Matheus Ricardo Uihara Zingarelli

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Transcrição da apresentação:

Matheus Ricardo Uihara Zingarelli SMA – 5839 Modelos de Ensino Matheus Ricardo Uihara Zingarelli 5377855 – ICMC – USP – São Carlos 23 de agosto de 2010

Universidade Brasileira Importou elementos de ensino de outros países Não foi criada pensando no contexto da população brasileira Motivos históricos

Modelo Jesuítico (1/3) Educação voltada à propagação do cristianismo Tópicos de aprendizagem Trivium: gramática, retórica e dialética Quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música

Modelo Jesuítico (2/3) Método de ensino baseado em quatro momentos (método escolástico) Lectio: Leitura e análise de um tema pelo professor e anotações pelos alunos (homilia) Quaestio: Sessão de perguntas entre professor e alunos Reparatio: memorização e revisão das lições Disputatio: debate de questões entre professor e alunos

Modelo Jesuítico (3/3) Professor: detentor do conhecimento e dedicação total aos alunos Salvar as almas para Deus Aluno: passivo e obediente Derivou o modus parisiense Eficácia Aprendizado gradual Programa de estudos estruturado

Modelo Napoleônico Educação a serviço do Estado Ensino profissionalizante Conhecimento fixo e centralizado Escolas espalhadas e isoladas Evitar anarquia Método de ensino baseado nos valores do modelo jesuítico

Modelo Alemão (1/2) Atenção voltada à pesquisa Institutos Renovação tecnológica Avanços e independência Resolução de problemas Institutos formação profissionalizante Massa operária

Modelo Alemão (2/2) Centros de pesquisa Busca da verdade Autonomia frente ao Estado e sociedade Cooperação entre docente e alunos

Universidade Brasileira (cont.) LDB – Lei 5540/68 Graduação: ensino profissionalizante Pós-graduação: ênfase na pesquisa Professores Aprofundar o saber na forma de pesquisas Estagnação na atuação de docente: baseado no senso comum

Tabela Comparativa Jesuítico Napoleônico Alemão Atual* Papel do Docente Salvar as almas para Deus Formar profissionais para o Estado Pesquisa e autonomia Transmitir os saberes e especializar-se em sua área Papel do Discente Memorização e obediência Obter uma profissão e servir ao Estado Cooperar com o professor na busca do conhecimento Receber conhecimento (grad) / Aumentar conhecimento (posgrad) Metodologia Repasse de saber pelo docente Cooperação entre professor e aluno Mescla de todos os outros Avaliação Revisão e questionamento Elemento classificatório // Provas e trabalhos *: em relação à Universidade Brasileira

Tabela Comparativa (cont.) Jesuítico Napoleônico Alemão Atual* Currículo Fixo e estruturado Fixo e estabelecido pelo Estado // Poucas mudanças ao longo do tempo e disciplinas desarticuladas Visão do Conhecimento Fixo e nas mãos do docente Fixo, nas mãos do docente e controlado pelo Estado Algo a sempre ser descoberto Nas mãos dos professores (grad) e a ser ampliado (posgrad) Compromisso social da universidade Propagar o cristianismo Profissionais para o Estado Desenvolvimento e autonomia do país Mescla do napoleônico e alemão *: em relação à Universidade Brasileira