O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Advertisements

PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO
O PLANO DE MARKETING.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
SESSÃO 7 CONTRATOS DE LICENÇA. CONTRATO DE LICENÇA CONHECIMENTOS CAPACIDADES DIREITOS IMAGEM PAGAMENTO Explícito ou Não Fixo ou Variável Troca de.
Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC
Fundamentos de Economia
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Setor de Propriedade Intelectual T OPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS ©Maria Brasil.
Propriedade Intelectual
Por que investir? 09 de junho de 2010
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
Gestão do Conhecimento com WINISIS
em Instituições Financeiras
Estratégias do agronegócio
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Porque escolher a BESMAC?. O nosso expertise é criar e implementar com sucesso negócios na América do Sul, nomeadamente Brasil eColombia.
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Mandic Partner Program
Negociação & Inovação © 2009 Francilene P. Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Fusão ANDRÉ CAIO BALDISSARA PAMELLA MARTINS PAULO VICTOR ÚRSULA ESTEVES PROFESSORA DANIELLA BERGAMINI
A Economia do Conhecimento X- A ECONOMIA DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS (Knowledge Economy)
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros 120 dias
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) Princípios Básicos Para o Licenciamento de Tecnologia Rio de Janeiro, 28 de Março de 2006.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Uso da TI na Melhoria da Eficiência Organizacional
conhecimentos em resultados
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Carlos Eduardo Gregório da Silva João Antônio Oliveira Lima Filho
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Administração de Marketing
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Marketing no Século XXI -Kotler
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 1
PLANO DE NEGÓCIOS Anderson Almeida Enilton Fialho Jefferson Joel
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
INTERNAL USE ONLY Gestão de Riscos Estratégicos Outubro 21, 2013 Carlos Cortés Superintendente de Engenharia de Riscos Zurich Brasil Seguros.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Fusões e Aquisições Referência Copeland & Weston (Cap.14)
Empreendimentos Internacionais – Aula X Métodos de Negócios Internacionais III Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms Métodos de Negócios Internacionais.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
Dirceu Pereira de Santa Rosa Due Diligence em Propriedade Intelectual Ou “Como fazer due diligence, com ênfase em PI”. Setembro de 2015, Rio de Janeiro,
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Janeiro Integrando Tecnologias. Construindo Resultados. [Selmo Mariano] Inovar Consultoria & Soluções Ltda. Software Integrado de Gestão Empresarial.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES

CONTEXTO “Número de fusões e aquisições no país até abril é recorde, diz consultoria” “Em abril foram anunciados 74 negócios e, nos 4 primeiros meses, 257. Segundo a PwC, em relação ao 1º quadrimestre de 2012 alta é de 5,8%.” “[...] participação estrangeira aumentou, atingindo 42,7% do total de participações societárias no acumulado do ano.” Fonte: G1 Economia: negócios, 28/5/2013 http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/05/numero-de-fusoes-e-aquisicoes-no-pais-ate-abril-e-recorde-diz-consultoria.html

FUSÕES & AQUISIÇÕES NO SETOR DE TI O setor de TI é, em 2012, o segmento com o maior número de fusões e aquisições, totalizando 50 operações durante o 1º semestre; Os números do 1º semestre tiveram um crescimento de 8,7% em relação ao mesmo período de 2011; Dentre todos os segmentos, o setor representa 11,5% das transações realizadas em 2012; Desde 2008, o setor é o líder de transações de Fusões e Aquisições no Brasil; Fonte: Pesquisa Semestral KPMG.

FUSÕES & AQUISIÇÕES NO SETOR DE TI EFEITOS POSITIVOS: Aumento de Market Share e da Oferta; Sinergia de Capital Humano; Maior volume de capital para “P&D&I”; Poder de negociação e aquisição; Alvo valioso para aquisição; e Maior facilidade para acesso ao Mercado de Capitais.

BENS INCORPÓREOS Propriedade intelectual Marcas Patentes de Invenção Patentes de Modelo de Utilidade Software Topografia circuito integrado Desenhos industriais Desenhos Campanhas publicitárias Materiais informativos Know how (repressão à concorrência desleal) Etc Propriedade Industrial Direito Autoral Cultivares Topografia de Circuito Integrado Sui generis

BENS INCORPÓREOS Propriedade intelectual – desafios Avaliação contábil dos bens protegidos por propriedade intelectual Manter e explorar estrategicamente a exclusividade jurídica durante o tempo legal Utilizar estrategicamente as formas de proteção existentes para serem valiosas na fusão / aquisição Transferência de tecnologia de know how – uma vez transferido conhecimento não protegido, não é possível apagar a memória caso relação não dê certo

BENS INCORPÓREOS Propriedade intelectual – recomendações Due Diligence envolvendo propriedade intelectual, focando: Adequação dos mecanismos de proteção da propriedade intelectual existentes Antecipar áreas de potencial desrespeito à lei de PI Identificar oportunidades para aumentar eficiência dos mecanismos de proteção da PI após aquisição ou fusão Caso apenas uma parte da sociedade seja transferida aumento da complexidade de transferência dos bens protegidos por propriedade intelectual, ainda mais se for, por exemplo, linha de produtos inovadores Acesso a rede de fornecedores e parceiros no desenvolvimento da tecnologia

OBRIGADO

MARCUS SILVA marcus@sst.adv.br