Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Epistemologia genética – Jean Piaget
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
O uso da internet nas escolas
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PERCURSOS NA NATUREZA 1ºCICLO
Concepções de Aprendizagem.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Número e Estruturas Aditivas
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS

ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Mapas Conceituais.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Jogos na alfabetização Matemática
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Softwares Educacionais – Cód
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Por Elizandro de Almeida Esquiam
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Teorias da aprendizagem
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais Prof. Dr. Ítalo Dutra Junho 2007

Mapas Conceituais

Sobre as concepções de Conceito

A aprendizagem significativa de David Ausubel Compreensões precisas e integradas são mais facilmente desenvolvidas: se as idéias centrais, ou integradoras, de uma disciplina são aprendidas antes dos conceitos ou informações periféricos serem introduzidos; se os limites do desenvolvimento cognitivo são respeitados; se definições precisas e corretas são enfatizadas e a ênfase for colocada explicitamente para delinear similaridades e diferenças entre conceitos relacionados; e se os aprendizes são solicitados a reformular novas proposições usando suas próprias palavras.

Conceito segundo Piaget... Um sistema conceitual, com efeito, é um sistema tal que seus elementos se apóiam inevitavelmente uns nos outros, sendo ao mesmo tempo aberto a todas as trocas com o exterior. Suponhamos, por impossível, a construção de um único conceito A, como ponto de partida de uma classificação, etc. Se for realmente um conceito, opõe-se então já ao conceito não-A, o que constitui, desde o primeiro momento um sistema total e circular. No caso, único real, de um sistema multi-conceitual, é impossível caracterizar algum conceito sem utilizar os outros, num processo que é também necessariamente circular (Piaget, Biologia e Conhecimento).

Conceito não é... a palavra... isolado (um “bloco” de conhecimento)... Ele é parte de um sistema no qual um conceito depende do outro. adquirido... É necessário agir/operar para construir conceitos.

A construção de conceitos na escola na maioria dos países da América Latina, ensina- se o estudante a ler e não a entender o significado do texto nem a realizar interpretações. As crianças lêem mas não aprendem lendo na maioria dos países da América Latina, as crianças geralmente aprendem os números, as relações numéricas, os sinais e as estruturas matemáticas; contudo, não são capazes de resolver problemas matemáticos simples ou complexos, nem de realizar aplicações às situações cotidianas e matematizáveis

Abordagem Piagetiana Adaptação Estrutura Sistemas Lógicos Sistemas de Significação Adaptação (Assimilação e Acomodação) Lógica Operatória Processos De Conceituação Implicações significantes

Dispositivos: CmapTools

Dispositivos: Blog

Dispositivos Wiki

Lógica Operatória

Lógica Operatória

Lógica Operatória

Lógica Operatória {drc/VOL – 10/06/2005} Se duas NUVENS estiverem "carregadas", ou o solo e uma nuvem, (uma com mais prótons que elétrons, a outra com mais elétrons que prótons)e elas se chocarem ou ficarem próximas, ocorre uma troca de cargas elétricas tão grande que ocorre uma descarga elétrica, que se chama raio.

Implicações significantes

Implicações significantes Implicações locais

Implicações significantes Implicações sistêmicas

Implicações significantes Implicações estruturais

Obrigado! Prof. Dr. Italo Dutra Laboratório de Estudos em Educação a Distância http://lead.cap.ufrgs.br Portal Mapas Conceituais na Educação http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br