ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Projeto - Plano de Negócios
O que é gestão financeira
1) Cadeia de valor da Paggo
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Desenvolvimento de Negócios em Tecnologia da Informação e e-Business Roberto Ferrari XI SEMAC, novembro de 2000.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira e Orçamentária III
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
FINANCIAMENTOS Fontes de Financiamento
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
O que é Capital de Giro?. Definições existentes: 1) Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar); 2) Conjunto.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial
Sobre a Sondagem Tema: Acesso a serviços financeiros – empréstimos bancários; Realização: 28 de maio a 26 de junho de 2009; Respondentes: empresários,
Pós-Graduação - EAD FACINTER
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Análise Financeira do Empreendimento
Gestão de Projetos.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Brief strategy Miopia no mercado br strategi 3.
Basiléia II - Risco de Crédito Implementação e Diagramação
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Prêmios Santander Universidades
O Início de um novo negócio
Comitê Temático Investimento e Financiamento
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Universidade Federal Fluminense
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIO.
Sumário executivo A empresa Plano de Marketing Plano Financeiro
Departamento Jurídico-Financeiro
Como estabelecer e organizar
Capital circulante liquido e
Administração de Marketing I
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
Fontes de Financiamento
Gestão Financeira Mudando de patamar em 3 passos 31 de Julho de 2013 Gabriel Gaspar, CEO - Nibo Dino Mocsányi, Diretor Geral - Consultores.com.br Atenção!
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Como Financiar sua Franquia Ecio de Farias Costa Consultor de Empresas e Professor de Economia - UFPE.
Crédito, Cadastro e Cobrança.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Gestão Financeira de Micro e Pequenas Empresas
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
Alunos: Cloves Teixeira Nascimento Fernanda Souza de Oliveira
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Controles Financeiros
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
Já parou para imaginar o quanto sua empresa esta exposta a fraudes, atrasos e roubos ? Já parou para imaginar o trabalho e estresse que isso pode lhe.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Administração Financeira e Orçamentária I
Criação e desenvolvimento de novos negócios Tema: Financiando novos empreendimentos Alunos: Fabrícia Resende do Carmo Patrícia Queiroz Oliveira Wagner.
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
FLUXO DE CAIXA.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO

“Não existe almoço grátis.” (Milton Friedman)

Crédito no Brasil: CRESCIMENTO DE 89%

Análise de Crédito pelos Bancos “Instituições financeiras são obrigadas pelo BACEN a classificar operações de crédito em ordem crescente de risco” Conhecer o Cliente Cadastro Saber se a atividade é lucrativa; Saber se o investimento é viável; Ter segurança nas informações; Projeto Real ou Aval

Banco: Que tipo de negócio é este? “A função básica do banco é captar e emprestar dinheiro num valor que lhe renda lucro” Na prática acontece o seguinte: O banco compra o dinheiro; De posse do dinheiro ele busca revender; Quanto mais barato ele comprar, mais barato venderá.

Banco: Que tipo de negócio é este? “O banco nada mais é do que um comerciante de dinheiro que precisa comprar, vender e receber a mercadoria que comercializa.”

Classificação de Risco “Para evitar que os bancos quebrem, o Banco Central obriga os bancos a fazerem classificação de risco de seus clientes. Mesmo se quisessem, portanto, eles não poderiam emprestar sem fazer esta análise de risco.”

Classificação de Risco “Instituições financeiras têm que classificar operações de crédito em ordem crescente de risco”: AA, A, B, C, D, E , F, G, H. Valor a considerar como devedores duvidosos (risco) I - 0,5% sobre as operações com risco nível A; II - 1% sobre as operações com risco nível B; III - 3% sobre as operações com risco nível C; IV - 10% sobre as operações com risco nível D; V - 30% sobre as operações com risco nível E; VI - 50% sobre as operações com risco nível F; VII - 70% sobre as operações com risco nível G; VIII - 100% sobre as operações com risco nível H.

Relacionamento: Clientes x Bancos “O agente financeiro deve ser tratado pelas empresas como um fornecedor” Assim como os fornecedores os bancos: São receosos na primeiras transações; Aumentam os serviços na medida em que o relacionamento vai demonstrando maturidade; Cortam o crédito quando há inadimplente; Valorizam transparência:

Relacionamento: Clientes x Bancos Como melhorar o relacionamento com os bancos: Mantenha seu cadastro sempre atualizado e transparente; Passe sempre dados gerenciais reais; Tenha um bom planejamento financeiro: Empréstimos de urgência demonstram falta de planejamento; Banco é parceiro, não médico: Você deve usar as vitaminas dele e evitar os remédios. O Banco é capitalista e quer lucrar.

Garantias “Como o próprio nome diz, são garantias de que a dívida será compensada. É uma exigência do BACEN” Explicações: Banco não quer usar a garantia; Ele exige garantia acima do valor do financiamento para cobrir possíveis custos de execução (advogados, contadores,etc.);

Garantias “Como o próprio nome diz, são garantias de que a dívida será compensada. É uma exigência do BACEN” Facilitações de Garantia: FAMPE  Fundo de Aval do Sebrae que “pode” garantir até 80% do valor financiado por micro e pequenas empresas. Limitado a R$ 150 mil. Cobrado 1,2% para cada 12 meses de financiamento.

Papel do Sebrae “Aproximar dos bancos as micro e pequenas empresas, facilitando o acesso e diminuindo o custo do crédito ” Nossa atuação inclui: Articulação com o poder público para aumentar a oferta de crédito. Auxiliar o empresário sobre o que ele precisa fazer para acessar o crédito. Divulgar as linhas públicas de crédito Elaborar os projetos e propostas simplificadas quando isto for necessário.

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO

Conceitos O que é um plano de negócio: Documento que descreve o negócio; Simulação de negócio para subsidiar a tomada de decisão; Guia para implementação ou revisão do negócio. Por que fazer um plano de negócio: Para ajudar a organizar as ideias; Para apoiar o processo de gestão do seu empreendimento; Para tornar mais clara a percepção de oportunidades; Para orientar e apoiar a busca de parceiros.

Conteúdo Análise Mercadológica: Análise de Viabilidade Financeira: Produtos e Serviços; Mercado consumidor, concorrente e fornecedor; Estratégias de marketing e comercialização; Aspectos técnicos, legais e operacionais. Análise de Viabilidade Financeira: Estimativa de investimentos; Previsão de vendas e custos; Estimativa de despesas fixas e variáveis; Avaliação econômico financeira.

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” (Lewis Carroll) Thiago de Lucas Pereira Pinto Técnico Agência de Cáceres E-mail: thiago.pereira@mt.sebrae.com.br Tel.: 65-3223-1840