Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SÉCULO XX.
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Didática e Metodologia no Ensino Superior
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Características de um bom professor de biologia
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O papel do conteudista.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
DE PROJETOS E PROCESSOS EDUCATIVOS A DISTÂNCIA
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Saberes docentes.
Transcrição da apresentação:

Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti

Introdução A presente apresentação pretende destacar a importância da ação do tutor na Educação a Distância abordando em especial as competências que lhe são necessárias. Destaca alguns estudos, já existentes, sobre competências do tutor em EAD, formulando uma abordagem própria destas competências, dividindo-as em pedagógicas, técnicas, didáticas e pessoais e explicitando o significado de cada uma delas.

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas Como definição de competências profissionais temos o de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que capacitam um profissional a desempenhar as suas tarefas de forma satisfatória, tomando como critério avaliativo os padrões esperados em um determinado momento, em uma determinada cultura.

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas O filósofo e sociólogo canadense Maurice Tardiff, prefere a expressão “saberes docentes”, em vez de competências. Para ele, o saber do professor é: Plural – Composto de saberes de variadas áreas do conhecimento

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas Estratégico – pelo impacto que tem junto às gerações jovens, à construção de novos conhecimentos e a definição de hegemonias no contexto social. Desvalorizado – já que a sociedade não lhe reserva no podium da ciência, papel tão importante quanto o da comunidade científica e o dos grupos reconhecidos como produtores de saber.

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas Assim Tardiff (2002) apresenta os saberes docentes, como os compreende: Saberes da formação profissional Saberes disciplinares Saberes curriculares Saberes experenciais

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas Saberes da formação profissional Transmitidos pelas instituições de formação de professores, pertencentes às ciências da educação e à ideologia pedagógica Saberes disciplinares Pertencentes às variadas áreas do conhecimento

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas Saberes curriculares Correspondentes aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos constantes dos programas escolares, e que o professor precisa saber aplicar.

Saberes ou competências docentes: abordagens teóricas Saberes experienciais Desenvolvidos pelos professores na sua própria prática, no exercício de suas funções. Segundo o autor, vão sendo incorporados à experiência individual e coletiva através do habitus e das habilidades (do “saber-fazer” e do “saber-ser”)

Definindo algumas competências do tutor

Definindo algumas competências do tutor Embora não ocorra, em muitos casos, a interação presencial, face-a-face com o aluno, o tutor deve associar, a alguns saberes necessários ao professor presencial, alguns outros, bastante específicos.

Definindo algumas competências do tutor Pedro Demo (1998) diz que o professor em EAD deve agregar ao seu perfil exigências como saber lidar com materiais didáticos produzidos com meios eletrônicos, trabalhar em ambientes diferentes daqueles formais da escola ou da universidade, acompanhar ritmos pessoais e conviver com sistemáticas diversificadas de avaliação.

Definindo algumas competências do tutor Assíncronas Permitir aos alunos o tempo necessário à reflexão, manter as discussões vivas e produtivas. Síncronas Estabelecer as regras básicas para que a discussão aconteça, estimular as interações com o mínimo de intervenção, perceber como as mensagens textuais são recebidas pelo aluno e estar atento às diferenças culturais

Definindo algumas competências do tutor Blandin (1990) define quatro grandes áreas em que as competências de um docente (presencial ou não) precisam ser desenvolvidas: Cultura técnica – domínio mínimo das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação Capacidade de trabalhar com método – sistematizando e formalizando procedimentos didáticos e instrucionais.

Definindo algumas competências do tutor Competências de comunicação – trata-se da comunicação interpessoal que pode ou não ser mediatizada pelo uso de suportes informatizados. Capacidade de capitalizar – apresentar os seus saberes e experiências traduzidos de forma que os outros possam aprendê-los e tirar proveito deles.

Definindo algumas competências do tutor Belloni (2001) fala de um novo papel do professor na educação a distância, o de constituir-se em um parceiro dos estudantes no processo de construção de conhecimento, isto é, em atividades de pesquisa e na busca da inovação pedagógica. Apresenta três dimensões dos saberes docentes:

Definindo algumas competências do tutor Pedagógica – orientação, aconselhamento e tutoria (conhecimentos do campo específico da Pedagogia). Tecnológica – relação entre as tecnologias e a educação (produção, avaliação, seleção e definição de estratégias de uso de materiais pedagógicos).

Definindo algumas competências do tutor Didática – formação específica do professor em determinados campos científicos, com necessidade constante de atualização. Além dessas competências, temos as competências pessoais.

Definindo algumas competências do tutor Partindo das dimensões que falou Belloni, Oliveira, Dias e Ferreira (2007) propuseram um quadro de saberes tutoriais: .

EXEMPLOS DE COMPETÊNCIA DIMENSÕES DAS COMPETÊNCIAS TUTORIAIS EXEMPLOS DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA Capacidade para interagir com os conteúdos e com o material didático difundindo-os e dinamizando-os. Utilização de estratégias de orientação, acompanhamento e avaliação (somativa e formativa) da aprendizagem dos alunos, identificando as dificuldades surgidas e tentando corrigi-las. Demonstração de rapidez, clareza e correção na resposta às perguntas e mensagens enviadas. Estabelecimento de regras claras definidas para o trabalho a ser desenvolvido. TECNOLÓGICA Disposição para a inovação educacional, em especial aquela que tem suporte nas tecnologias da informação e comunicação. Adequação das tecnologias, e do material didático do curso, às diferenças culturais. Domínio das ferramentas tecnológicas empregadas (“letramento tecnológico”). DIDÁTICA Conhecimento do conteúdo do curso a ser ministrado. Capacidade de realizar intervenções didáticas com a freqüência, oportunidade e seqüencialidade necessárias. Utilização de estratégias didáticas adequadas às diferenças culturais, para dinamizar discussões animadas e produtivas, para a proposição de tarefas e o esclarecimento de dúvidas. Proposição e supervisão de atividades práticas, que completem os conhecimentos teóricos do curso. PESSOAL Habilidade para interagir com os alunos de forma não presencial, individualmente e em grupos, encorajando-os e incentivando-os, minimizando desta forma a evasão. Habilidade para manter relações menos hierarquizadas do que na educação presencial. Disposição para estimular a autonomia e a emancipação do aluno, delegando-lhe o controle da própria aprendizagem. Competência para a conversação racionalmente comunicativa (dialogicidade).