AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito da qualidade
Advertisements

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Edward Deming, o mestre da Qualidade
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Qualidade A busca da excelência
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Kaizen – Melhoria contínua
Qualidade Total.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Qualidade em Serviços de Informação
Qualidade em Serviços de Informação
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
Planejamento e Gestão da Qualidade
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Evolução Histórica As 4 Eras da Qualidade - Inspeção
O que é ? Por que é tão importante ?
O MÉTODO DEMING DE ADMINISTRAÇÃO Os 14 Pontos
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Estudando com Profª Simony
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
QUALIDADE: Conceitos Fundamentais e Evolução
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Professor Roberto César
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Administração da Produção
Profª Claudia Pedro Corrêa
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.
Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Enfoque da Qualidade na Administração
TQM “Total Quality Management”
Controle da Qualidade Total
Desenvolve Minas Melhoria Contínua.
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 2.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
Modelo Japonês de Administração Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Conceitos Estratégias
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano.
Transcrição da apresentação:

AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes

MESTRES DA QUALIDADE • Taylor Deming Juran • Crosby • Taguchi • Feigenbaum • Ishikawa

FREDERICK TAYLOR A administração científica (1911) Taylorismo Estudos marcaram a expansão da indústria americana “Trabalhadores são preguiçosos e devem ser forçados” “Cada um deve saber fazer apenas o necessário para executar a sua função, da forma mais eficiente possível” Princípios práticos e de caráter obsessivo

FREDERICK TAYLOR Organização Racional do Trabalho – ORT - Tempos e Movimentos ● Separação do trabalho físico do mental ● Fragmentação do trabalho em tarefas simples, rotineiras e contínuas ● Super especialização do operário ● Rígido controle As organizações são sistemas racionais e devem operar com eficiência máxima. (organizações máquinas)

EDWARDS DEMING • Norte-americano • Várias conferências no Japão na década de 1950 • Gestão da qualidade • “A participação do trabalhador no processo decisório é fundamental” • “A simples inspeção de entrada e de saída não é eficaz” • Fornecedores: redução do número e comprometimento

14 PRINCÍPIOS DE DEMING Estabelecer a constância de finalidade (fixar objetivos estratégicos) para melhorar o produto e o serviço Adotar nova filosofia Acabar com a dependência da inspeção em massa Não privilegiar negócios apenas com base no preço Melhorar continuamente os sistemas de produção e serviço Instituir treinamento e retreinamento Instituir liderança

14 PRINCÍPIOS DE DEMING Afastar o medo Eliminar barreiras entre departamentos Eliminar slogans, exortação e meta para os empregados Eliminar cotas numéricas Eliminar práticas que impeçam a participação na solução de problemas Implementar programas de formação intensiva Desenvolver processos ao nível da gestão para, aplicar os 13 pontos anteriores.

CICLO DE SHEWHART - PDCA

O PROCESSO DE DEMING Planejar Fazer Implementar Medidas Verificar o que Percepção do Problema Avaliação da Situação Atual porque Análise das Causas quem/ quando onde/ como Planejar Medidas Fazer Implementar Medidas Verificar Analisar Resultados Padronizar Atuar Resumir / Planos Futuros

JOSEPH JURAN Juran (Quality control handbook) - 1979 Destaca o papel do consumidor externo e do consumidor interno; Destaca o envolvimento e comprometimento da administração.

JURAN Fornecedor Processo Cliente JURAN TRILOGIA: Todos os processos têm um cliente e um fornecedor Fornecedor Processo Cliente Cliente Interno Fornecedor Interno

JURAN: TRILOGIA PLANEJAMENTO CONTROLE MELHORIA • Identificar o cliente • Determinar as necessidades do cliente • Desenvolver o produto/ serviço • Desenvolver os processos • Operacionalizar CONTROLE • Avaliar o desempenho real • Comparar o desempenho com metas estabelecidas • Atuar sobre as diferenças verificadas MELHORIA • Criar a infra-estrutura organizacional para a melhoria contínua • Identificar projetos de melhoria • Estabelecer equipes de trabalho • Fornecer os recursos necessários às equipes

PHILIP B. CROSBY • “Zero defect” - Procurar o ideal • “Quality is free” (1979) - benefícios superam os custos - custo da não qualidade Qualidade significa conformidade • Não existem problemas da qualidade • Não existe uma economia da qualidade - é sempre mais barato fazer bem à primeira vez • A única medida de desempenho é o custo da qualidade • O único padrão de desempenho é o de “Zero Defeitos”

14 PRINCÍPIOS DE CROSBY Demonstrar o empenho da gestão Estabelecer equipes de melhoria Medir a qualidade Avaliar o custo da qualidade Promover a conscientização da qualidade Implementar ações corretivas Planejar para “Zero Defeitos”

14 PRINCÍPIOS DE CROSBY Formar e educar a todos os níveis Instituir o “dia do Zero Defeito” Encorajar o estabelecimento de objetivos pessoais Remoção das causas de erro Promover o reconhecimento público dos que atingem os seus objetivos pessoais Difusão da informação Repetir continuamente os 13 pontos anteriores

TAGUCHI • Atribui um conceito negativo à Qualidade • Define Qualidade como “Perdas geradas para a sociedade desde o momento em que o produto é entregue” Os métodos são desenvolvidos engenheiros práticos invés de estatísticos teóricos; Forte em controle do processo.

ISHIKAWA A Qualidade vem primeiro que o lucro. Orientação voltada primeiro para o cliente, depois para o produto. O próximo no processo é seu cliente. Quebra de barreiras entre áreas. Uso de fatos, dados e estatística. Participação gerencial plena Respeito à humanidade como filosofia gerencial. Gerenciamento das interfaces do processo.

ISHIKAWA Controle de Qualidade Total - controle da qualidade aplicado a toda empresa Definição do cliente por atividade Descrição de fatos através de dados Educação para utilização das técnicas de controle de qualidade Incentivo ao trabalho em equipe Introduziu a ideia dos Círuclos de Controle de Qualidade

FEIGENBAUM É considerada sua a primeira proposta sistemática de divisão dos custos da qualidade em prevenção, avaliação, falhas internas e externas. É o idealizador do conceito de TQC (Total Quality Control) Considera quatro as tarefas do controle da qualidade: - Controle de novos projetos. - Controle do material recebido. - Controle do produto e - Controle de processos especiais

FEIGENBAUM TQC é um sistema efetivo para integrar os esforços para desenvolver, manter e melhorar a qualidade de vários grupos na organização, e assim tornar possível os mais econômicos níveis de produção e serviços permitindo a plena satisfação do cliente.