Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Educação Online e suas Diversidades
Integrando diferentes áreas de conhecimento
cenários e perspectivas.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Wh- Questions e Short Answers
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Mundo digital…. Alguns caminhos que estão ocorrendo…  A geração net, como empregados ou gestores, buscam o trabalho colaborativo, havendo o calapso da.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
Língua Estrangeira Moderna
INTRODUÇÃO ..
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
Proposta de atividade, esboço inicial
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Crítica à concepção de currículo cristalizado
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Adjectives of quantity: some / any
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Formação continuada 2º Encontro
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
A escola como agente de socialização
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU ECOPLI – Agosto 2012

Questões para leitura/debate do CBC 1. Ao planejar suas aulas, você realmente está atento às ‘preocupações educacionais’ e à ‘formação para a cidadania’ defendidas pelos documentos oficiais que regulamentam/orientam o ensino de LEs em seu contexto? Justifique. 2. Que fatores apresentados no documento em voga justificam o uso e a aprendizagem crítica de linguagem, e por conseguinte, de LEs? Você percebe essa orientação para o ensino em sua prática? Comente. 3. Qual é o papel e quais são as influencias que a globalização exerce na educação contemporânea de acordo com o texto? 4. Como você entende a relação global x local apontada na p. 15 do texto?

Questões para leitura/debate do CBC 5. O que há de novo nas formas de leitura e escrita contemporâneas? Que demandas elas geram para a escola básica?   6. Como a perspectiva de letramento crítico se difere do letramento tradicional? Qual delas você favorece mais em suas aulas (mesmo que inconscientemente)? 7. Descreva com suas palavras e pense em experiências cotidianas que se alinhem às perspectivas dos letramentos: Multissemiótico (Multimodalidade); Multicultural e Crítico, descritos nas p. 16-17. 8. O que é discrepante entre o papel da língua inglesa no mundo globalizado e o ensino de línguas preconizado pela abordagem comunicativa para ensinar/aprender línguas? Que objetivos devem ser almejados hoje?

Objetivos da disciplina LEM na escola Desenvolver competências e habilidades relevantes de natureza linguística, sociocultural e educacional, de acordo com as demandas contextuais das esferas local e global de ensino e aprendizagem; Conscientizar os alunos sobre os benefícios que podem ser conquistados ao se aprender uma LE, em especial no que respeita ao acesso à cultura, à ciência e ao trabalho; Conscientizar os alunos sobre a importância das LEs no mundo globalizado e sem fronteiras; Formar cidadãos capazes de exercer cidadania plena e protagonista;

Objetivos da disciplina LEM na escola Incentivar a reflexão acerca de valores e conhecimentos globais x locais, bem como da aceitação das diferenças e da formação de identidades; Reforçar o debate e a consciência crítica sobre cidadania, trabalho, cultura, sustentabilidade e meio ambiente por meio de tarefas comunicativas na língua-alvo; Promover a aprendizagem crítica de LE de forma a desenvolver a autonomia e a colaboração, aliadas ao uso eficiente das tecnologias, especialmente da internet; Trabalhar a LE nas suas manifestações orais e escritas sob a forma de gêneros textuais representativos das linguagens e práticas sociais dos alunos da escola pública.  

Objetivos da disciplina LEM na escola Em dupla, reflita sobre possíveis maneiras de colocar tais objetivos em prática por meio de procedimentos, temas, sequências didáticas, projetos, atividades, etc

Seqüência didática 1

Seqüência didática 1

Seqüência didática 2: Part 1 Who was Steve Jobs? What did he accomplish in his life?

Seqüência didática 2: Part 1 Use the visual aids to answer the questions. Who is he talking to? Where is he? What is he talking about? What devices is he using in order to communicate?

Seqüência didática 2: Part 2 Which of these devices did he mention? In what order?

Seqüência didática 2: Part 3 Do you have any of the devices mentioned in the video? Which ones? Would you like to have na Iphone? Why? What are some of the pros in having a cell phone? What about the cons? How long would you survive or do you usually survive without technology? Are you ok with that? Would you like to have more technology in your English lessons? How?

Sequencia didática 3 Who am I? Where I come from When my birthday is Who I live with Where I live / study Things I like to do Things I don’t like to do Who are my classmates? Who are the people in my neighborhood?

Sequencia didática 3