DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
2 - FUNDAMENTOS TEÓRICO - METODOLÓGICOS
A Arte no senso comum – mímesis e representação – arte como expressão – arte como técnica (formalismo)
2.1 ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia, sociologia, psicologia, antropologia e literatura.
CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA: Está relacionado aos processos do fazer artístico e da criação. São as formas de organização e estruturação do trabalho artístico.
2.1.1 ARTE COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO Nesta concepção toda produção humana é resultante do processo de trabalho, neste sentido a Arte ensina a desaprender os princípios das obviedades atribuídas aos objetos e as coisas, é desafiadora, expõe contradições, emoções e os sentidos de suas construções.
Por isso, o ensino da Arte deve interferir e expandir os sentidos, a visão de mundo, aguçar o espírito crítico, para que o aluno possa situar-se como sujeito de sua realidade histórica.
Arte como ideologia: A arte é produto de um conjunto de idéias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe. A arte não é só ideologia, porém, ela está presente nas produções artísticas.
Arte como forma de conhecimento: A arte é organizada e estruturada por um conhecimento próprio, o conteúdo formal, ao mesmo tempo possui um conteúdo social, que tem como objeto o ser humano em suas múltiplas dimensões.
Arte como trabalho criador: A arte é uma forma de trabalho onde ao criar o ser humano se recria, constituindo-se como ser que toma posição ante o mundo.
O trabalho artístico além de representar, objetivamente ou não, uma dada realidade constitui-se, em si mesma, numa nova realidade. Sem a criação e o trabalho, a arte deixa de ser arte e não há uma apropriação do conhecimento estético e da produção artística.
3 - CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 3.1 Elementos Formais. 3.2 Composição. 3.3 Movimentos e Períodos.
4 – ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 4.1 CONHECIMENTO EM ARTE TEORIZAR SENTIR E PERCEBER TRABALHO ARTÍSTICO
AVALIAÇÃO A avaliação em Arte é diagnóstica e processual, diagnóstica por ser a referência do professor para o planejamento das aulas e de avaliação dos alunos, processual por pertencer a todos os momentos da prática pedagógica.