Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
Análise Ambiental (Interna)
Planejamento estratégico de pessoas
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Estratégia Empresarial
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Etapas do Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A Responsabilidade Corporativa Natura
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO Manter-se atualizada e inovadora, atuando no segmento do aço, satisfazendo clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Uma Visão para Empresas de TI
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Fazemos parceria com seus clientes para aumentar sua produtividade e lucros.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Gestão por Competências
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
Missão, Visão e Objetivos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Seu Agente de Mudança..
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Diagnóstico Organizacional
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Planejamento de Comunicação
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Prof. Ms. Flávio Foguel ffoguel@terra.com.br

Diagnóstico Situacional Ambiente Interno

Recursos Organizacionais AMBIENTE INTERNO Recursos Humanos Recursos Organizacionais Recursos Físicos

Recursos Humanos CAPITAL HUMANO: Experiência; Capacidades; Conhecimentos; Habilidades; Relações; Julgamento.

Recursos Organizacionais Estratégias; Estrutura; Cultura; Processos de Negócios; Pesquisa e Desenvolvimento; Tecnologia da Informação; Sistemas de Gestão.

Recursos Físicos Instalações; Equipamentos; Localização Geográfica; Acesso a Matérias-primas; Tecnologia de Produção/distribuição; Rede de Distribuição.

Perguntas a serem respondidas pela Missão: A Missão deve trazer a razão de existência de uma empresa. Deve responder o que a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Perguntas a serem respondidas pela Missão: - Por que a empresa existe? - O que a empresa faz? - Para quem?

Missão EXEMPLOS: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas. (Banco HSBC). O Grupo Gerdau é uma empresa com foco em siderurgia, que busca satisfazer as necessidades dos clientes e criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade. Prover o Estado de recursos para garantir o bem-estar social; Prestar serviços de excelência à sociedade; Prover segurança, confiança e facilitação para o comércio internacional (Receita Federal do Brasil).

Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: Visão A Visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Demonstra de uma forma realista, possível e visível como a empresa quer ser reconhecida no futuro. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: pelos esforços individuais; pelos esforços das equipes; pela alocação dos recursos. A Visão deve ter um horizonte de tempo definido para o seu alcance.

Visão O enunciado da Visão deve facilitar as respostas às seguintes perguntas: - No que a empresa quer se tornar? - Qual a direção é apontada? - Onde nós estaremos? - O que a empresa será? - Em que direção eu devo apontar meus esforços? - Eu estou ajudando a construir o que? - Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

Visão EXEMPLOS: Ser a empresa líder e inovadora em soluções móveis de comunicação, informação e entretenimento. Comprometida na geração de valor aos clientes, colaboradores, acionistas e comunidade (Vivo). Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores. (Banco HSBC). Ser uma empresa siderúrgica global, entre as mais rentáveis do setor. (Grupo Gerdau). Ser uma organização modelo de excelência em gestão, referência nacional e internacional em administração tributária e aduaneira. (Receita Federal do Brasil).

Valores Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

Os valores são inegociáveis e perenes dentro da organização. Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças ou princípios que: - definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados; - são as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão; - são o suporte, o estofo moral e ético da empresa. Os valores são inegociáveis e perenes dentro da organização.

Valores EXEMPLOS: Valores da Vivo: Ética: Respeitar os princípios, as políticas e os procedimentos definidos pela empresa e regulamentados pela lei e pela sociedade, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.  Comprometimento: Operar de forma planejada e integrada, apoiada numa visão sistêmica, estimulando o trabalho em equipe, promovendo o compartilhamento de responsabilidades e assegurando o alcance dos objetivos de rentabilidade e sustentabilidade da liderança.  Inovação: Estimular a criatividade, liderando o uso de tecnologias de ponta a serviço dos clientes, implantando soluções diferenciadas, antecipando-se no lançamento de produtos e serviços, assegurando a competitividade. 

Valores EXEMPLOS: Valores da Vivo: Compromisso com o Cliente: Identificar e satisfazer as necessidades presentes e futuras dos clientes, oferecendo produtos e serviços que superem as expectativas, com alto padrão de qualidade e atendimento, prometendo responsavelmente o que estamos em condições de cumprir.  Humanização: Estimular o contínuo crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, trabalhando com entusiasmo, paixão e alegria, praticando a justiça, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o mercado.  Responsabilidade Social: Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentado da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.

Valores EXEMPLOS: Valores do Banco HSBC: Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

Valores do Grupo Gerdau: EXEMPLOS: Valores do Grupo Gerdau: CLIENTE satisfeito; SEGURANÇA TOTAL no ambiente de trabalho; PESSOAS comprometidas e realizadas; QUALIDADE em tudo que faz; EMPREENDEDORISMO RESPONSÁVEL; INTEGRIDADE; CRESCIMENTO e RENTABILIDADE.

Exemplos para Análise MISSÃO: PFIZER: Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos. VIVO: Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade. A STIHL tem por missão facilitar a vida dos clientes, oferecendo soluções rápidas e inovadoras em ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, de serviços e bricolagem. Busca a excelência como organização, perseguindo a rentabilidade e a satisfação dos clientes, prezando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, revendedores e acionistas, respeitando o meio ambiente e garantindo a perpetuação da organização como exercício de nossa responsabilidade social.

Objetivos e Metas OBJETIVO: representam os fins genéricos desejados, em direção dos quais são colocados os esforços da empresa. META: são versões mais restritas dos objetivos, com quantificação e linha de alcance temporal.

Matriz SWOT

Triângulo Estratégico PROPÓSITO AMBIENTE CAPACITAÇÃO

Triângulo Estratégico O que nós queremos fazer? PROPÓSITO O que nós sabemos fazer? O que nos é permitido fazer? AMBIENTE CAPACITAÇÃO

Triângulo Estratégico O que nós queremos fazer? PROPÓSITO O que nós sabemos fazer? O que nos é permitido fazer? ESTRATÉGIAS: O que é que nós vamos fazer? AMBIENTE CAPACITAÇÃO

Matriz SWOT MATRIZ SWOT: Instrumento muito útil na organização do planejamento estratégico. S.W.O.T (Strenght, Weakness, Oportunities, Threats) (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) A principal da Matriz SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, para que se alcancem determinados objetivos, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo.

Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS FRAQUEZAS INTERNO

Matriz SWOT Forças: é algo que a empresa faça bem ou que aumente a sua competitividade: competências, know-how, ativos físicos, capital humano, ativos organizacionais, ativos intangíveis, atributos específicos, alianças, parcerias corporativas e imagem da marca; Fraquezas: é algo que falta à empresa, que ela execute mal ou que a ponha em desvantagem em relação à concorrência. As fraquezas, em geral, são justamente a falta dos elementos encontrado nas forças: ausência ou deficiência de know-how, competitividade, etc.

Matriz SWOT Oportunidades: são situações encontradas no ambiente externo que representem oportunidades de negócios, de crescimento da participação no mercado ou da rentabilidade da empresa; Ameaças: são situações vislumbradas no ambiente externo que podem impactar a participação de mercado ou o posicionamento da empresa perante concorrentes e clientes.

Matriz SWOT OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM FORÇAS VULNERABILIDADE LIMITAÇÕES AMEAÇAS FRAQUEZAS PROBLEMAS

Bibliografia Recomendada WRIGHT, P; KROLL, M. J. & PARNELL J. Administração Estratégica - Conceitos. Cap. 03. São Paulo: Atlas, 2000.