Comunicação Empresarial Eliana Nagamini
Apresentação Olá, caros alunos Nesta unidade vamos conhecer alguns aspectos que envolvem a Comunicação Empresarial. Esta introdução possui as seguintes etapas: - discutindo o conceitos: verdades e mentiras; - formas de comunicação; - níveis de comunicação; - fluxos de comunicação; - reflexões; - ruídos na comunicação; - elementos da comunicação; - aspectos que potencializam a eficácia na comunicação; - comunicação
Discutindo conceitos: verdades e mentiras Comunicação Organizacional “É povoada de mitos, versões, falsas interpretações e muito preconceito” “O principal mito: a comunicação faz milagres” “Pode transformar o conceito de uma organização, de forma a substituir aspectos negativos por aspectos positivos, alterando radicalmente a imagem”
Formas de Comunicação CULTURAL ADMINISTRATIVA SOCIAL SISTEMA DE INFORMAÇÃO Interpessoal Burocrática Pública Registro Clima interno Costumes Idéias Valores Cartas internas Memorandos Papéis Jornalismo Relações públicas Publicidade Marketing Editoração Banco de dados
Níveis de Comunicação INTRA INTER GRUPAL COLETIVO Um emissor Dois interlocutores Pequenos grupos Públicos específicos ou gerais Habilidades individuais Fala Apresentação Domínio Raciocínio Conhecimento Bilateral Papel/função Posição/hierarquia Reuniões Palestras Boletins Jornais Revistas
Fluxos de comunicação Descendente Ascendente Lateral Diagonal Movimento De cima para baixo De baixo para cima Para os lados Transversal Característica Formal Formal/ informal Hierarquia Superiores para subordinados Subordinados para superiores Mesma posição Superior e subordinado de setores distintos Positivo Dividir informação Planos de sugestões Participação Sistematização Uniformização Rapidez Abertura Negativo Reter informação Boatos Grupos fechados Ruídos Quebra da hierarquia
Reflexões O que contribui para a eficácia da comunicação? Emissor Receptor
Ruídos na comunicação Vamos ouvir uma propaganda veiculada no rádio Título: Propaganda de celular – ruídos FICHA TÉCNICA ano: 25 titulo: Comer você. criação: Adriano Gehres / Endy Santana direção de criação: José Henrique Borghi agência: Leo Burnett Bronze Acesse o site: http://ccsp.com.br/anuarios/anuarios.php?ano=25 (último acesso 25 de agosto de 2010) Você já parou para pensar nas mensagens que você elabora no seu cotidiano profissional?
Elementos da Comunicação REFERENTE EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CANAL CÓDIGO
Aspectos que potencializam a eficácia da comunicação Definição clara dos objetivos Capacidade de codificação/expressão Domínio psicológico Empatia Carisma Capacidade para compreender o ambiente Conhecimento do tema Mensagem e referente EMISSOR Conhecimento do perfil do receptor Escolha adequada do meio Comunicação interpessoal Interação, feedback, empatia (construção da imagem)
Comunicação Objetivo Influenciar comportamentos Métodos de persuasão Verbal Não verbal linguagens Produção de sentidos Inferências Receptor Efeito
Referências bibliográficas ABREU, Antonio Suárez. A arte de argumentar. 11ª ed. São Paulo: Ateliê, 2008. BERLO, David. O processo da Comunicação. Introdução à teoria e à prática. 10ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16ª ed. São Paulo: Ática, 2004. GRACIOSO, Francisco. Propaganda institucional. Nova rama estratégica da empresa. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.