Randon Consórcios Troféu Diamante PQRS 2009.

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Transcrição da apresentação:

Randon Consórcios Troféu Diamante PQRS 2009

Empresas Randon Veículos Autopeças Serviços

Empresas Randon participação no mercado brasileiro Reboques e semi-reboques 33,03% Caminhões fora-de-estrada (até 35 t) 78,00% Freios a ar 53,00% Materiais de Fricção 51,00% 5ª Roda 86,00% Eixos e suspensões Realizado 2008

Empresas Randon - funcionários Randon S.A. 3.153 Randon Argentina 139 Randon Veículos 106 Randon Consórcios 103 Master 852 Jost Brasil 335 Fras-le 2.430 Suspensys 1.434 Castertech 47 Total Geral (2008) 9.355

Nosso Negócio Nossa Visão Viabilizar vendas e aquisições. Ser referencial na prestação de serviços financeiros realizando sonhos.

Mais de 96 mil cotas comercializadas Evolução de mercado Mais de 96 mil cotas comercializadas 26 mil cotas ativas Mais de 46 mil cotas contempladas o que representa 3,5 bilhões em créditos contemplados.

Participação de Mercado Segmentos Pesados – cotas ativas Fonte: Banco Central do Brasil Abril/2009

Participação de Mercado Segmentos Imóveis – cotas ativas Fonte: Banco Central do Brasil Abril/2009

Atuação

IMÓVEIS – AUTOMÓVEIS – CAMINHÕES Expansão da rede de franquias IMÓVEIS – AUTOMÓVEIS – CAMINHÕES www.raconfranquias.com.br

“ ALINHAR O MODELO DE GESTÃO DA EMPRESA AOS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE.” Diretriz da Holding para todas as Empresas Randon

Randon Consórcios PGQP

1999 Bronze 2000 2001 Prata 2004 2005 Ouro 2009 Diamante

Modelo de Excelência Critérios de Excelência Liderança Estratégias e Planos Clientes Sociedade Informações e Conhecimento Pessoas Processos Resultados A Randon Consórcios gera RESULTADOS, para os CLIENTES, ACIONISTAS e FUNCIONÁRIOS, através de PESSOAS e PROCESSOS com INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO, traçados pelas ESTRATÉGIAS E PLANOS formulados pela LIDERANÇA.

Critério 01 Liderança

Principais práticas Randon Consórcios Critério 1 – Liderança Principais práticas Randon Consórcios MDE – Modelo de Desempenho de Equipes Sistema de Aprendizado Guia de Conduta Ética e Manual de Orientações Plano de continuidade do Negócio Comissões Internas Programa Sucessão de Gestores Análise de desempenho GAC – Grupo de Análise Crítica Programa Criar

MDE – Modelo de Desempenho de Equipes

Evento de Integração Trabalho em Equipe

Critério 02 Estratégias e Planos

Critério 2 – Estratégias e Planos Principais práticas Randon Consórcios Planejamento Estratégico Matriz Swot EnTimes – EnParcerias BSC - Balance Scorecard Comitês Corporativos Plano de Continuidade do Negócio Inteligência Competitiva Análise de Indicadores

Processo de PE Gestão da Estratégia Consolidação dos Cenários Formulação da Estratégia Projeção dos Resultados Aprovação Formal do PE Cenários Comunicação do PE Informações dos ambientes interno e externo Hipóteses Estratégicas Matriz SWOT consolidada Diretrizes da Holding Mapa Estratégico, Indicadores e Metas Informações decorrentes do PE Diretrizes da Holding Premissas Comerciais Mapa Estratégico, FCS, Projetos e Planos vigentes Plano de Continuidade do Negócio validado Premissas financeiras Informações Financeiras Necessidades de Investimentos Análise das Informações Fundamentos Estra-tégicos validados Necessidades de Recursos-OM Atualizar arquivos, preparar material de divulgação e atualizar a Intranet Desempenho Organizacional Revisar Mapa Estratégico Apresentar à Holding Definição de cenários (hipóteses estratégicas) Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças Análise das premissas e projeção financeira Definir Indicadores Arquivar ata de aprovação Apresentar Informações Estabelecer Metas Demonstrativo Resultados Análise das Informações Comunicar PE às partes interessadas pertinentes Definir Projetos Plano de Investimentos Orçamento Matricial Elaborar Planos Ação Informações Financeiras para apresentar à Holding Matriz SWOT Premissas Comerciais Validar Plano de Continuidade do Negócio Premissas Financeiras Mapa Estratégico revisado Indicadores e Metas Projetos Estratégicos Plano de Continuidade Recursos necessários-OM Investimentos necessários Informações para apresentar à Holding

Critério 03 Clientes

Principais práticas Randon Consórcios Critério 3 – Clientes Principais práticas Randon Consórcios Programa de Relacionamento – Estar com Você Central de Relacionamento Inteligência Competitiva CRM Sistema de Franquias Pesquisas de Satisfação e Mercado Comunicação Externa Assistentes Comerciais Avaliação da Imagem Identificação das necessidades dos Clientes e Parceiros

