Planejamento Estratégico do PGQP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Qualidade Total.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Valores Shire To be as brave as the people we help.
Gestão Integrada de Negócios
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo
Planejamento Estratégico PGQP Ciclo
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
1 Processo de gestão estratégica no MBC
COMITÊS 2011 / 2012
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Modelo de Excelência da Gestão
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Movimento Alagoas Competitiva
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Tirar efeito de abertura
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL
Teorias Modernas de Gestão
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008.
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.

AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Assista ao vídeo especial PGQP 20 anos Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando.
Seu Agente de Mudança..
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Plano de negócio.
Excelência na Gestão Pública
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Intervenção em Gestão de Pessoas
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Prof. Olívio Novaski 1 PRÊMIOS DA QUALIDADE. Prof. Olívio Novaski 2.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo 2000 - 2001

DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO: Comitê Q Apoiar as organizações que atuam no RS a atingirem padrões internacionais de excelência em desempenho e gestão. FORNECEDORES INSUMOS RECURSOS / PROCESSOS PRODUTOS CLIENTES REQUISITOS DOS CLIENTES Empresas do Comitê Q Secretaria Executiva do PGQP FIERGS Consultores Know how Mão-de-obra Recursos Financeiros Diretrizes / Tarefas Infra-estrutura para reuniões / eventos e treinamentos Palestras Técnicas Orientação inicial para GQT Visitas (Cases de Qualidade) Apoio Técnico à Secretaria Executiva Facilitação em WS de planej. dos Comitês Seminários em tópicos de vanguarda/ inovação em GQT Fórum de planejamento do PGQP Inidicadores de desempenho das organizações comparados e disponibilizados Empresas do Comitê Q Secretaria Executiva do PGQP Empresas filiadas ao PGQP Comitês Setoriais e Regionais Produtos e Serviços aplicáveis a obtenção de resultados Comprometimento Confiabilidade dos resultados Qualidade dos serviços Informação e aconselhamento confiáveis RECURSOS HUMANOS 2 Pessoas / empresa / 2 dias / mês Número de empresas “ativas” no Comitê Q: 14 TECNOLOGIA / PROCESSOS Know how de implantação de GQT INFRA-ESTRUTURA Utiliza-se das estruturas das empresas, organizações e entidades integrantes EQUIPAMENTOS Utiliza-se dos equipamentos das empresas organizações e entidades integrantes VALORES: Agir com integridade Respeitar o indivíduo Satisfazer totalmente os Clientes Preservar o meio ambiente Perpetuar as empresas via resultados MISSÃO: Apoiar as organizações que atuam no RS a atingirem padrões internacionais de excelência em desempenho e gestão, através da disseminação e evolução das práticas internas da filosofia da gestão de Qualidade Total, adotadas pelas empresas que participam do Comitê Q. VISÃO: Ser um pólo de excelência na busca, aplicação e disseminação da gestão pela Qualidade Total nas organizações. G/QUALIDADE/COMITÊ-Q/MATRIZ PROCESSO 1 1

Processo de planejamento estratégico macrofluxo INPUTS - LÓGICA ESTRATÉGICA - DIFERENCIAL COMPETITIVO - CENÁRIOS - MATRIZ SWOT - PARTES INTERESSADAS - FCS VISÃO / MISSÃO VALORES DIRECIONAMENTO DO CONSELHO MACRO - OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS INDICADORES ESTRATÉGICOS DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO SUPORTE COMITÊS PROJETOS PLANOS DE AÇÃO PLANO OPERACIONAL INDICADORES OPERACIONAIS

Elementos da lógica estratégica Visão: Tornar o RS referência mundial na obtenção de resultados através da aplicação de métodos de gestão pela Qualidade Total Elementos da Visão Estado como referência mundial Resultados ( estado/organizações ) Metodologia de gestão pela QT QT engloba a busca do nível de excelência nas relações e resultados para todas as partes interessadas

Atributos de satisfação das partes interessadas Organizações com T.A. Valor adicionado pelo PGQP Lucro-rentabilidade Exercício da cidadania - papel na comunidade Imagem institucional Colaboradores que atuam no PGQP Participação Oportunidades de crescimento Reconhecimento Melhoria de remuneração no mercado Realização pessoal

