DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
PSICOLOGIA RESPONDER:
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Principais características da Abordagem Comportamental
Principais características da Escola de Relações Humanas
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Profª Rosângela Araujo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Administração Geral - Aula 04
O papel do conteudista.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Dez novas competências para Ensinar
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Administração de Recursos Humanos II
Gerenciamento de Sala de Aula
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Projeto Institucional das escolas Salesianas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Deficiência Mental Leve
Gestão Estratégica de Pessoas
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Docência universitária: repensando a aula
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Variáveis Básicas do D.O.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Comportamento Organizacional
Sejam bem vindos.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida AULA 3 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Clima organizacional e a dinâmica da sala de aula no ensino superior Professora: Lucy Almeida

INTRODUÇÃO Sala de aulas Professor Rede de relações Motivações A Aluno Clima organizacional

Fundamentos teóricos “ A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre pessoas. A cultura significa o comportamento convencionalizado e aceito pela sociedade e provoca enorme influência e condicionamento sobre todas as ações e comportamento das pessoas (...) (...) cada organização social também tem sua cultura própria e característica. Em outros termos, cada empresa tem sua própria cultura organizacional”.

Fundamentos teóricos “O clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho.(....) refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno da organização, ou seja aqueles aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação no seus participantes”. Chiavenato

Fundamentos teóricos Colaboração da Psicologia: Alunos comportam-se como outros grupos. Reações emocionais previsíveis; Liderança/afeição sempre presentes; Precursor Kurt Lewin - Teoria de Campo; Psicologia organizacional.

RELAÇÃO DIDÁTICA E CLIMA ORGANIZACIONAL EM SALA DE AULA Ensino Relações humanas sociais Sala de aula Não só conteúdos conhecimentos Satisfações pessoais E profissionais

Outras aprendizagens São as aprendizagens geradas pelo clima, postura, ações e reações em sala de aula . Reflita: “ professores ensinam sem querer ensinar, alunos aprendem sem querer aprender....” (GIL, 2006)

FALSAS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR Professor bonzinho Bom professor: Camarada Bom de papo Competência social Relações interpessoais Maior produtividade Satisfação profissional Melhor saúde física e mental

Algumas características do bom professor Saber o nome dos alunos Disponibilidade com limites Alunos são pessoas Professores são pessoas

Exerça sua liderança Bom professor: Diferente de “bonzinho”. Controlador e exigente, Diferente de “bonzinho”. Toques sutis, não ordens. Palavras certas, em momentos certos, facilitam exercício de liderança.

Questionamento Como trabalhar com as lideranças grupais?

Como agir: Identifique grupos e líderes naturais: evidencie-os ou neutralize-os

INCENTIVE PARTICIPAÇÕES Relacione tarefas/atividades com necessidades pessoais e profissionais; Obtenha maior motivação: atores – autores; Ensino-aprendizagem = processo e produto; Metodologia  melhor resultado.

Promova autonomia dos alunos Professores mediadores, mas na prática. Aluno vê professor como dono do saber, autoridade no assunto. Mudar - conhecimento construído em conjunto. Didática - subsidia diferenciar construção de transmissão. Técnicas de ensino - facilitam participação.

MELHORE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO Voz : energia sentimentos; Corpo: Rosto, Mãos ,Braços! Presença em sala! “Material do professor”.

DIDÁTICA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS Retro Slides Lousa Aula = espetáculo Aplausos ou ..... Necessidade de retorno - observar alunos Bom clima: Receber críticas é desafiador

Conhecer, explorar: dificuldades e diversidades Nossas e de nossos alunos. Inovar sem exageros. Competência social = capacidade de organizar pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos e valores, articulando-os às demandas imediatas e mediatas do ambiente .

Finalizando a unidade Planejar, preparar aulas - influi clima relações em sala de aula; Indivíduos e grupos: Encontros e realizações ou Enfrentamento e hostilidade. Colaboração didática e psicologia relações interpessoais: Melhor ensino-aprendizagem.

PRÓXIMA AULA: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 02/07/2011