Programa de Relacionamento “Estar com Você” Originado a partir do objetivo estratégico de “aumentar a satisfação dos clientes”, visa integrar todos os canais e ações de relacionamento. Mascote Fiel

Critério 04 Sociedade

Principais práticas Randon Consórcios Critério 4 – Sociedade Principais práticas Randon Consórcios Programa Florescer Comissão de Cidadania Responsabilidade Socioambiental Sistema de Gestão Ambiental Comissão de 6Ss CIPA Relatório de Sustentabilidade ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios BACEN – Banco Central do Brasil Instituto Elisabetha Randon Apoio à educação e cultura Programa Qualificar Programa Viver de Bem com a Vida Sesi Imaginação Comitê de Sustentabilidade Incentivo ao Voluntariado Tratamento de Efluentes Coleta de Lixo Seletivo

Ação social O Programa Florescer surgiu em 2001 por iniciativa do Sr. Raul Randon. Tem como objetivo a preparação de crianças e adolescentes, filhos de funcionários e da comunidade, para o exercício da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e para o futuro através de oficinas pedagógicas que complementam a educação formal. Os funcionários também participam da manutenção do programa doando voluntariamente uma quantia mensal.

Informações e Conhecimento Critério 05 Informações e Conhecimento

Critério 5 – Informações e Conhecimento Principais práticas Randon Consórcios Sistemas de Informações: Intranet – Extranet – Internet – IsoSystem – Genesis – WebTV Consórcio Comitês Corporativos Tecnologia da Informação Informações Comparativas Ativos Intangíveis Programa Conhecer Veículos de Comunicação Interna Tratamento das Informações

Canal de TV on-line Foi a primeira administradora de consórcios que disponibilizou as assembleias de contemplação ao vivo pela Internet no ano de 2000. Hoje os programas de assembleias são transmitidos ao vivo pela WebTv Consórcios e os sorteios e lances são realizados por um software eletrônico de contemplações.

Software eletrônico de contemplações

Critério 06 Pessoas

Principais práticas Randon Consórcios Critério 6 – Pessoas Principais práticas Randon Consórcios Programa Valorização Empresa Amiga Endomarketing – Comunicação Interna Programas Crescer e MDC Programas de Qualidade de Vida DH – Desenvolvimento Humano Benefícios Fábrica de Líderes Comissões Internas Treinamento Programa Novos Caminhos SER Randon Programa Aqui Você Pode Crescer

Remuneração, Reconhecimento e Incentivos Foco no desenvolvimento do funcionário por meio de suas aptidões em relação as competências aplicadas As avaliações acontecem anualmente desde 2000 e tem como base o perfil do cargo As etapas da avaliação são:

Auto-avaliação do funcionário Avaliação do funcionário pelo time junto com o Gestor Feedback ao funcionário Consolidação da avaliação

Programa de Participação nos Resultados - Empresa Amiga Implantado em 1996 É uma parceria entre Funcionários e Empresa e traz resultados significativos, como crescimento da produtividade, competitividade e motivação O programa é composto por indicadores globais O prêmio representa, em torno de quatro salários médios da Empresa para cada funcionário.

Homenagem Maternidade No dia do nascimento do filho do funcionário é enviado à maternidade um presente. Homenagem Boas-vindas O funcionário recebe um presente em sua residência, no dia que antecede o início de suas atividades na Empresa.

Critério 07 Processos

Principais práticas Randon Consórcios Critério 7 – Processos Principais práticas Randon Consórcios ISO 9001:2008 Encontro de Fornecedores Mapa de Processos Plano de Melhoria da Gestão Redesenho de Processos Avaliações de Fornecedores Auditorias e Fiscalizações Ouvidoria SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade Análise de Desempenho Benchmarking

Garantir a fidelidade aos princípios com foco na melhoria contínua. Política da Qualidade Garantir a fidelidade aos princípios com foco na melhoria contínua.

Certificação ISO 9001:2008 Primeira administradora de consórcios do Sul do País a ser certificada pela ISO 9002:1994 em 1997.

Encontro de Fornecedores Ocorre, anualmente, desde 2003 durante a Semana da Qualidade e tem por objetivo desenvolvimento e relacionamento com os fornecedores.

Critério 08 Resultados

Alguns Resultados - 2008 Indicador Resultado Cotas Ativas 26.740 cotas Satisfação de clientes 78,5% Lealdade dos clientes 27,8% Satisfação dos Funcionários 76,63% Eficácia dos processos 88,9% Satisfação dos parceiros 75,10% Melhorias implantadas 96 melhorias EBTIDA 32,3% Receita Líquida 46 milhões

Obrigado! Augusto Giongo Letti www.randonconsorcios.com.br letti@randon.com.br