Atributos de satisfação das partes interessadas Gestores ( Conselho, S.E., Comitês ) Sustentabilidade do Programa Imagem do Programa - ética Reconhecimento do PGQP na comunidade Realização pessoal Oportunidades de crescimento para suas organizações Sociedade ( pessoas no estado ) Qualidade no dia a dia Transparência Auto-estima / orgulho de ser gaúcho Competência da entidade PGQP

Atributos de satisfação das partes interessadas Fornecedores Continuidade nas relações com o PGQP Desenvolver parcerias Critérios transparentes na seleção/recomendação feita pelo PGQP às organizações

Elementos da lógica estratégica Fatores Críticos de Sucesso Representatividade na comunidade Credibilidade dos produtos ofertados Credibilidade e expressão das lideranças Motivação para o voluntariado Uso de tecnologias de gestão de vanguarda Capacitação e desempenho da Rede de Comitês Disponibilizar resultados na linguagem executiva Qualificação de profissionais que atuam em nome do PGQP Comunicação ágil, objetiva e confiável Capacidade de adicionar valor a todas as partes interessadas

Definição de objetivos e estratégias Consistências Objetivos estratégicos x Elementos da visão Os objetivos estratégicos devem definir as grandes linhas de atuação do PGQP para que a visão seja atingida. Os objetivos estratégicos suportam os elementos da visão ? Estratégias x satisfação das partes interessadas As estratégias definem a abordagem escolhida para atingir os objetivos e devem enfocar as partes interessadas para garantir o equilíbrio da gestão As estratégias suportam os atributos de satisfação das partes interessadas?

Objetivos Estratégicos e Estratégias 1. TORNAR-SE REFERÊNCIA INTERNACIONAL COM DESEMPENHO CLASSE MUNDIAL NA PROMOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA GESTÃO PELA QT Estratégias: 1.1. Certificação dos processos de gestão segundo ISO 9000; 1.2. Atingir pontuação nível 7 no PNQ (> 650 pontos); 1.3. Internacionalizar-se com entidades do gênero; 1.4. Buscar o desempenho elevado nos comitês; 1.5. Alavancar as organizações para reconhecimento classe mundial, enfatizando resultados efetivos .

Objetivos Estratégicos e Estratégias 2. DISPONIBILIZAR TECNOLOGIAS DE GESTÃO NO ESTADO DA ARTE, APROPRIADAS À SUA UTILIZAÇÃO PELAS ORGANIZAÇÕES Estratégias: 2.1. Conhecer centros internacionais de referência; 2.2. Desenvolver parcerias com centros internacionais escolhidos, abrangendo amplos aspectos da gestão; 2.3. Disponibilizar tecnologias de gestão adequadas à sua comunidade de atuação.

Objetivos Estratégicos e Estratégias 3. AUMENTAR A COMPETÊNCIA NO MERCADO DE ATUAÇÃO Estratégias: 3.1.Conhecer o segmento de clientes (*), suas expectativas e necessidades; 3.2. Disponibilizar produtos/serviços específicos aos segmentos a custos competitivos; 3.3. Atingir elevada satisfação no atendimento aos clientes (*) (*) Comitês e organizações com T.A. e potenciais.

Objetivos Estratégicos e Estratégias 4. AUMENTAR A VISIBILIDADE DOS RESULTADOS DO PGQP, VISANDO A PERPETUAÇÃO DO MOVIMENTO DA GESTÃO PELA QT. Estratégias: 4.1. Definir e praticar preceitos de ética para o Programa; 4.2. Buscar auto-sustentação financeira; 4.3. Desenvolver plano de comunicação, inserindo: aspectos relativos aos propósitos da entidade e resultados obtidos no âmbito das partes interessadas; 4.4. Desenvolver ações de fortalecimento da imagem institucional do Programa, junto a sociedade; 4.5. Desenvolver no sistema PGQP os conceitos de aprendizado.

Objetivos Estratégicos e Estratégias 5. DESENVOLVER “REDE” DE ALTA PERFORMANCE Estratégias: 5.1. Fortalecer e capacitar a Rede SE-Comitês-Empresas-SE; 5.2. Desenvolver processo de interação dinâmica com os clientes, utilizando T.I.; 5.3. Inserir-se nas “Redes” principais no nível brasileiro e internacional; 5.4. Desenvolver banco de dados e de indicadores de desempenho para a Rede.