UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Departamento de Saúde Ambiental HSA5759 – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DA VIDA Parte II
Advertisements

NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Características gerais dos seres vivos
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria dos Sistemas Abertos
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
Professor Marcelo Rocha Contin
Sofrimento Psíquico e Trabalho
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  ORGANIZAÇÕES.
Desenvolvimento organizacional
CP - Capital psicológico
Gestão Ambiental Aplicada
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Administração Geral - Aula 05
SERES VIVOS Introdução.
Comportamento organizacional
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Teoria Geral dos Sistemas 2
Comportamento Organizacional
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Meio Ambiente e Edificações
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Características dos seres vivos
Teoria geral da administração
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O QUE É UM SISTEMA.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Dez Princípios de Economia
Teoria Geral de Sistemas
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Características dos Seres Vivos
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
ECOLOGIA ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
REENGENHARIA.
Teoria Geral dos Sistemas
TEORIA DE SISTEMAS   .
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
As Idéias de Darwin Prof. Alan Alencar.
Ciências Naturais – 8.º ano
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
SEGURANÇA DO TRABALHO MÓDULO III SEGURANÇA AMBIENTAL PROF. PATRICIA BIANCA CAP. 3 – IMPACTO AMBIENTAL.
Disciplina:Sistemas de Informação
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Características gerais dos seres vivos
Émile Durkheim
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Teoria Geral da Administração Prof. Rodrigo F. Belli
Relações hídricas.
 Criado em 1970, nos EUA, pela National Sanitation Foundation. Em 1975 a CETESB começa a adotar.  Desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Estressores: Conceitos. “Condição externa que causa uma alteração potencialmente prejudicial em sistemas biológicos.” (Hoffmann & Parsons, 1991) Estresse.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Departamento de Saúde Ambiental HSA5759 – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável Grupo 1: Claudilene Zanardi Letícia Manolio de Paula Martins Paula P. de S. Campos Indicadores para o desenvolvimento sustentável: teoria, método, aplicações Autor: Hartmut Bossel

Elementos do sistema Ambiente do sistema Sistema Estrutura do Sistema Fronteira do sistema Entradas Saídas SISTEMA

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS Sistemas estáticos: Eles não interagem com seu ambiente e não mudam. Exemplos: uma pedra ou uma cadeira; Sistemas metabólicos: Eles exigem um fluxo de energia, matéria ou informação para existir. Exemplos: uma cachoeira, uma chama, um rádio ou um motor; Sistemas de auto-apoio: Eles têm a capacidade necessária para obter recursos (matéria, energia e informação). Exemplos: organismos simples ou robôs de exploração funcionando a energia solar; Sistemas seletivos: Eles podem responder seletivamente a mudanças ambientai.. Exemplos: organismos respondendo seletivamente a luz, calor, água, acidez, e assim por diante; Sistemas de proteção: Eles podem se proteger de influências negativas. Exemplos: os organismos que utilizam ou constroem abrigos;

Sistemas de Auto-organização: Eles podem mudar a estrutura do sistema para se adaptar às mudanças em seu ambiente. Exemplos: plantas, animais, ecossistemas ou organizações humanas; Sistemas não isolados: Eles modificam seu comportamento em resposta a presença e as atividades de outros sistemas. Exemplos: competição com predadores ou empresas; Sistemas auto-reprodução: Eles podem reproduzir sistemas de sua própria espécie. Exemplos: as células do corpo, populações ou organizações humanas; Sistemas sensíveis: Eles podem sentir dor, estresse, emoções e assim por diante. Exemplos: animais e humanos; Sistemas Conscientes: Eles podem refletir sobre suas ações e impactos subseqüentes. Exemplos: os seres humanos e primatas.

Sistemas são denominados complexos se eles têm uma estrutura interna de muitos processos qualitativamente diferentes, subsistemas, interconexões e interações. Sistemas complexos Organização hierárquica: Assentamento de subsistemas e responsabilidades dentro do sistema total. Subsidiariedade: Para cada subsistema é dada a responsabilidade e os meios para manter sua própria casa em ordem dentro do alcance de suas próprias habilidades e potenciais. Os subsistemas contribuem para a viabilidade do sistema total

Propriedades do ambiente do sistema Estado ambiental normal: O estado atual do ambiente pode variar em torno deste estado em um determinado intervalo. Escassez de recursos os recursos necessários para a sobrevivência de um sistema, como energia, matéria e informação, não estão imediatamente disponíveis quando e onde necessário. Variedade Muitos processos diferentes qualitativamente estão ocorrendo. Variabilidade O estado das flutuações ambientais ao redor do estado ambiental normal de forma aleatória e estas flutuações podem, ocasionalmente, levar o ambiente longe do estado normal. Mudança No decorrer do tempo, o estado normal do ambiente pode gradualmente ou abruptamente, mudar para um estado ambiental diferente do ambiente normal, ou seja, ele muda para um outro estado ambiental. Outros sistemas O ambiente contém outros atores, cujo comportamento pode ter significado específico no sistema.

Orientadores básicos Ambiente determinado Existência O sistema deve ser compatível e capaz de existem no estado ambiental normal. Informação, energia e insumos materiais necessários para sustentar o sistema devem estar disponíveis. Eficácia O sistema deverá a longo prazo ser eficaz em seus esforços para assegurar recursos escassos (informação, energia, matéria) e de exercer influência em seu ambiente. Liberdade de ação O sistema deve ser capaz de lidar de várias formas com desafios devido a variedades ambientais. Segurança O sistema deve ser capaz de proteger a si mesmo de efeitos negativos da variabilidade ambiental. Adaptabilidade O sistema deve ser capaz de aprender, adaptar e se auto- organizar para gerar respostas mais adequadas para os desafios devido as alterações ambientais. Coexistência O sistema deve ser capaz de modificar o seu comportamento para explicar o comportamento e os interesses de outros sistemas em seu ambiente.

Sistema determinado Reprodução sistemas devem ser capazes de se reproduzir. Necessidades psicológicas as necessidades psicológicas dever ser satisfeitas. Responsabilidade agentes conscientes são responsáveis por suas ações e devem cumprir com referência normativa.

PROPRIEDADE AMBIENTAL CATEGORIA DE SISTEMAORIENTADORES Ambiente determinado Ambiente em estado normal Estático, metabólicoExistência Escassez de recursosAuto – sustentávelEficácia VariedadeSeletivoLiberdade de ação VariabilidadeProtetivoSegurança MudançaAuto-organizaçãoAdaptabilidade Outros sistemasNão-isoladoCoexistência Sistema-determinado Auto-reproduçãoReprodução SensívelNecessidades psicológicas ConsciênciaResponsabilidade

Existência Coexistência Eficácia Liberdade de ação Segurança Adaptabilidade Estrela de Orientadores