO X USUÁRIO
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Comunicação Empresarial
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
Comunicação Organizacional Funções, problemas e soluções Eufrasio Prates © 2001.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
AULA 1 - Comunicação Organizacional
O QUE É MÍDIA TRAINING?. É a técnica que orienta como agir diante dos jornalistas: Responder de forma clara, precisa, segura; Evitar enganos, distorções.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
COMUNICAÇÃO GERENCIAL
ASPECTOS PSICOLÓGICOS INERENTES ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Comunicação Empresarial e Negociação
O processo de comunicação
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Fundamentos da Comunicação Social 2º Ten. REP Helena 1 1.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
Jornalismo empresarial Não é possível ser jornalista sem se entender a sociedade. I. F. Stone.
A Comunicação na Gestão de RH
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Organizacional Integrada
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
O processo de comunicação
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Conceitos Introdutórios
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
Comunicação Organizacional
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
Comportamento Organizacional
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
História Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de grande importância, sendo uma ferramenta de integração, instrução, e desenvolvimento a comunicação.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
A Comunicação nas Organizações Privadas
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Empresarial Eliana Nagamini

Apresentação Olá, caros alunos Nesta unidade vamos conhecer alguns aspectos que envolvem a Comunicação Empresarial. Esta introdução possui as seguintes etapas: - discutindo o conceitos: verdades e mentiras; - formas de comunicação; - níveis de comunicação; - fluxos de comunicação; - reflexões; - ruídos na comunicação; - elementos da comunicação; - aspectos que potencializam a eficácia na comunicação; - comunicação

Discutindo conceitos: verdades e mentiras Comunicação Organizacional “É povoada de mitos, versões, falsas interpretações e muito preconceito” “O principal mito: a comunicação faz milagres” “Pode transformar o conceito de uma organização, de forma a substituir aspectos negativos por aspectos positivos, alterando radicalmente a imagem”

Formas de Comunicação CULTURAL ADMINISTRATIVA SOCIAL SISTEMA DE INFORMAÇÃO Interpessoal Burocrática Pública Registro Clima interno Costumes Idéias Valores Cartas internas Memorandos Papéis Jornalismo Relações públicas Publicidade Marketing Editoração Banco de dados

Níveis de Comunicação INTRA INTER GRUPAL COLETIVO Um emissor Dois interlocutores Pequenos grupos Públicos específicos ou gerais Habilidades individuais Fala Apresentação Domínio Raciocínio Conhecimento Bilateral Papel/função Posição/hierarquia Reuniões Palestras Boletins Jornais Revistas

Fluxos de comunicação Descendente Ascendente Lateral Diagonal Movimento De cima para baixo De baixo para cima Para os lados Transversal Característica Formal Formal/ informal Hierarquia Superiores para subordinados Subordinados para superiores Mesma posição Superior e subordinado de setores distintos Positivo Dividir informação Planos de sugestões Participação Sistematização Uniformização Rapidez Abertura Negativo Reter informação Boatos Grupos fechados Ruídos Quebra da hierarquia

Reflexões O que contribui para a eficácia da comunicação? Emissor Receptor

Ruídos na comunicação Vamos ouvir uma propaganda veiculada no rádio Título: Propaganda de celular – ruídos FICHA TÉCNICA ano: 25 titulo: Comer você. criação: Adriano Gehres / Endy Santana direção de criação: José Henrique Borghi agência: Leo Burnett Bronze Acesse o site: http://ccsp.com.br/anuarios/anuarios.php?ano=25 (último acesso 25 de agosto de 2010) Você já parou para pensar nas mensagens que você elabora no seu cotidiano profissional?

Elementos da Comunicação REFERENTE EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CANAL CÓDIGO

Aspectos que potencializam a eficácia da comunicação Definição clara dos objetivos Capacidade de codificação/expressão Domínio psicológico Empatia Carisma Capacidade para compreender o ambiente Conhecimento do tema Mensagem e referente EMISSOR Conhecimento do perfil do receptor Escolha adequada do meio Comunicação interpessoal Interação, feedback, empatia (construção da imagem)

Comunicação Objetivo Influenciar comportamentos Métodos de persuasão Verbal Não verbal linguagens Produção de sentidos Inferências Receptor Efeito

Referências bibliográficas ABREU, Antonio Suárez. A arte de argumentar. 11ª ed. São Paulo: Ateliê, 2008. BERLO, David. O processo da Comunicação. Introdução à teoria e à prática. 10ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16ª ed. São Paulo: Ática, 2004. GRACIOSO, Francisco. Propaganda institucional. Nova rama estratégica da empresa. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.